segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

CIDADANIA
O Pantanal está encolhendo.

O Pantanal Sul-Mato-Grossense, maior área tropical encharcada do Planeta, já perdeu mais de 22 mil kms nos últimos 15 anos. Alerta de ambientalistas, apoiados por geólogos e biólogos, sinaliza para a responsabilidade de ações poluentes e projetos industriais e agropecuários descompromissados com a causa ambiental.

Matéria publicada pelo ‘Capital do Pantanal’ há 8 meses, antecedeu em muito a denúncia da ‘Folha de São Paulo’ dessa semana. Apontou despejo de lodo de esgoto pela própria empresa Saneadora do Estado, a SANESUL.

Jornal virtual pantaneiro colheu amostras e mandou a exame que constatou o absurdo, praticado há pelo menos 20 anos, segundo pescadores. Lançamento criminoso é praticado a poucos metros da captação.

Geólogos, hoje, estão absolutamente seguros de que esta vasta área entre Brasil, Paraguai e Bolívia, antes do descolamento da placa continental desde a África, acomodou um dia o chamado mar de Xaraés. Tanto que o Pantanal de hoje ainda tem algumas baías salgadas, muitas das quais ameaçadas pela poluição e por alterações nas curvas do rio Paraguai, em decorrência de projetos despreocupados com o meio ambiente.

Mesmo assim, este espaço próprio à reprodução, ainda tem área de 180 mil kms2, tamanho aproximado ao da Síria que tem 185 mil.

Leiam mais detalhes hoje no site ‘Capital do Pantanal’, cujo banner se encontra ao lado ou em 
http://www.capitaldopantanal.com.br/geral/o-pantanal-esta-encolhendo/525931/

Falei e disse.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário