quarta-feira, 30 de junho de 2010

Quarta-feira 30 de junho é Dia do Caminhoneiro e da inauguração do Palácio da Alvorada (1958). Independência do Congo (1960). Aniversário de Mike Tyson (1966). Morte de Abelardo Chacrinha Barbosa (1988).

O PROCESSO ELEITORAL DESMISTIFICA MILAGRES, MAS NEM SEMPRE DESFAZ MITOS...

Vejam que a campanha está só começando, e o jornal já começa a desenterrar o que estava escondido nos escombros da esdrúxula contabilidade pública: “GASTOS LEVAM CONTAS PÚBLICAS AO PIOR RESULTADO EM 18 ANOS”. Mesmo assim, outra manchete, aponta a consolidação da vantagem de Dilma, 40 por cento, contra 35 de Serra na última pesquisa Vox Populi.

A campanha do Planalto segue blindada. Observem que o jornal também dá conta de que o “TSE MULTA LULA PELA SEXTA VEZ POR PROPAGANDA EM FAVOR DE DILMA” ... “SUSPENDE CONTEÚDO DE INSERÇÃO NACIONAL DO PSDB...” que o “IRMÃO DE VICE DE SERRA DECIDE SER ALIADO DE DILMA NO PARANÁ” e que a Justiça Eleitoral “PROIBE MARINA E SERRA DE PARTICIPAR DE CAMPANHA DE GABEIRA”...

Eis ai as dificuldades da campanha que, após a copa do mundo, entra em clima decisivo. Por enquanto, olhos voltados para a África, o Brasil inteiro só pensa no jogão de depois de amanhã contra a Holanda, para depois encarar Uruguai ou Gana, antes da fase final que muitos desenham com a Argentina.

Detalhes importantes. Pela primeira vez a América supera a Europa em volume de seleções nas quartas de finais. E a Fifa, finalmente, decide admitir a tecnologia das câmeras na linha de gol, para diminuir as injustiças.

E, assim como na política, o futebol mantém seus mitos. Mesmo não encantando, todo mundo deposita muita fé na seleção do Dunga. Aliás, se tudo acontecer como se prevê, serão dois anões em confronto: Dunga e o Maradona-Zangado. Mas aposto que o baixinho da Argentina é o que tem intimidade com a Branca de Neve. Conhece o cheiro! Chama até de Branquinha...

Falei e disse!

terça-feira, 29 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira 29 de junho é Dia da Telefonista e do Pescador, em homenagem ao apóstolo Simão Pedro. Morte, aos 56 anos, do segundo Presidente da República, Floriano Peixoto (1895). Aniversário do ator Sérgio Brito (1923) e de Junior do Flamengo (1954). O Brasil era campeão do Mundo pela primeira vez, vencendo a Suécia por 5 a 2 (1958); e pela segunda vez no Chile, vencendo a Tchecoslováquia por 3 a 1 (1962). Morte do cantor Jorge Veiga (1979).

TÁ NA GLOBO? TÁNA COPA...

Vai longe o tempo em que o Flamengo tinha mais destaque nas páginas esportivas. Ver o nome do time ao qual defendeu como atleta no noticiário policial era o que Patrícia Amorim não queria. Se livrou do Adriano. Mas agora pinta o Bruno, acusado do sumiço da namorada e da criança a quem renega como pai...

Ah! Como era melhor ter por goleiro o Júlio César... Este sim, era só alegria. Vejam agora como completa a seleção... Não tem tido muito trabalho, mas tá lá, cabecinha no lugar, dando equilíbrio. Quem pode dar um pouco de trabalho na equipe canarinho, e já preocupa o Dunga é o Kaká, com o terceiro cartão amarelo. Aliás, não é só ele. O Brasil ta esquentando, mas ainda não encanta, e, tem 4 pendurados para o jogo com a Holanda...

E quem levou cartão vermelho, na política, foi a ex-governadora do Rio e atual Prefeita de Campos. O T.R.E mandou Rosinha pro chuveiro e Garotinho está inelegível.


O PSDB ainda não se tocou que está perdendo o cavalo, e, segundo o jornal de hoje, continua atrás da chapa puro sangue, enquanto Dilma faz média e diz que, se eleita, vai se aproximar do partido de Serra. E ai dela que não faça... Êta, dona encrenca! O Segredo do sucesso de seu mestre vem de lá. Chama-se Henrique Meirelles...

Mas enquanto todo mundo só pensa em Copa e um pouco na sucessão política, a Globo – que parece ter esquecido a futriquinha com o Dunga – resolveu fazer bonito, arrecadando donativos pro sofrido povo nordestino. E eu que tenho mil motivos pra divergir dos irmãos Marinho, com quem até já trabalhei diretamente, não posso deixar de tirar o chapéu, quando o tema passa a ser Copa da Solidariedade. Só por isso, faço coro: TÁ NA GLOBO. TÁ NA COPA!

Falei e disse!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira 28 de junho. Em dia como hoje, deixavam o Kasato Maru os primeiros 781 imigrantes japoneses que vieram contribuir para a formação, do que o pedetista Darcy Ribeiro definia como Raça Miscigenada Brasileira (1908). Morria o Presidente Manuel Ferraz Campos Sales (1913). Aniversário do ator Mel Brooks (1926); e do ex-Presidente Itamar Franco (1929).

A BOLA E O DONO...

Era criança, e, de vez em quando aparecia na roda aquele vizinho novo, meio ‘nerd’, que queria jogar na pelada da rua. Mas era um tremendo pereba! Só jogava porque era o dono da bola... Mesmo assim, não podia escolher a posição. Ficava isolado na partida. De vez em quando a bola batia nele...

Assim está um determinado candidato. Há anos vem tentando. Forçando a barra. Mas agora ta demais... Não encontra um vice. E quando arranja um, corre o risco de perder apoios... Pior é que não se toca. Não tem espelho. Não faz autocrítica!

Briga boa é quando a disputa vale a pena. É o bom combate da OI com a concorrência, promovendo o crescimento do setor da comunicação, e, até fazendo parceria em satélite com o governo.

Bom combate vai ser Brasil e Argentina. E não venham me dizer que ganhou do México com gol roubado, porque a vitória da Alemanha também não foi tão limpa e a do próprio Brasil contra a Costa do Marfim, menos ainda...

Essa é a copa do apito maluco. Comprovando a necessidade imediata da prova técnica, aproveitando os recursos da televisão.

Detalhe é que hoje a Pátria calça chuteiras de novo. Pouco vai se falar, portanto, na reabertura da crise na segurança pública por causa do reajuste, ou no número de vítimas de enchentes, que triplicou no país nos 3 últimos anos.

Hoje, até os flagelados do nordeste só querem saber se Kaká e Robinho estarão de volta na equipe. Hoje até eles esperam a chance do grito de gol contra o Chile para sufocar a dor, que facilmente irá embora, se o Brasil trouxer o caneco do Hexa.

Afinal, minha gente, este é o País do futebol!!!

Falei e disse...

domingo, 27 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA



Domingo, 27 de junho é Dia Nacional do Progresso e do Vôlei. Morte da atriz Francesa Ethel Gumm, a popular Judy Garland (1969). Corpo do Padre Henrique Pereira, seqüestrado pelo Comando de Caça aos Comunistas – CCC – aparece castrado no Recife (1969).

NÃO SOUBE SER PEDRA!

O PSDB não treinou o bastante para aprender a ser oposição. Não sabe tirar partido da fragilidade do adversário que prova saber ser pedra e vidraça ao mesmo tempo.

Recebi uma provocação que repasso com alguns ingredientes para sua reflexão: Você faz idéia do que o PT faria se o quadro atual, que vou relembrar, fosse no governo do Fernando Henrique:

Se a epidemia de dengue fosse incontrolável como agora?
Se a febre aftosa tivesse voltado, como voltou?
E se a febre amarela representasse nova ameaça?
Se faltasse gás, naquele período?
Se os lucros dos bancos fossem tão vultosos como agora?
Se faltasse infra-estrutura a ponto de existir caos e tantos acidentes aéreos?
Se o FHC se rebaixasse para o ditador Chaves e para Cocaleiro Morales?
Se o FHC entregasse de mão beijada a Fidel Castro um bilhão de reais do dinheiro pago pelo contribuinte brasileiro?
Se a mulher de FHC pedisse e obtivesse cidadania estrangeira só para garantir o futuro e a segurança da sua familia?
Se o FHC comprasse um avião tão luxuoso?
Se todos os "amigos" do FHC fossem corruptos?
Se o FHC "perdoasse" a dívida de tantos "amiguinhos"?
Se o FHC tivesse um filhinho que acumulasse tão rapidamente enorme fortuna?
Se as despesas do palácio aumentassem tanto?
Se alguma ministra de FHC nos mandasse relaxar e gozar?
Se a primeira dama não fizesse nada, mas tivesse cartão de crédito ilimitado?
Se o FHC aparelhasse o estado com milhares de empregos para os "companheiro"?
Se algum aspone do presidente nos mandasse tomar no ... quando caísse algum avião?
Se o FHC declarasse sempre que não sabia de nada?
Se o FHC fosse amiguinho do presidente mais corrupto que o senado já teve?
Se o leite contivesse soda cáustica?
Se algum ministro do FHC declarasse que soda cáustica no leite não faz mal algum?

O PT, fosse oposição gritaria! E o PSDB? Ainda não conseguiu sustentar a chapa de Serra. Até para encontrar um vice de verdade ta difícil...

É A ETERNA VIDRAÇA...
Falei e disse!

sábado, 26 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA



Sábado, 26 de junho é Dia Internacional de Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. Fundação do Clube Militar (1887). Aniversário do ministro cantor Gilberto Gil (1942). Morte de Aymoré Moreira, treinador da seleção que conquistou a copa de 62 (1998). E, o genoma humano era decifrado (2000).

O VICE É BOM. PROBLEMA É A SIMPATIA DO CANDIDATO

Fui custoso para José Serra encontrar um vice. Vem penando desde o tempo em que ainda liderava a pesquisa. Agora, no declínio, nem Rodrigo Maia aceitou que o DEM indicasse quem poria a cara, com ele, contra a Dilma. Nem o Dornelles e o PP.

Resultado? A consolidação da tão falada chapa puro sangue extraída a fórceps. Vai pro sacrifício o senador pelo Paraná, Álvaro Dias. Tido por paranaense por muitos, mas, em verdade, nascido em Quatá, no interior de São Paulo... Isso pouco importa. Dias, criado desde criança em Maringá, tem mais chão de Paraná do que muito paranaense de berço. E olhando para esse passado a gente vê muitas coisas boas e uma carreira política de sucesso. Não perde nada, pois foi reeleito em 2006 e seu mandato vai até 2014.

É um homem correto, embora alguém possa insistir que, em 2009, estivesse entre dezenas de parlamentares que tiveram o nome envolvido no escândalo das passagens aéreas. Um dos filhos dele, Alvaro Filho, usou uma cota custeada por dinheiro público para uma viagem a Montevidéu, no Uruguai. Na ocasião, foi alegada "compensação de despesas". Mas, Álvaro Dias – o Pai; lutou contra as covardias da ditadura no MDB autêntico.

E será que vai granjear popularidade para Serra? Não creio. Sua notoriedade é maior entre os proprietários rurais, diante da luta justa que travou contra a vagabundagem de usurpadores do campo.


A carreira de Álvaro Dias acumula: Em 1971, foi eleito deputado estadual; três anos depois, elegeu-se deputado federal, obtendo a maior votação proporcional da história do Paraná até então. Foi reeleito em 1978, permanecendo na Câmara dos Deputados até 1982, ano em que obteve uma cadeira no Senado. Na Casa, tornou-se vice líder do PMDB entre 1985 e 1986. Um ano depois, assumiu o governo do Paraná, após vencer a disputa eleitoral com 68% dos votos. Ao final de seu mandato, em 1991, decidiu sair do PMDB para ingressar no PST, em um primeiro momento, e logo depois em seu atual partido. Já filiado ao PSDB, saiu derrotado das eleições para o governo paranaense em 1994.
Em 1998 foi eleito senador novamente. Em 2001, ainda sob o governo de seu correligionário FHC (1995-2002), Dias trocou o PSDB pelo PDT, depois de ter sido ameaçado de expulsão da sigla por ter votado a favor da criação de uma CPI que investigaria denúncias de corrupção na administração tucana.

Vem daí uma séria incoerência em estar apoiando Serra. Afinal, alguém pode lembrar quando Álvaro Dias foi textual: "O PSDB nos exigiu fidelidade à corrupção e não podemos oferecer esse tipo de fidelidade. Nosso compromisso é com os cidadãos que nos elegeram",.. Assim como alguém também pode lembrar que o divórcio não durou e, que em 2003, Dias voltou ao ninho Tucano.

Aécio teria sido melhor, ao invés de Serra, como cabeça de chapa do PSDB. Até o Geraldinho Alckmin... A derrota de Serra, Caríssimo Leitor, avizinha-se acachapante!

Falei e disse!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA



Sexta-feira 25 de junho é Dia do Imigrante. Nacionalistas apelidavam Roberto Campos, à frente do BNDES, de “Bob Fields” (1958). Independência de Moçambique (1975); da Croácia e da Eslovênia (1991). Morte do oceanógrafo Jacques Custeau (1997); do cantor Wilson Simonal (2000); e do Jornalista Evandro Carlos de Andrade, da Globo (2001).

E O CERCO VAI SE FECHANDO...

No futebol e na política. Hoje a seleção brasileira começa a decidir quem tem razão: se Dunga ou a Rede Globo. Sim porque se o Brasil ganhar de Portugal certamente terá de enfrentar novo grupo da morte. Se perder, a toda poderosa vênus platinada vai cair de pau, mesmo depois do técnico ter chorado e falado na doença do pai.

A queda de braço entre o treinador e a Rede ganhou a internet, com todas as letras. A mulher de William Bonner teria forçado entrada na concentração, alegando que estava acertada uma exclusiva para a Globo, e, Dunga disse que ali mandava ele, não deixando a bonitona Fátima Bernardes entrar...

Na Política não é diferente. É o que você conheceu das manchetes de hoje: ASCENSÃO DE DILMA AFASTA ALIADOS DE SERRA. O máximo que o oportunismo do PP de Francisco Dornelles permitiu fazer – e ele que chegou a ser cotado para vice de Serra – foi dizer que não se coligaria com nenhum candidato, mas que, à distancia, apoiaria a candidata do Lula...

De modo que, para ter a simpatia do eleitorado feminino, Serra descarta do DEM a indicação do vice, e opta pela presidente do Flamengo e vereadora carioca Patrícia Amorim. O que ela nega...

A coisa entre os tucanos está ficando tão feia, que no ninho não se fala em mais nada. Acabou o papo do dossiê. De quem vazou informações da receita. Da primeira queda da renda por causa da inflação em alta. Do gato de energia que surrupiou de todos nós consumidores 7 bilhões de reais em favor das distribuidoras. Da desgraça dos nordestinos, flagelados eleitores do lula. Da censura do Sarney... Muito menos saber da oposição do Brasil e dos Estados Unidos à Europa no G 20...

Única coisa que o Tucanato também avalia, preocupado(!), é a possível derrota também em Minas, com a redução da diferença entre o candidato do Aécio e o Hélio Costa...

Nisso tudo percebo uma coisa curiosa. Em toda roda que pergunto ouço sempre muita gente dizendo que votará numa mulher, que não a Dilma. Por quê será que ela só tem, agora, os mesmos nove pontos do início da campanha?

Aliás, destaco uma outra curiosidade. Tenho 57 anos. Portanto mais passado do que futuro, a essa altura do campeonato. Nunca fui ouvido numa dessas pesquisas, e, não conheço ninguém que tenha sido entrevistado pelo IBOPE, CNI, Sensus, Brasmarket. E percebem que tenho muitos amigos em meu relacionamento.

Dilma disse outro dia que a próxima presidente do Brasil será uma mulher. Acho até que tem razão. Mas será que vai ser ela?

Falei e disse...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA



Quinta-feira 24 de junho é Dia das Empresas Gráficas. Dia internacional o Leite. Dia Mundial dos Discos Voadores e do Caboclo. Data da Libertação da Venezuela por Simon Bolívar (1821). Morte de Carlos Gardel (1935). Fundação do PSDB, tendo Mário Covas por primeiro presidente (1988). Morte do Cantor Ivon Curi (1995).

NADA COMO CONSELHO DE MÃE SINCERA...

Minha mãe sempre foi muito sincera comigo. As vezes se colocava diante de mim como espelho. E, agindo assim, por várias vezes me impediu de fazer muita besteira...

Já imaginaram o que a mãe do Dunga podia dizer a ele? Meu filho! A seleção brasileira perdeu o sorriso. O jeito moleque que fazia a diferença. Cuidado com o duelo de titãs...

As mães dos dirigentes de São Paulo podiam ter aconselhado a eles antes, de que não valia a pena uma pendenga com a Fifa. Teriam anunciado logo, sem tanto desgaste, a construção de um estádio nos padrões internacionais em Pirituba, para a Copa de 2014...

E as mães dos presidentes dos Estados Unidos? Podiam ter mostrado a eles, faz tempo, como a política norte-americana é odiosa e odiada, antevendo o atentado às torres gêmeas, onde, ainda ontem, era anunciado o encontro de mais 72 corpos retirados dos escombros...

Que maravilha, se as Mães mostrassem aos senadores do Brasil, o mal que representa ao país, mais um trem da alegria, remunerando com aumento superior a 25 por cento seus próprios funcionários, e, produzindo o impacto de 217 milhões de reais na economia já este ano, muito maior do que representa o benefício dos aposentados, e, enquanto o povo miserável afogado nas alagoas, e, atrapalhado no resto do país, já nem sabe dizer se o que pesa mais no bolso, é o transporte ou a alimentação...

É... E como esses caras não enxergam mesmo, era preciso, mais que mãe zelosa... Quem sabe um tratamento eficaz com células-tronco? Desse para o qual o jornal de hoje está apontando, eficiência em 80 por cento dos casos...

Ah! Você quer saber o que a mãe do Serra podia fazer por ele neste momento, né? tratamento de choque! Mostrar com todo impacto. De uma única vez mesmo. Todos os jornais de hoje, com as seguintes manchetes: “CNI / IBOPE: COM 40 POR CENTO, DILMA LIDERA CORRIDA PRESIDENCIAL PELA PRIMEIRA VEZ” ... “DILMA ABRE CINCO PONTOS SOBRE SERRA”...”IBOPE MOSTRA DILMA 5 PONTOS À FRENTE DE SERRA” ... “PESQUISA APONTA DILMA COM 38 E SERRA COM 32 POR CENTO” ... “DILMA GANHA DE SERRA NO SEGUNDO TURNO, INDICA PESQUISA CNI/IBOPE”

Ah! Você acha que pra convencer o Serra é preciso mais do que conselho de mãe sincera? É preciso mais que tratamento dos olhos com células-tronco?

Então ta... Entendi ...

Falei e disse...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Quarta-feira 23 de junho é Dia do Lavrador. Data da retomada dos Jogos Olímpicos por sugestão de Pierre de Coubertin (1894). Mas a bandeira olímpica com cinco círculos só foi içada em 1914. Acontecia em terreno da Light, na Várzea do Glicério, em São Paulo, o primeiro jogo noturno de futebol no Brasil. O República venceu a Sociedade Esportiva Linhas e Cabos por 2 a 1, em partida iluminada pelos faróis de 20 bondes (1923). Aniversário de Elza Soares (1937). Data da aprovação do divórcio (1977). Morte de PC Farias e Suzana Marcolino (1996) e de Leandro, da dupla com Leonardo (1998).

LOGO QUEM, PRA RECLAMAR DE ‘JOGO SUJO’...

Sabia que não ia terminar bem a brincadeirinha da Skol de lançar no mercado latinha falantes, que chamam o argentino de maricón. Os caras gostam de tirar sarro com brasileiro. São marrentos como o Maradona. Manhosos como o Messi que reclamou do jogo sujo dos gregos. Mas são mordidos de cobra. Têm trauma quando vêem a coisa espetar pro lado deles. É provável que a Skol tenha de tirar a publicidade do ar. Como também é provável que os Argentinos venham com tudo pra cima do Brasil, se a seleção do Dunga vencer Portugal, única chance desse campeonato, com cara de Copa América, terminar com o duelo de Titãs...

No nordeste não há foco para a copa. Os olhos marejados de lágrimas pelo sofrimento e a dor, estão voltados para a tragédia que, aliás, mobiliza o País. O governo federal já liberou metade da ajuda estimada em 100 milhões de reais para as vítimas das chuvas. Mas a recuperação das 7 cidades mais atingidas de Alagoas pode levar no mínimo 3 anos...

E é nesse País de contrastes, entre a miséria absoluta e o descalabro, que a gente se defronta com a insensibilidade de políticos corruptos, que escondem dinheiro na meia e na cueca. A deputada da bolsa finalmente foi cassada.

Mas há também o desplante de incluírem nas reivindicações da greve do judiciário que um copeiro da justiça tenha salário básico de 9 mil reais... Ta certo que precisam de um aumento. Mas 56 por cento? É brincar com o sorriso aflito expressado nos bolsões de miséria pelo Brasil... E cá entre nós... Que ninguém nos ouça... A justiça não funciona tão bem assim. Tanto é que o País é essa injustiça geral...

De modo que, tirante o principal – como diz o minerim – tudo o mais é acessório hoje nos jornais. É Serra e Dilma remexendo esse tar de dossiê... É discussão se o capitar que entra aqui é especulativo ou não... É discussão sobre o pré-sar e capitalização da Petrobrás... e é censura de 326 dias do Sarney ao Estadão...

Mas já que citei o minerim, do alto da sabedoria do matuto, ele cuspiria do canto da boca, com a paia enfumaçada ainda no outro, e, diria: “pra tudo isso tem jeito. Só num tem jeito pra morte”.

E é em respeito a essa dor que me solidarizo com a dupla sertaneja mais amada e admirada do Brasil... Chitãozinho e Xororó perderam dona Aracy de repente. Aos 77 anos ela não resistiu ao infarto. Dor que pode ficar menos triste, quando a gente perceber que apenas tá devolvendo a mãe da gente pra Deus, quem só nos havia emprestado...

Falei e disse.

terça-feira, 22 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira 22 de junho é Dia do Orquidófilo e do Aeroviário. Hitler invadia a Rússia sem declaração de guerra (1941). Morte do dançarino, cantor e ator Fred Astaire (1987). A NASA anunciava o encontro de sinais de água em Marte (2000).

PRESTEM MUITA ATENÇÃO E JULGUEM: ESTÁ FALTANDO EXEMPLO?


PMDB e PT não vão precisar de muito tempo na TV para dar explicações, embora estejam brigando tanto por isso. Sinceramente não acredito em desgaste para o governo ou para o congresso, se o legislativo mantiver o veto de Lula ao fator previdenciário. A coisa vai ficar mais abafada do que o mensalão do PT, mesmo com a vinda do PTB de Roberto Jéferson para a aliança com o PSDB... Até o discurso do Serra contra o aborto vai ficar superado pelo clamor da copa do mundo, que terá momentos eletrizantes sexta-feira, com o enfrentamento de Brasil e Portugal. Agora então que a seleção portuguesa surpreendeu os apostadores do bolão do bacalhau com seu 7 a zero, em cima de uma Coréia do Norte que pouco antes dificultou a vida dos brasileiros...

Na África do Sul, ontem, a supremacia foi vermelha. O Chile dobrou a Suíça. Portugal fez bonito, e, a Espanha respirou aliviada. Foi só a cor da camisa que ferveu o sangue latino?

Quem ferveu e ta no sufoco é o Dunga. Falou tanto palavrão pro jornalista da Globo na coletiva que pode sofrer sanções da FIFA. Lá não tem essa ‘historinha’ de lei que não cola. Boca suja - cartão vermelho!



Aqui sempre tem espaço pra samba. O Tribunal de Contas da União enviou à Justiça Eleitoral um listão com mais de 5 mil nomes de políticos que poderão ser dados por inelegíveis. Mas você acha que não vão encontrar uma fórmula? Só não dão jeitinho pra morte... Agora mesmo o novo presidente do Supremo Tribunal Federal está afrouxando a norma contra o nepotismo! Deu no jornal de hoje...

Aliás, também ganharam as primeiras páginas, várias notícias de maus exemplos: censura de 327 dias ao Estadão; guerra ambiental por causa do Código Florestal; novas sanções ao Irã pelos Estados Unidos; e, escutas nos presídios, quebrando a privacidade entre presos e advogados... Gente! É cerceamento de defesa! Isso viola a lei!

Pergunta de um preso politizado: Se eu estou aqui porque violei a lei, porque a autoridade que viola a lei, em relação a mim, não vem ficar aqui comigo?

FALTA OU N ÃO FALTA EXEMPLO NESSE PAÍS?

Falei e disse...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira 21 de junho é Dia Internacional da Música, Dia Olímpico Universal, do Intelectual, do Mídia, e, dia Nacional de Controle da Asma. O Brasil vencia a Itália e conquistava o Tri-campeonato Mundial no México (1970). Morte do Grande Líder Trabalhista Leonel de Moura Brizola (2004).

DIFICIL O CONVÍVIO DEMOCRÁTICO

O descontrole do técnico Dunga passou das entrevistas coletivas para os jogadores no gramado. É indiscutível que o juiz da partida com a Costa do Marfim foi péssimo. Mas foi para os dois lados. Validou o gol do Luiz Fabiano – Fabuloso, é bem verdade; nascido de uma jogada com a mão e consumado com o uso do antebraço. O árbitro até conversou com ele e riu...

Aí o Kaká esqueceu o cotovelo maliciosamente, e não queria ser punido. A expulsão foi exagero? Foi! Mas um jogador com experiência de seleção não pode dar esse mole... Isso fica por conta do ‘stress’ da clausura que Dunga vem impondo e da pendenga com os jornalistas.

Ontem, em novo episódio de destempero, Dunga exagerou na dose. Foi flagrado proferindo xingamentos ao jornalista Alex Escobar, da Rede Globo. No momento, Escobar falava ao telefone celular com um colega de imprensa e balançou a cabeça negativamente, num episódio não relacionado ao treinador, que interrompeu sua resposta e inquiriu o jornalista: "Algum problema?", perguntou Dunga, ao que ouviu a resposta: "Não estou nem olhando pra você"... Depois, Dunga xingou o jornalista de um nome porco que não vou repetir...

Mereceu a manchete do Globo “ARTE COM OS PÉS, INDECÊNCIA COM A BOCA”. O fato é que mal ou bem o Brasil passou às oitavas de final, com chance de levar Portugal na carona, sem se prejudicar. Luiz Fabiano, herói do jogo, admite ter tocado com a mão, e mereceu o aplauso mandrake pelo braço de Deus. E o juiz criticado! Deu o cartão ao brasileiro errado...

Por falar em cartão, outra manchete de hoje fala no cartão, como dinheiro de plástico, substituindo o cheque. Outro destaque vai para o Banco do Brasil, que inicia campanha de capitalização vendendo ações... As faculdades também estão em busca de mais dinheiro, oferecendo cursos mais baratos, e o Presidente do TSE critica o casuísmo com que foi aprovada a Lei da Ficha Limpa, razão da interpretação feita, sem a emenda do senador Dornelles.

É assim que a semana e o inverno começam. E Você anotando comigo: a censura da famíglia Sarney ao Estadão completa hoje 326 dias. Ta com pinta de que vai fazer aniversário...

COMO É DIFICIL O CONVÍVIO DEMOCRÁTICO, NÃO?

Falei e disse.

domingo, 20 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Domingo, 20 de junho é Dia Mundial do Refugiado e do Revendedor. Criação do BNDES, tendo por primeiro diretor Roberto Campos (1952). Data da independência de Mali e do Senagal (1960). Morte da favorita de Noel Rosa, Aracy de Almeida (1988) e do articulador político Renato Archer (1996).

CORUJA DE PIRATA?

Tá certo que candidato faça tudo para ocupar espaços. Mas deve fazê-lo de modo lícito e respeitoso. Do contrário, corre o risco de ficar mal na fita. Já imaginaram roubar e cena de um velório?

Dilma Roussef deve ter pensado que a morte do escritor José Saramago, coincidindo com sua visita a Portugal, seria um presente dos deuses: oportunidade para fazer uma presença...

Na manhã deste sábado, armou-se de pompa e circunstância, e partiu para a Câmara Municipal de Lisboa. Conseguiu entrar com sua comitiva. E naquela de aparecer nas fotos e na TV, permaneceu cinco minutos obstruindo a fila de visitação, avolumada em mais de cem metros.

O tempo foi suficiente para que sua comitiva fosse repreendida pelo cerimonial por estar atrapalhando a passagem das pessoas.

O Escritor que sempre foi discreto pediu para ser cremado, e, a família ficou de atendê-lo, mas tinha dúvidas sobre o lançamento das cinzas, na Espanha, em Portugal, ou nos dois lugares.

Claro que o clima não condizia com a movimentação de uma Coruja de Pirata...

Ééééééééé do Brasil il il il il !!! Ê vexame

sábado, 19 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Sábado, 19 de junho, começa a Semana Nacional Antidrogas. Afonso Segreto fazia a primeira filmagem no Brasil, com tomadas da Baía de Guanabara (1898). Aniversário de Chico Buarque de Holanda (1944) e de Sidney Magal (1953).

NO TUNEL DO TEMPO?

Sou do tempo em que se dizia que a esquerda só se unia na cadeia. Mas a evolução político ensinou ao segmento do PT a marchar unido, mesmo diante da corrupção e da adversidade. Vimos a recuperação petista, após uma seqüência enorme de escândalos. Isso porque o partido aprendeu a importância da unidade.

Mas ainda existe de nanicos desesperados. O candidato do PSOL à Presidência da República, advogado Plínio de Arruda Sampaio criticou a presidente do partido, Heloísa Helena, definindo-a como especialista em criar constrangimentos para a sigla.

Tudo porque Heloísa elogiou a candidata Marina Silva e disse ter sido usada pela legenda quando disputou a presidência em 2006.

Plínio é inteligente. Sabe que não será eleito nada nunca. Mas ficou indignado porque Heloísa demonstrou intenção de fortificar Marina, que tem alguma chance, contra o nada...

Plínio anuncia que "a direção nacional se reunirá para discutir as declarações atribuídas a Heloísa Helena, que se especializa em criar constrangimentos ao PSOL".

Ora faça-me o favor, Plínio! Você, sem chance alguma, não saiu do tempo em que a esquerda só se unia na cadeia??

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira 18 de junho é Dia do Imigrante Japonês e do Químico. Aniversário de Fernando Henrique Cardoso (1931); do Cantor e Compositor Sérgio Ricardo (1932) e de Maria Bethânia (1946). Morte do Ator João Álvaro de Jesus Quental Ferreira – o Procópio Ferreira, Pai da Bibi (1979) e de Dircinha Batista (1991

VAI DAR TRABALHO LIMPAR A FICHA


Se o Supremo não mudar nada, vale a decisão do TSE, banindo já da próxima eleição, candidatos condenados antes, durante e depois da Lei da Ficha Limpa... O truque do senador Francisco Dornelles, adiando pra “daqui pra frente”, não funcionou. Nem bombeiro pode apagar, diz o aviso que eu li... E, principalmente no Distrito Federal, onde a categoria e os policiais vão à greve contra o novo veto do aumento pretendido pelos profissionais da segurança em Brasília...

Eles não querem saber de copa, de censura do Sarney ao Estadão há 323 dias... Estão iguais a São Paulo que, diante da recusa do Morumbi, decidiu mudar seus planos para o metrô da capital paulista. E, parece que a coisa não tem remédio mesmo, até porque, a venda dos antibióticos vai ter controle a partir de setembro...

Quem precisava de um bom fortificante era a França, humilhada pelo México, enquanto a Argentina dançava um tango ‘caliente’, daqueles de levantar Fidel Castro vendo o jogo em Havana, e torcendo por dom drogadito Maradona, que andou internado por lá, faz tempo...

Fidel acha que Brasil e Argentina fazem a final. E ele que não torça por nós! Lula Molusco tira toda ajuda que estamos prestando aos Ilhéus isolados... Aliás, na lista das caridades verde-amarelas entra agora também O-Cara-O-bama... Aí mais do que justo. A Petrobrás tem a maior tecnologia mundial de exploração e socorro em águas profundas. Pode aplicar seu ‘know how’ para acabar com o vazamento de petróleo no Golfo do México...

É... Brasil nas profundezas e nas alturas! Em todo o território nacional o preço dos imóveis novos disparou. Alta de até 42 por cento em um ano...

E pra quem gosta de se meter na vida dos outros, a ‘Folha de São Paulo’ flagrou Ronaldinho Gaúcho em fotos, saindo de um hotel de Florianópolis, ao lado de duas louras... Já meio caidinhas, é bem verdade. Mas cá pra nós: muita areia pro caminhão do ‘dentinho’...

Só que é como ‘cantei a pedra’ no início: VAI DAR TRABALHO LIMPAR A FICHA!

Falei e disse.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira 17 de junho é Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, e, do Funcionário Público Aposentado. Início da Guerra Civil Espanhola pelo Generalíssimo Franco (1936). Entrega do Projeto de Anistia por Golbery do Couto e Silva e Petrônio Portela ao Presidente Figueiredo (1979).

MOÇA BONITA NÃO PAGA, MAS TAMBÉM NÃO LEVA...

É hora realmente de pensar e falar em 2014! Porque depois da decepcionante atuação da seleção brasileira, principalmente a de Kaká, numa partida em que devia golear, corre-se o sério risco do Brasil terminar invicto no grupo, e, não se classificar. Faz lembrar o chavão do vendedor de picolé na Praia: “Moça bonita não paga, mas também não leva...”

Na Copa da África já tem gente dispensada antes da hora. O Uruguai calou a vuvuzela, encerrando praticamente o trabalho de Parreira na temporada. Milagres acontecem? Sim, mas é muito difícil os Bafana-Bafana contarem com maus resultados de todo o restante do grupo, e ganharem o último compromisso logo da França. Enfim...

Só não há milagre para o Morumbi. Definitivamente cortado para a abertura da próxima copa. Agora é ver se o Ricardo Teixeira cumpre a palavra com os paulistas, e não deixar de fora do calendário da competição o Estado carro chefe da federação brasileira...

Na Política, Lula responde a quem critica o aumento aos aposentados. Não vai aceitar pressões por reajustes em dominó, nem aceita que o país vá quebrar... O Brasil está muito bem. As exportações em alta estão travando até o maior porto que temos...

Cá entre nós, ele não quis foi arriscar queda de prestígio para Dilma que já se sente, badalando em altas em Paris, antes mesmo da confirmação do apoio do PP, já que o PTB de Roberto Jéferson não teria outro caminho, senão apoiar o Serra, como fez...

Outras manchetes importantes, inclusive no Estadão que continua censurado pelo Sarney, agora há 322 dias: “APÓS 7 ANOS, SENADO APROVA ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL”, e, não incluiu as famigeradas cotas, paliativo da incompetência do Estado em garantir ensino de qualidade para todos, desde as bases da educação.

E a melhor manchete do dia: “PF LIQUIDA 16 ANOS DE FRAUDE”... Errou se você pensou que foi no governo. Foram fraudes em concursos. Mas não deixa de ser um bom começo. Quem sabe um dia não prende também alguns políticos corruptos?

Falei e disse!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta-feira 16 de junho é Dia da Unidade Nacional. Inauguração do Maracanã (1950). Morte de Lamartine Babo, autor dos hinos de todos os times do futebol carioca. Torcia pelo América (1963).

NÃO NOS CONTENTAMOS COM NADA QUE PASSOU

A pior coisa que pode haver no mundo é ser técnico da seleção brasileira. A segunda pior é ser técnico da seleção brasileira. A terceira pior é ser aposentado no Brasil...

Você viu que sufocado ou não, o Brasil ganhou da Coréia do Norte por 2 a um. Mas a pancadaria no Dunga Continua: “TANTO SEGREDO PRA ISSO?” diz o Globo de hoje ... “GANHOU! MAS PRECISAVA DE SUFOCO?” ... é a manchete do JB...

Dunga responde: “NÃO NOS CONTENTAMOS COM NADA QUE PASSOU, QUEREMOS SEMPRE MAIS”. Mas imagino que se tivesse perdido, ia precisar de uma das UTIs desse novo hospital de São Paulo, exclusivo para pacientes intensivados... E ainda corre o risco de precisar dele, se não trouxer o hexa!

Hoje a Espanha, último dos bichos papões da Copa entra em campo. Vamos ver se está mais preparada, a seleção dos espanhóis...

A meus brothers aposentados, saudações pela vitória na primeira batalha! Sob pressão, e, para ajudar a Dilma, Lula contrariou a área econômica e aprovou nossos 7 vírgula 7 por cento. Mas com o charme de só poder pagar a partir de agosto, vetou o fim do famigerado fator previdenciário, que tunga da gente há anos, em torno de 30 por cento do valor da aposentadoria...


Pois com uma frase do Dunga, falo ao Sapo Barbudo, em nome de todos os cabeças coroadas do Brasil: “NÃO NOS CONTENTAMOS COM NADA QUE PASSOU, QUEREMOS SEMPRE MAIS”.

Pelo fim do fator previdenciário JÁ!

Falei e disse...

terça-feira, 15 de junho de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira 15 de junho é Dia Nacional de Combate ao Colesterol e do Paleontólogo. Data da criação do Estado do Acre e da aprovação do divórcio (1977). Morte da cantora Ella Fitzgerald (1996).

UM ESTRANHO NO NINHO

Vou usar a expressão para tentar duas explicações. A primeira, ao filho de Romeu Tuma. Por quê a ‘casa caiu’ (?), depois das férias forçadas que o governo deu a ele? É que o Tuminha não é da patota... É claro que a acusação de envolvimento de alto funcionário do ministério da justiça com contrabandistas é gravíssima. Há indícios muito fortes... Mas, convenhamos, ao longo dos últimos 8 anos, já vimos coisas muito mais sérias, debitadas na conta do “não sabia” de Lula Molusco...

Por quê férias primeiro? Redução de impactos... O pai do pimpolho é senador da base. Ano eleitoral. Possibilidade do Tuminha, com DNA policial araponga nas veias, cair atirando, como aliás disse que vai fazer... Tuminha acusa o governo Lula de covardia! Eu diria mais: calculista! Demissão na véspera do jogo do Brasil, quando o país vai parar... Até para tirar a dúvida se Kaká vai ter acento ou vira cáca em campo. Ele mesmo está em dúvida se agüenta o tranco, porque os coreanos anunciam que o jogo é o “clássico da fechadura”... Mas o brasileiro acredita. É manchete de hoje que “PARA 67 POR CENTO DOS BRASILEIROS, A SELEÇÃO TRAZ O HEXA...


Eu pago pra ver! Sou mais o boato de que a Niki já acertou do Brasil perder bobamente, como na França, pra ficar seguro do hexa em 2014, jogando em casa. Perder a segunda copa aqui seria patético. Mas ganhar duas seguidas, seria demais...

Por isso que o Tuminha ganhar uns mimos do chinês do contrabando é café pequeno, diante de tanta truta... Para 2014, o São Paulo está sendo forçado a apresentar garantias financeiras a FIFA, só pra poder programar o Morumbi na tabela...

E fica o Pelé perdendo tempo em responder ao Maradona. Todo mundo sabe que ele “ACEITOU PORQUE PRECISAVA DO EMPREGO” de técnico da seleção argentina. Ao contrário dele, Pelé, você é um nome mundial. Querendo calar Maradona, basta um pouquinho de “talco”, um canudo e um pratinho...

O que importa é que o País pára para ver a Pátria de Chuteiras. Pra sorte de Lula Molusco... Prestem atenção: a denúncia de Marina Silva sobre a ameaça de apagão energético cai no vazio; a votação do pré-sal foi adiada para a semana que vem; até o duelo entre aliados e a área econômica sobre a sorte dos aposentados, previsto para hoje, entra em clima de abafa. Depois da partida, o governo tem até fichas para exaltar o ufanismo, mostrando que a Petrobrás vai emprestar tecnologia para salvar os Estados Unidos e o México do maior vazamento de petróleo de todos os tempos, no mundo...

Quem vai passar o jogo arrancando os últimos fios de cabelo das faixas laterais da careca é o pobre do Serra cabeça de lâmpada. Além de não ter o Aécio como vice, ainda corre o risco de ter de levar alguém do DEM na garupa...

Daí a pergunta pertinente: quem pode ser o nome do DEM? E a segunda resposta: Francisco Dornelles, mineiro, sobrinho de Tancredo! Pode ser... Mas frustra o plano puro sangue do PSDB. Dornelles também é um ‘estranho no ninho’, dos Tucanos...

Falei e disse!