segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira, 30 de agosto, A Câmara rejeitava projeto de Joaquim Nabuco, para libertação progressiva de escravos até 1890 (1880). Aniversário de Johnny Mathis (1935). Morte de Dalva de Oliveira (1972) e de Isaurinha Garcia (1993). Chacina de Vigário Geral, com 21 mortos no Rio de Janeiro (1993). Morte de Petrônio Rosa Santana, o humorista Cole (2000). Silvio Santos passava 7 horas em poder dos seqüestradores da filha (2001).

5 comentários:

  1. http://odia.terra.com.br/blog/blogdaseguranca/200808archive001.asp

    Vigário Geral: tragédias por todos os lados
    Por Gustavo de Almeida

    "...Poucos sabem, mas há um PM no caso de Vigário Geral que acabou se tornando vitima. Trata-se de Sérgio Cerqueira Borges, conhecido como Borjão.
    Borjão foi um dos presos que em 1995 já eram vistos como inocentes, colocados no meio apenas por ser do 9º´BPM. A inocência de Borjão no caso era tão patente que ele inclusive foi o depositário de um equipamento de escuta pelo qual o Ministério Público pôde esclarecer diversos pontos em dúvida.
    Borjão foi expulso da PM antes mesmo de ser julgado pela chacina. Era preso disciplinar por "não atualizar endereço".
    Borjão conta até hoje que deu depoimento em seu Conselho de Disciplina sob efeito de tranqüilizantes, ainda no Batalhão de Choque. Seus auditores sabiam disto. "No BP-Choque, fomos torturados com granadas de efeito moral as vésperas do depoimento no 2º Tribunal do Júri, cujos fragmentos foram apresentados à juíza, que enviou a perícia. Isto consta nos autos, mas nada aconteceu", conta Borjão, hoje sem uma perna e com a saudade de um filho, assassinado em circunstâncias misteriosas, sem que ele nada pudesse fazer..."

    ResponderExcluir
  2. http://falandoaverdadecomsegadasvianna.wordpress.com/2010/07/12/uma-injustica-que-precisa-ser-corrigida/

    Uma injustiça que precisa ser corrigida
    12 12America/Sao_Paulo julho 12America/Sao_Paulo 2010 – 4:58 PM
    Publicado em Uncategorized
    Há um caso que requer, assim como houve em todas as vítimas de maus policiais que requereram seus direitos e o Estado os apoiou, que seja feita justiça com urgência. O ex PM Sergio Cerqueira Borges, que pertencia ao 9º BPM e foi excluído ao ser acusado de participar da malfadada ‘Chacina de Vigário Geral’ foi posteriormente absovido na justiça, por apresentar sua defesa provas consistentes de sua inocência .

    Transcrevo abaixo um depoimento que recebi do guerreiro :

    Não vale muita coisa para alguns esse diploma da foto, mas tenho orgulho de ter recebido; mostra o tipo de PM que era, que fui o responsável pela investigação que culminou com a prisão dos líderes da então “Falange Vermelha”. Marginal é tão desinformado que acredita que foi o “Bagulhão (Roberto Lemgruber) quem criou o Comando Vermelho, entretanto foi o vulgo “Professor” a quem prendi; Roberto Lemgruber foi tão somente o marginal que estava em evidência nesta transição de Falange para CV e usurpou este feito. Amigo passei cerca de uma semana dentro de uma casa mata, juntamente com outros dois colegas; feita de tijolos, dentro da favela do Acari, para mapear os passos do Cy de Acari (Operação Cavalo de Tróia); as fotografias que a PM naquela época conseguiu foi eu quem apreendi em Nilópolis junto com o SGT Flavio, com o ‘fotógrafo oficial’ destes marginais; cabe ressaltar que nesta época só os “arregados” o conheciam e a sua imagem...

    ResponderExcluir
  3. http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DU-nU1SLs-TA%26feature%3Dbulletin&h=jAQCcdRFAAQC0iAy5KXHlb842Q_zdrXvxwR4zujSXJHg4jg

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=U-nU1SLs-TA&feature=bulletin

    Em 29 de agosto de 93, 21 pessoas foram brutalmente assassinadas. A reportagem da Record voltou ao local do crime para relembrar o caso que chocou o país e apurar o que aconteceu com os responsáveis.
    http://ondeoventofazacurvalagoinha.blogspot.com/2011/08/especial-chacina-de-v...
    http://videos.r7.com/especial-chacina-de-vigario-geral-rj-completa-18-anos/id...
    Categoria:
    Pessoas e blogs
    Palavras-chave:
    Sérgio Cerqueira Borges Walmir Alves Brum Chacina de Vigário Geral 1993 Pms inocentes presos

    ResponderExcluir
  5. http://www.comunidadesegura.com.br/files/Cel_Cerqueira_Sonho_Policia_Cidada.pdf

    ResponderExcluir