sábado, 27 de agosto de 2016

CIDADANIA
TAXA SATI É ABUSIVA
O Superior Tribunal de Justiça acaba de decidir que a cobrança do serviço de assessoria técnica imobiliária, a famigerada taxa SATI por parte das construtoras é abusiva. Não pode ser feita. De modo que, quem comprou imóvel e sofreu a espoliação pode pedir a grana de volta, inclusive na Justiça, em caso de resistência.
A taxa vinha sendo cobrada do comprador a pretexto de remunerar os advogados da construtora pelo serviço de elaboração do contrato de compra e venda. A justiça entendeu que seria o mesmo que o supermercado cobrar do cliente pela caixa registradora.
Nessa situação, sugiro que o comprador notifique extrajudicialmente a construtora que vendeu de que vai buscar o reembolso, inclusive com dano moral, se não houver a restituição amigável. Em caso de resistência, Procon e Juizado podem ser acionados, sem custas ou advogados, além da Justiça Comum.
A quantia não é pequena. Imóveis populares, do tipo ‘Minha Casa Minha Vida” podem ter um retorno entre R$ 1760,00 e R$ 2600,00. Já dá para pensar numa cozinha planejada simples...
Falei e disse!


Nenhum comentário:

Postar um comentário