sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

COM O PERDÃO DE EVANDRO CARLOS DE ANDRADE, O PERIGO ESTÁ NAS FOLHAS DOS JORNAIS...



Os jornais podem trazer coisas úteis, inúteis, importantes e fúteis. É preciso saber filtrar. Certa vez travei discussão áspera com Evandro Carlos de Andrade, numa palestra em que debatemos, com militares do Comando Militar do Leste, o poder da mídia.

Acho que, a médio prazo, o que vou contar, valeu minha cabeça no comando da Rede CBN no Rio. Disse, com minha sinceridade habitual que era preciso saber ler os jornais, sobretudo ‘O Globo’, que o Evandro dirigia; para não se deixar contaminar pelas mensagens subliminares que interessavam aos ‘Marinho’. Fui até aplaudido pelo seleto auditório. Evandro ficou vermelho, azul, amarelo... Sei lá a cor da raiva. Ao sair, não me deu boa tarde...

Mas observem que só um jornal sem papel, descompromissado comercialmente, como o virtual Jornal do Brasil, pode dar espaço a uma matéria como a publicada pela repórter Luisa Bustamente, que vai fundo em dois tabus: a Televisão que deseduca, e, a indústria de alimentos que engorda. Vale a pena lê-la, na íntegra.

Mas, para quem não pode, vai daqui um resumo... Luisa manda os pais ficarem de olho no que os filhos andam assistindo na TV, porque pesquisa recente da Universidade de São Paulo, mostra que a propaganda televisiva consegue, com facilidade, induzir crianças a desejarem comer produtos que engordam ou que são de má qualidade.

A jornalista ouviu o nutricionista Alexander Marcellus, autor do estudo, que criticou a irresponsabilidade do governo e do Congresso Nacional, em não criarem legislação abrangente para regulamentar essa publicidade, impedindo que se torne subliminarmente enganosa.

Hoje o saudoso e nobre jornalista Evandro Carlos de Andrade já não está mais nesse mundo. E só não é covardia fazer-lhe a citação, porque em tempo oportuno, disse-lhe téte a téte, como homem e como cavalheiro, o que vou perguntar a vocês agora: - O Globo publicaria isso? A TV Globo? A própria CBN?

Parabéns Luisa! Parabéns JB! Me perdoe Evandro...

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário