domingo, 24 de dezembro de 2017

CIDADANIA

NÃO GOSTO DE VOCÊ PAPAI NOEL

A Data escolhida para que todos reverenciassem o nascimento de Jesus, para alguns, acaba totalmente desviada para o culto ao mercantilismo. Por isso costumo recordar trechos da poesia do saudoso Aldemar Paiva, acadêmico alagoano que ditou: “Eu não gosto de você Papai Noel. Também não gosto desse seu papel de vender ilusões à burguesia. Se os garotos humildes da cidade soubessem do seu ódio à humildade, jogavam pedra nessa fantasia”...

E aí o poeta narra a desdita do pedido de um trenzinho a Papai Noel, frustrada pela pobreza do pai de verdade que, ao ver o filho chorando no dia da impossível entrega, voltou com o brinquedo empoeirado para alegria da criança.

Só que dias depois, o pai Vem ao filho  e pede que entregue o brinquedo a ser trocado por outro. E, daí, nunca mais voltou. Porque aquele trenzinho havia sido furtado do filho do patrão e ele acabou preso, morrendo apodrecido na prisão.

“Como réu, ninguém a absolvê-lo se atrevia. Foi definhando, até que Deus, um dia, entrou na cela e o libertou pro céu”, diz o poeta.

Amigos, os versos de Aldemar Paiva são repletos de verdades por este Brasil e pelo mundo afora.

Eu também não gosto de você, Papai Noel! Prefiro festejar e homenagear Jesus, nesta data e sempre...


Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário