domingo, 16 de fevereiro de 2020


O DIA NA HISTÓRIA
Sábado, 15 de fevereiro. Faltam 320 dias para o fim do ano morria Nat King Cole (1965)...
AMANHÃ FOI ASSIM
Domingo, 16 de fevereiro. Faltam 319 dias para o fim do ano... Dia do Repórter... O Rock and Roll era proibido em São Paulo por Jânio Quadros (1957), que viria a morrer 33 anos mais tarde, na mesma data (1992). Jânio era sul-matogrossense de Miranda... Também morreram a comediante Nádia Maria e o cientista Carlos Chagas Filho (2000)...

CIDADANIA
Escolas cívico-militares começam a definir regras e procedimentos à falta de lei regulamentar aprovada. Por enquanto valem manuais da Polícia e Militar e dos Bombeiros, gerentes do programa.

São condições básicas como: alunos devem estar ‘bem barbeados’, cabelos cortados nos contornos das orelhas e pescoços. Meninas podem usar adereços discretos, tonalidades de cabelos e sobrancelhas naturais. As que tiverem cabelos longos é permitido o ‘rabo de cavalo’...

As unidades darão notas de zero a 10 pela conduta dos alunos.

A criação de grêmios só pode ser realizada com autorização do diretor, alinhados às orientações didático-pedagógicas das Ecim e sob a supervisão de um orientador civil ou militar.

É aconselhado o máximo de 30 alunos por turma, mas isso fica a cargo das secretarias responsáveis pela escolas. Elas também decidem, entre outras coisas, sobre a carga horária semanal, a grade de horários, o tempo destinado à recuperação dos alunos com baixo rendimento escolar e os critérios para aprovação dos alunos.

A grade curricular é a mesma da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, o documento prevê pelo menos uma hora-aula semanal do Projeto Valores, "a ser conduzido pelos Orientadores Educacionais e pelos Monitores", que são militares.

Para cada turma, haverá um aluno Chefe e um Subchefe. Eles serão designados por meio de um rodízio, de acordo com a escala elaborada pelo Monitor. Serão responsáveis, entre outras funções, zelar pela disciplina na ausência do professor ou do monitor e apurar as faltas na turma.

São coisas básicas do que se imagina por hierarquia e disciplina.
Falei e disse


Nenhum comentário:

Postar um comentário