sábado, 27 de fevereiro de 2010

UM CIDADÃO TAUBATEANO

Quando nasci a televisão engatinhava... Penso que meu Pai foi dos primeiros a comprar uma. Fazia fila de gente para assistir o “Miss Brasil” lá em casa. Logo, o lazer era um tanto mais artesanal. Minha Avó lia pra nós as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo... E cresci assim, de maneira saudável, acompanhando as histórias da Dona Benta...

Você não imagina a surpresa que foi chegar aqui, Neste Vale do Paraíba, mesmo beirando a idade provecta, e na magia do pir-lim-pin-pin, acabar dentro do Sítio do Pica Pau Amarelo DE VERDADE! De ver e tocar nas coisas que pertenceram àquele que se tornou um dos ícones da minha vida: Monteiro Lobato.

Jamais pensei que estaria tão perto de suas memórias. Do homem que imaginou o pré-sal muito antes da tecnologia. Daquele que acreditava no sonho de ver o Brasil Grande!

É por essas e outras que me deixei liberar para o sentimento censurável da vaidade, ao saber da notícia que, pela vontade do Povo, traduzida pelo mandato do Vereador Henrique Nunes - que ainda hei de ver deputado federal por esta região; fui reconhecido Benemérito de Taubaté.


E acho que fiz muito pouco o quase nada para merecer o carinho dessa atenção da Gente generosa dessa Cidade! Verdade que lutei pela preservação da Villa Santo Aleixo, comprovando-lhe o apreço histórico e a ligação que havia entre Taubaté e a capital do Brasil da época, visto que o complexo já sediara a residência de verão de Dom Joaquim Cavalcanti de Albuquerque Arcoverde, primeiro cardeal brasileiro, de toda a América-Latina e, Arcebispo do Rio de Janeiro; resgate que foi pesquisado e divulgado por mim no Jornal da Cidade e aqui em meu Blog...


Considerando isso, de fato contribui para evitar que a história se perdesse, diante da sanha imobiliária. Hoje se noticia que a Villa Santo Aleixo não será mais demolida. Passará por amplo processo de restauro e dará lugar a um complexo cultural.

Verdade que também valorizando a região, pesquisei e publiquei documentalmente, a passagem de Antonio de Sant’Anna Galvão, por Taubaté, durante sua formação religiosa, antes de tornar-se o renomado Frei Galvão, primeiro santo brasileiro...


Igualmente verdadeiro que, ardoroso admirador da obra do escritor Monteiro Lobato, outro orgulho de Taubaté; também procurei lembrar aos meus Amigos Leitores o perfil premonitivo daquele a quem defino carinhosamente como o “Bruxo de Taubaté”, resgatando da obra “O Presidente Negro”, a previsão de que o então Senador Americano Barack Obama seria o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América. Lobato anteviu isso, quase que com perfeição...


O Escritor de horizontes largos, também previu que o Brasil seria um dos maiores produtores de petróleo do mundo, chegando até a ser preso por suas idéias.
Por isso, depois de ter percorrido todo o Brasil como um militante dos verdadeiros direitos humanos. Depois de viajar o mundo em representações da OAB Federal e do Instituto dos Advogados Brasileiros. De ser reconhecido Cidadão Benemérito de meu Estado e de minha Cidade Natal, o Rio de Janeiro; pelo Povo nas Cidades de Niterói, Paracambi e Japeri. Depois de receber as comendas Tiradentes; Pedro Ernesto; Zenóbio da Costa e a Grã Cruz do Mérito Judiciário. Depois disso tudo, e, principalmente, ainda ser reconhecido Cidadão Taubateano, certamente vai aumentar a inveja que algumas pessoas sentem de mim... Mas o que se há de fazer?

Obrigado, Henrique Nunes! Obrigado Povo de Taubaté!

2 comentários:

  1. Não podemos nos esquecer também de que aqui na querida Piindamonhangaba o Cataldi luta pela preservação da centenária Estradinha, EFCJ - Estrada de Ferro Campos do Jordão.
    Parabéns Cataldi.
    Um abração.
    Sergio

    ResponderExcluir
  2. CATALDI,

    quando vc me disse que iria mudar para Pindamonhangaba escutei uma voz dizendo baixinho:
    _ Hummmm!!! Pindamonhangaba não vai ser a mesma.
    A voz estava errada. Toda a região não será mais a mesma com a tua presença.
    Monteiro Lobato só não previu que em sua cidade iria aparecer um guerreiro social chamado JOSÉ CARLOS CATALDI pq vc é imprevisível.
    Beijos e saudade do irmão carioca
    Sempre amigos
    PAULO CARDOSO

    ResponderExcluir