sexta-feira, 31 de julho de 2015

Pro Vale

LÁ NÃO É CÁ – A vergonha está declarada? Pelo preço que comprei... Deu na internet que durante visita aos Estados Unidos a Presidente da República, Dilma Rousseff teria recebido comunicado da Corte do Estado de Rhode Island, de sua inclusão, junto com mais 11 autoridades brasileiras na condição de co-responsáveis pelos prejuízos causados a acionistas norteamericanos da Petrobras. A informação dá como fonte o escritório Labaton Sucharow, que representa Providence, Capital do Estado onde tramita a ação. Esta é a titular da “Pátria Educadora”. Nem os vereadores ‘caroneiros’ de Pindamonhangaba passaram por tamanho desconforto. Nem o ‘lobo pós adolescente carçudo’ que voltou a matilha em plena praça...

ALIÁS – A Carta Precatória com a oitiva das testemunhas arroladas no processo nº 1000340-62.2014.8.26.0445 onde se apura a responsabilidade dos caronas da câmara já foi juntada aos autos principais e imediatamente encaminhada ao MM. Juiz Hélio Aparecido Ferreira de Sena, ontem. O Magistrado, provavelmente, vai designar audiência. Mas, nada impede que, uma vez convencido, julgue. A confissão pública do vereador Tuninho da Farmácia no Jornal do Magui, de que usou o carro oficial para ir ao hospital em Taubaté tratar da saúde não deve convencer. Afinal, as pessoas comuns vão mesmo de buzão. Será ele melhor que nosotros?

FRANQUIAS AUMENTAM – Em plena crise, a Região do Vale do Paraíba registra crescimento de franquias superior a média brasileira. Apenas em São José dos Campos e Jacareí ficou em 7 vírgula 7 por cento... São José, maior cidade do Vale, ocupa a 5ª posição no Estado de São Paulo. Registrou crescimento de 19 por cento. Jacareí teve crescimento individual ainda maior. Em torno de 21 por cento. O modelo de franquia passa uma segurança maior, por causa do suporte que o franqueador dá para seus franqueados. Mas antes de partir para o próprio negócio há necessidade de domínio da informação sobre o ramo pretendido. Pesquisa de mercado e capital de giro para aguardar a consolidação do empreendimento. Sem isso, a aventura pode ser um tiro no pé. E fechar a empresa pode ser ainda mais difícil do que abrir uma.

DEVOLUÇÃO DE IMÓVEIS - A crise econômica atingiu em cheio um grupo de consumidores que cresceu durante a “bonança” dos últimos dez anos: os compradores de imóveis na planta. Muitos estão desempregados. Outros com renda insuficiente para manter o compromisso imobiliário. A constatação é da Amspa - associação de mutuários; que registra entre janeiro e junho aumento de 79 vírgula 4 por cento nas reclamações sobre rescisões contratuais com construtoras, na comparação com o mesmo período de 2014. É direito do consumidor o distrato nessas circunstâncias. Mas, o comprador precisa saber que não será fácil. As empresas jogam duro, para ficar com a maior parte do que foi pago, e, muitas vezes, o único caminho é a Justiça.

LEMBRAI-VOS DA HOME CARE – Repercutiu muito mal nas redes sociais a aprovação da mensagem pró terceirização na área da saúde, pela Câmara de Pindamonhangaba. Apenas dois vereadores – Felipe César (PMDB) e Magrão (PPS) foram poupados das críticas. Bom lembrar que a administração passada, tão criticada inclusive na Justiça, não aceitou fazer isso, recusando proposta de terceirização da ‘Home Care’, empresa de Santo André que, em Taubaté, acabou deixando o ex-prefeito Roberto Peixoto em maus lençóis... Todo cuidado é pouco. Qualquer descuido pode ser fatal...

IPTU VERDE – A Coluna publicou verdadeira ode a Lei implantada em Salvador, Bahia, propondo programa sustentável para edificações. O vereador Roderley Miotto (PSDB) nos enviou cópia do projeto de lei pelo qual vem batalhando e que enfrenta restrição de inconstitucionalidade na procuradoria da câmara, por se tratar de renúncia fiscal. O caminho encontrado por outros colegiados tem sido o encaminhamento através de projeto autorizativo, uma espécie de sugestão que, uma vez abraçada pelo Executivo, já encontra a matéria pré-aprovada.
IPTU VERDE 2 - Lei implantada em Salvador é vanguarda ambientalista. Estimula empreendimentos imobiliários a adotarem práticas sustentáveis para redução do consumo dos recursos naturais, bem como impactos ambientais. Sugere equipamentos que poupem água e energia. O desconto no tributo é proporcional a pontuação. Varia de 5, 7 ou 10 por cento. No ato de solicitação do ‘Alvará de Habite-se’, verificado o efetivo cumprimento das ações sustentáveis declaradas, o benefício concedido terá validade de 3 anos, renovável a persistirem as condições. Lembro que, em Pinda, teremos em breve o Reserva Anauá.
CURIOSIDADE DO LEITOR – A propósito de curiosidade manifestada sobre a Fazenda Santa Helena, através do Blog ‘pensandovoceblogspot.com’, o ex-vereador José Raul Machado Ribas, também assíduo desta Folha, esclarece mais: -“A tão linda e misteriosa” Fazenda Santa Helena foi estruturada por Augusto de Azevedo Antunes, brasileiro responsável pela vinda do senhor Daniel Keith Ludwig, para o Brasil, e que, após gastar mais de um bilhão de dólares do próprio bolso no famoso e monumental PROJETO JARI (Jarí Florestal e Agropecuária), entre os Estados do Pará e do Amapá, amargurado e enojado do Brasil, abandonou seu sonho de “octogenário” e deixou tudo para trás para se ver livre do Partido dos Trabalhadores/PT”.
DESTAQUE – Esta semana a Coluna destaca a obra do aviador, jornalista, historiador e Homem de Televisão Cláudio de Cápua. Carinhosamente enviou, autografado, o Livro “Santos Dumont – DOMADOR DO ESPAÇO”, já em segunda edição. A primeira em Francês. Além dos destaques ao nosso fabuloso “Professor Pardal”, gênio da inventiva brasileira, de tantas coisas lindas em Petrópolis, onde veraneava no Rio de Janeiro; também celebra a ação de nossas pioneiras dos vôos e a “Epopeia”, da veia poética da queridíssima Carolina Ramos que, de Santos, prestigia sempre o espaço, todo nosso aqui no Blog. Assim como o Autor também o faz, para nosso orgulho... Recomendo a Obra!

IMPERDÍVEL – A Academia Pindamonhangabense de Letras empossa nesta sexta-feira (31/07), na cadeira 15 de Membros Honorários - patronímica de José Adelino Simões de Carvalho; o acadêmico Luís Cláudio Antunes. Na mesma sessão solene, abrilhantada pela apresentação musical de alunos da FASC, será lançado o livro “Bob Kurt”, do acadêmico Ricardo Estevão, e, será prestada justa homenagem a José Alberto Monteclaro César. Me esforçarei ao máximo para estar presente dessa vez, às 20 horas, no Museu Histórico Dom Pedro Primeiro e Dona Leopoldina.

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário