quinta-feira, 9 de julho de 2015

POR QUE 9 DE JULHO É FERIADO SÓ EM SÃO PAULO?

Nove de julho é a data da Revolução Constitucionalista de 1932, além de ser feriado em São Paulo, representa resposta paulista à Revolução de 30, que impediu a posse de Júlio Prestes, derrubou Washington Luiz e estabeleceu o governo provisório de Getúlio Vargas, invalidando a constituição de 1891.

São Paulo se rebelou e passou a exigir uma nova constituição. Recorreu às armas a 9 de julho de 1932 no que é considerado, ainda hoje, o maior movimento cívico da história do Brasil. Aliás, o último grande conflito armado ocorrido no país.

No total foram 87 dias de sangrentos combates. Até 4 de outubro de 1932, contabilizou o saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas não oficiais reportem até 2 mil e 200, já que numerosas cidades do interior paulista sofreram danos e fatalidades.

Na região do Vale do Paraíba ocorreu o crime mais bárbaro das forças getulistas. Na Cidade de Cunha, as tropas federais torturaram e mataram o agricultor Paulo Virgílio, porque ele se recusou a dizer onde estavam as tropas paulistas. Paulo Virgílio foi obrigado a cavar a própria sepultura. Mas, morreu dizendo: “Morro, mas São Paulo vence”.

São Paulo, depois da revolução de 32, deixou de ter interventores de fora e voltou a ser governado por paulistas. Dois anos mais tarde, uma nova constituição foi promulgada para todo o Brasil.

Vitória parcial, pelo menos.


Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário