quinta-feira, 20 de março de 2014

ALCKMIN PODE CHUPAR A ÁGUA DE QUASE 40 CIDADES PARA SÃO PAULO

Proposta do governador Geraldo  Alckmin, para livrar São Paulo da seca, pega de surpresa 39 municípios do Vale do Paraíba. Nem o lado paulista apóia totalmente a idéia.

Obra proposta de afogadilho é para livrar problema que veio se agravando e amadurecendo em tonéis de carvalho ao longo de muitos anos. Desde 2009 já vinha sendo denunciado pela SABESP.

Apesar de Alckmin dizer que não haverá transposição, mas, apenas simples interligação em mão dupla, entre os reservatórios que abastecem a Grande São Paulo, há muitos protestos. Governadores do Rio e Minas Gerais negam que tenham dado apoio a idéia...

A transposição é evidente. Haverá variação climática. Mais enchentes na capital paulista , diante do aumento da evaporação alterando o regime de chuvas. Aliás, como acontece em Foz do Iguaçu e Cascavel, no Paraná – por causa de Itaipú; e no norte do Brasil, diante de represas construídas com estudos duvidosos sobre o impacto ambiental.

A esperança de Alckmin não conseguir vestir um santo despindo outros está na Agência Nacional de Águas, a quem compete a palavra final sobre os impactos da transposição, que pode custar mais de 300 milhões de reais.

De antemão, ambientalistas estão seguros de que a obra vai reduzir a oferta de água a cidades mineiras, cariocas e fluminenses. E, em Campos dos Goitacázes, pode agravar o ingresso do oceano no Pontal de Atafona, onde as ondas já engoliram um hotel na faixa litorânea invadida pelo mar.

O homem tem mexido demais no que Deus criou... Prezado Geraldo Alckmin, depois não adianta ir a missa e comungar aos domingos...


Falei e disse! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário