sábado, 29 de novembro de 2014

EXCLUSIVO: AMARILDO, QUE SUBSTITUIU PELÉ NA COPA DE
62 NO CHILE, FALA AO BLOG SOBRE O REI.

Jorge Béja

Amarildo é o nosso querido e famoso vizinho-amigo de prédio aqui na Tijuca, Zona Norte do Rio, onde residimos. Quando nos encontramos, a conversa é sempre longa, em nossas casas, nos corredores, nas calçadas, na banca de jornal..... O assunto, invariavelmente, o futebol, do passado e do presente. "Aquele 7 a 1 que levamos da Alemanha não aconteceria no meu tempo. Nós é que venceríamos de 7 a 1", disse Amarildo,quando se despediu de mim, ainda aborrecido com o vexame e fixando seu olhar dentro dos meus olhos. O encontro deste sábado, 29.11.2014, foi no final da manhã.

PELÉ

Perguntei a Amarildo:  a respeito da situação do Pelé, posso lhe ouvir e o que você disser posso publicar no blog em que sou um dos articulistas? "Sim, pode, para você eu falo", respondeu. Então, com todo o cuidado e fidelidade, reproduzo minhas perguntas e as respostas de Amarildo.

E o Pelé sai dessa, Amarildo?
Claro que sai. Ele vai se restabelecer o mais rápido possível, porque sempre foi um atleta saudável e com saúde de ferro.
Pelé estará conosco em outras copas.

Vocês são amigos?
Somos amigos. É uma amizade que começou em 1962 e é para a vida inteira. E digo mais: não será uma bactéria que vai derrubar o atleta do século. Pelé não perde. Sempre vence.

Qual o momento mais marcante com Pelé?
Foi em 6 de Junho de 1962, quando substituí Pelé na Copa do Mundo no Chile. Naquela tarde o Brasil ía enfrentar a Espanha. O empate eliminava o Brasil e o técnico da Espanha havia declarado que o Brasil sem Pelé era fácil de ser batido.
Aos 35' Adelardo marcou para a Espanha. Aos 72' eu empatei e aos 86"fiz o segundo e vencemos por 2 a 1. A Espanha voltou pra casa e o Brasil foi campeão. Na final, vencemos por 3 a 1 a Tchecoslováquia. Marquei o 1º aos 17', o Zito o 2º aos 69' e Vavá o 3º aos 78'. Depois do jogo com a Espanha, eu estava no vestiário tomando banho e o Pelé, vestido com o uniforme da CBD (Confederação Brasileira de Desportos, hoje CBF), entrou debaixo do chuveiro e me deu um abraço, chorando. Pelé ficou todo molhado porque nosso abraço foi apertado e demorado e eu esqueci de fechar o chuveiro.

AMARILDO, CANTOR


Para quem não sabe, Amarildo gosta de cantar. Em 2011, também num dia de sábado, encontrei Amarildo cantando dentro da banca de jornal do  italiano Carlo, também seu amigo, no Largo da Segunda-Feira, Tijuca. Cantava "Estrela do Mar", da autoria de Marino Pinto e Paulo Soledade: "Um pequenino grão de areia, Que era um pobre sonhador, Olhando o céu viu uma estrela, E imaginou coisas de amor...". E eu não perdi tempo. No dia seguinte contei para o Ancelmo Góis que deu a notícia da sua página-coluna no O Globo. No sábado seguinte, a banca ficou cheia de gente, esperando Amarildo chegar para cantar. Como é bom ser amigo do Amarildo, que muito fez pelo futebol brasileiro. Amarildo, obrigado. Amarildo, tomara que sua previsão sobre Pelé aconteça mesmo. Que ele fique completamente curado, logo, logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário