terça-feira, 18 de outubro de 2011

TAUBATÉ ESTÁ DE NOVO NA MIDIA, E PINDA, QUANDO ENTRA?

Não bastasse a corrupção nojenta na distribuição de medicamentos, e, agora Taubaté ganha, de novo, a mídia mundial com o julgamento dos envolvidos na comercialização de órgãos retirados de pessoas vivas...

O primeiro dia do mais rumoroso caso do júri na Cidade de Lobato terminou às 7 e 45 da noite. O Juiz Marco Antonio Montemor marcou a retomada dos trabalhos para daqui a pouco, às 9 horas, para que o conselho de sentença decida se o neurocirurgião Mariano Fiore Júnior, o urologista Rui Noronha Sacramento e o nefrologista Pedro Henrique Masjuan Torrecillas são culpados ou inocentes, acusados de matar quatro pacientes para retirada dos rins, como parte de um suposto esquema de tráfico de órgãos humanos.

O Ministério Público é direto. Informa aos jurados que, nos anos 80, a equipe médica da Faculdade de Medicina de Taubaté usava o extinto Hospital Santa Isabel de Clínicas, hoje Hospital Regional, para cometer crimes e desvio de conduta ética e moral. Pela denúncia, José Miguel da Silva, Alex de Lima, Irani Gobo e José Faria Carneiro estavam vivos quando entraram no extinto Hosic e morreram após a retirada dos rins.

A enfermeira Rita Maria Pereira ratificou a denuncia. Emocionou-se ao falar como um dos três médicos retirou os rins de uma das quatro vítimas, e como deu fim a um paciente que ainda se debatia. Vivo!

O caso batizado de Kalume, leva o sobrenome do médico que dirigia a Faculdade de Taubaté, o Doutor Roosevelt Kalume, autor da denúncia em 1987. Quase Vinte-e-cinco anos são passados...

Em Pindamonhangaba a Câmara Municipal retoma hoje a apuração do escândalo da merenda escolar, que já foi julgado em plenário em 2008, e depois de reaberto, conta agora com mais documentos produzidos pelo Ministério Público.

Lá como cá está se buscando o resgate da moralidade pública sobre posturas que deviam tutelar a vida: a integridade do corpo humano e o direito a alimentação. Aliás, busca-se mais: o resgate da honorabilidade de uma região.

E não se diga que expor essa ferida, cortar na própria carne, expondo essa carantonha feia das duas cidades de grande importância nesse “Vale de Lágrimas” seja postura de imprensa marrom, porque como dizia George Orwell “jornalismo é publicar o que alguém não quer que seja publicado. Todo o resto é publicidade”...

Que a verdade venha à tona e os culpados, se o forem, mereçam a execração pública.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário