terça-feira, 21 de novembro de 2017

O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira, 21 de novembro... Faltam 39 dias para o fim do ano... Dia Nacional da Homeopatia e da Televisão. Data da emancipação política de Nazareth Paulista (1676) e da inauguração da Ford em São Bernardo do Campo (1958) e do lançamento do Livro Brasil Nunca Mais, com lista de 444 torturadores da ditadura (1985). Inauguração do Shopping Pátio Pinda – o primeiro de Pindamonhangaba. (2013).

AMANHÃ FOI ASSIM

Quarta-feira,  22 de novembro... dia da música e do músico. Data da revolta da Chibata. O “Almirante Negro”, João Cândido rebelava a armada contra castigos físicos na Marinha do Brasil (1910). Assassinato de John Kennedy em Dallas, Texas (1963) e do líder da Aliança Libertadora Nacional, Carlos Marighella (1969). Ascensão ao Trono do Rei de Espanha, Juan Carlos de Bourbon.

CIDADANIA
EVITE A BLACK-FRAUDE

O hábito de buscar vantagens em compras na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças é mais um costume importado da cultura dos Estados Unidos. A tradução literal de ‘blackfriday’ é ‘sexta-feira negra’. Mas, entre os americanos, é sinônimo de oportunidade e boas compras, inclusive, para o Natal...

Aqui, no entanto, tem virado sinônimo de golpe, desde a introdução em 2011. É a popular ‘blackfraude’, em muitos casos. Exige prevenções para que o consumidor não seja enganado.

Primeiro passo é verificar se o site de oferta é nacional, a fim de sujeitá-lo – se preciso; ao Código de proteção e Defesa do Consumidor.  Bom verificar se possui o cadeado verde, da segurança; Consultar a quantidade de reclamações nos sites Reclame.aqui e consumidor.gov.; verificar a reputação do vendedor, especificamente na lista de blackfriday do Procon, evitando negociação com quem não tenha a recomendação; Monitorar os preços de oferta, usando o site ‘jacotei’. Lembrar que, quanto aos sites nacionais, é possível exercer o arrependimento da compra em até 7 dias...

Para este ano, a ‘blackfriday’ deve movimentar R$ 2,2 bilhões.

No mais: Atenção redobrada, e, boas compras.

Falei e disse!



Nenhum comentário:

Postar um comentário