terça-feira, 28 de agosto de 2012


VOCÊ É A FAVOR OU CONTRA O JEITINHO BRASILEIRO?

Muita gente critica o jeitinho brasileiro de enfrentar as coisas. Mas, tem dado certo a política econômica adotada aqui. Pelo menos a população não tem sentido a violência que a crise internacional tem provocado lá fora.

De hoje para amanhã pode ser decidida a prorrogação do IPI reduzido sobre automóveis, deixando de fora a linha branca de eletrodomésticos. Analistas são críticos, porque a arrecadação federal teria caído 7 vírgula 36 por cento na comparação com o mesmo período de 2011.

As "renúncias tributárias" promovidas pelo governo com o objetivo de estimular o investimento das empresas são apontadas como causa. Mas não estão vendo que a arrecadação cresceu no acumulado do ano. A Receita, inclusive, mantém a previsão de aumento real de 3 e meio a 4 por cento no superávit comercial acumulado.

Amanhã também o Comitê de Política Monetária do Banco Central anuncia a nova taxa de juros básica da economia, atualmente em 8 por cento. A previsão do mercado é de que haja nova redução de meio ponto.

E enquanto o governo não decide se prorrogará ou não a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados para automóveis, as concessionárias trabalham com a hipótese de o benefício acabar na próxima sexta-feira, investindo forte na propaganda, o que impulsiona igualmente o setor da comunicação.

Ganha o mercado de trabalho com a manutenção do emprego. Ganha o consumidor em satisfação, comprando coisas que não teria tanta facilidade de comprar.

Dizem que isso faz parte do conceito chamado de economia verde: crescer sem perder de vista o Ser Humano... Eu prefiro chamar de jeitinho brasileiro de vencer a crise...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário