sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

COLUNA TRANSCRITA DO “O JORNAL – GRANDE VALE”
DE VOLTA AO ARMÁRIO - O primeiro casal homoafetivo a oficializar sua união na Justiça em Belo Horizonte foi também o primeiro a se divorciar. Após dois anos de relação e um de casamento civil, o pastor Gregory Rodrigues Lages dos Reis e seu companheiro Sérgio Rodrigues, ambos com 22 anos; se divorciaram em um cartório da região central da capital. A decisão foi consensual porque Sérgio não quis acompanhar a mudança da “Igreja Evangélica Chamados da Última Hora”, que agora passa a acolher homossexuais no Maranhão. O amor não era tão grande. Era vidro e se quebrou...
VERGONHA – Estava tudo armado? O fato é que, na surdina, para não haver Povo nas galerias, nossos nobres vereadores jogaram por terra todo o trabalho da CEI que investigou o mal uso do carro oficial da Câmara. Primeiro não chamaram os suplentes para substituir os titulares que estavam impedidos por dever de ofício. Isso, dizem, para permitir nulidade futura, caso houvesse aprovação... Depois fizeram tudo escondidinho. Houve vereador que escapuliu, passando mau exemplo à estudantada. E na votação com apenas 5, somente os vereadores Felipe César (PMDB) e Marco Aurélio Villardi (PR), votaram pela moralidade, a favor da abertura da Comissão processante. Havia confissão do malfeito, disse FC... Jânio (PSDB), José Carlos Gomes - CAL (PTB), e Tuninho da Farmácia (PDT) foram a favor de ajudar o amigo...

LAMBANÇA – Leitor assíduo da coluna diz que além da não convocação dos suplentes (irritual e inédita), a sessão é anulável porque o Vereador Tuninho da Farmácia (PDT) não poderia votar, sendo parte interessada. Eis que responde à mesma ação civil pública nº 1000340-62.2014.8.26.0445 proposta pelo Ministério Público contra ele e o vereador Martim César pelos mesmos fundamentos do processo legislativo. O leitor acha que o MP devia suscitar a nulidade do ato resultante da sessão espúria, até para evitar a quebra da seriedade do procedimento judicial interposto... Mas tenho a impressão que qualquer vereador ou popular também poderá fazê-lo, em nome da transparência e da dignidade.

BOSQUE PARA O TURISMO - O vereador Felipe César (PMDB) resolveu jogar pesado para a realização de estudos visando dotar o Bosque da Princesa de mais incentivos turísticos. A idéia é criar na “ilha” um mini zoológico, com acesso via teleférico. Felipão também propõe a construção de um cais visando à terceirização de passeios de lanchas e chalanas ao longo do Rio Paraíba. Não custa sonhar...
SURPREENDE – A agilidade do Ministro João Otávio de Noronha é notável. Só meus, relata mais de 30 processos contra a Rede TV no STJ. No TSE deve ter milhares de outros... Pois assim mesmo decidiu julgar o processo em que alguns esperam a cassação do prefeito Vito Ardito Lerário. O prefeito também responde ao processo 0049141-37.2013.8.26.0000 na justiça comum. Adiado por uma sessão.

FERVURA EM TAUBATÉ – Uma licitação para a montagem de uma central de operações está dando pano para mangas. A oposição, liderada pelo vereador Salvador Soares (PT) alega falhas na licitação porque a vencedora pertenceria a uma máfia. Esse pessoal do PSDB de Taubaté não se emenda. Uma atrás da outra.

BOA LEMBRANÇA – A propósito da notícia que publiquei, sobre o pioneirismo ecológico da Dokar, o Leitor Sérgio Garcia lembra que em junho de 2010, quando ocorreu o primeiro plantio de centenas de árvores, ele combatia a prefeitura pela política "greenwashing". Inclusive, a convite, levou a ‘netinha Juju’, à época com 5 aninhos, para ajudar a plantar uma das mudas. Ele diz: “Passados três anos e meio, já se percebe uma florestinha urbana. Parabéns à Dokar e seus dirigentes”.

COLUNÃO: Aliás a Dokar me apresentou, em primeira mão, semana passada, o “novo fusquinha” da Volks. Trata-se do UP, em seis versões, a partir de 40 mil reais. /////- A bruxa tá solta no INSS de Pinda. Um tal de gente ficar doente... Quem marca agendamento para as 8 da manhã está saindo meio dia.///// - O que deu no professor Éric para escapulir da sessão em que se votaria a restauração da moralidade pública na Câmara de Pinda? Depois de ser visto a tarde inteira na prefeitura teve dor de barriga? Saudade da gazeta do tempo escolar? Isso está bombando mais nas redes sociais do que as caretas do Norbertinho para o Chefão. Acho bom o professor esclarecer... Ainda há tempo./////- Ouvi dizer que o Vereador Jânio (PSDB) não gostou do Vereador Ricardo Piorino (PDT) ter destronado a executiva provisória do partido de Brizola em Pinda. Não entendi! Ele é do PSDB ou do PDT, para ficar tão sentido? Tem amigos naquela diretoria deposta?/////- Tem gente fazendo da Praça do Imigrante Japonês um ‘avancê’ de ferro velho. Um caminhão todo amarrotado está largado ali faz meses. Talvez o dono se sinta a vontade, já que a praça é mesmo um lixo.../////- Já a obra da entrada do Parque da Cidade Jornalista José Antonio de Oliveira, finalmente foi retomada a todo vapor.///// - O mesmo não acontece com a Praça Advogado Antonio Rodrigues da Silva – Dr. Catioca; lamentavelmente entregue ao sabor da sorte no Lessa... /////- Apesar da denúncia do Ministério Público, Paulo Skaf (PMDB) continua afinando tenores e orquestras pelo Rádio e Televisão./////- Outro que não pára de oferecer ‘cafés da manhã’ é Diego Ortiz (PSC). Será que em Taubaté também já foi autorizado o início da campanha?   

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN. Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.com - Blog: http://pensandovoce.blogspot.com.




Um comentário:

  1. Por falar em Praça do Imigrante Japonês, registro que a única árvore frondosa que lá existe, é uma "OLIVEIRA", em franca produção.
    Abçs.
    Sergião.

    ResponderExcluir