sábado, 12 de dezembro de 2009

O DIA EM QUE O MINISTRO DA SAÚDE FOI EM MINHA CASA


Eu tinha falado na Rádio, que minha mãe não estava bem das articulações. Mas não podia imaginar que o Ministro da Saúde fosse parar no mesmo dia em minha casa. Afinal, não estava no primeiro mundo...

Só sei dizer que, terminado o programa na Rádio, chegando a casa, na Rua Henry Ford, na Tijuca, encontrei um ti-ti-ti na portaria do prédio, e, o porteiro dizendo: - “doto o ministro da saúde ta na sua casa...”

Era assim o saudoso Amigo tijucano Jamil Haddad.

A notícia de sua morte aos 83 anos, vitima de enfarte, me surpreendeu. Afinal ele aparentava saúde de ferro, compleição de atleta...

Jamil Haddad, esse Amigo de todas as horas, nasceu no Rio em 1926. Foi atleta. Médico dos pobres. Foi deputado estadual... Com a reorganização partidária de 1979 ajudou a criar o PDT. Foi escolhido por Brizola para assumir a Prefeitura do Rio. Depois, rompendo com o velho Leonel reorganizou o PSB, com Miguel Arraes, Antonio Houaiss, Evaristo de Morais Filho, Evandro Lins e Silva e este humilde jornalista sobrevivente, entre outras pessoas...



Foi senador da república, deputado federal... Amigo de Itamar Franco foi nomeado Ministro da Saúde, ocasião em que decretou a liberação das patentes das fórmulas dos fármacos, permitindo a produção de medicamentos genéricos, cuja paternidade o Zé Serra se arvora em assumir...


Dizem que ninguém é insubstituível. Mas não vai ser fácil encontrarmos alguém que substitua a competência de Jamil Haddad, com o mesmo caráter, probidade e com a mesma bondade...

Eu por exemplo, jamais vou esquecer o dia em que o Ministro da Saúde foi em minha casa.


Descanse em paz, Jamil...




Nenhum comentário:

Postar um comentário