quarta-feira, 29 de agosto de 2012


DE OLHO NO ENDIVIDAMENTO POPULAR...

Representantes dos órgãos de defesa do consumidor e de instituições financeiras apresentaram propostas de melhoria nas ofertas e contratações de crédito consignado, durante o Seminário de Relacionamento com Clientes, promovido pela Federação Brasileira de Bancos - Febraban.

 

Entre os temas sugeridos estão: regulamentação de políticas de remuneração dos correspondentes que vendem esses produtos, e elaboração de estudos para garantir a liquidação antecipada e portabilidade da dívida.

 

Em janeiro de 2004, as taxas médias dos consignados estiveram no patamar de 41 vírgula 4 por cento ao ano. No início de 2011 caíram para 28 vírgula 3.

 

O saldo dessas operações apresentou incremento real de 760 por cento entre janeiro de 2004 e janeiro de 2011, contra um crescimento real de 199 por cento do saldo das demais operações voltadas a pessoas físicas no mesmo período.

 

De fácil acesso e garantia segura, o consignado é produto de boa aceitação entre bancos e consumidores. Mas é capaz de tornar, os contratantes, presas fáceis de endividamentos impagáveis.

 

Daí a necessidade de ajustes, não apenas de procedimentos, mas do ponto de vista da educação financeira, com mecanismos que fortaleçam a relação entre as instituições financeiras e o correspondente. Inserir a educação nos segmentos alvos do produto, como idosos, servidores públicos e analfabetos, é uma das propostas contempladas. Já deviam ter sido postas em prática, faz tempo...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário