sábado, 27 de março de 2010

NÃO A LULA SECURITY

Recebi de um Amigo, o Deputado Estadual João Pedro (DEM-RJ); um e-mail em que justifica seu receio quanto a criação de uma seguradora estatal. Provavelmente a Lula Security. E a Federal de Seguros? E o IRB?

João Pedro diz o seguinte: “O governo federal quer criar uma seguradora estatal, com a desculpa, sem pé nem cabeça, de precisar de uma seguradora que ele domine para dar velocidade às obras do PAC.


É mentira!

Primeiro, porque o mercado segurador brasileiro tem peso, importância e tamanho suficiente para segurar e garantir, pelo resseguro, obras com porte maior do que qualquer obra do PAC.

E, tem mais: segundo veiculado pela imprensa, o setor de seguros atingiu R$ 61,7 bilhões de faturamento, com crescimento anual em torno de 11%, índice que supera, em muito, os índices de crescimento econômico e da inflação.

Depois, porque o governo já possui controle sobre seguradoras de elevado nível, caso das seguradoras do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. E, é bom dizer, que no ranking de seguradoras brasileiras, o Banco do Brasil ocupa o 6º lugar.

Na verdade, o governo Lula inventa argumentos para ampliar mais ainda os espaços do PT no governo federal, com cargos e salários à custa do contribuinte.

Por outro lado, a medida se aplicada sacrificará o potencial que tem o Rio de Janeiro para voltar a constituir um pólo segurador, com a presença forte do mercado privado de seguros e resseguros.

Em defesa da recuperação do Rio como centro negociador de seguro e, portanto, contra a intenção do governo federal de estatizar o setor, eu me pronunciei na Assembléia Legislativa durante a semana e, em março de 2007, apresentei um Projeto de Lei, aprovado e convertido na Lei 5107/2007, com a intenção de constituir o Estado do Rio de Janeiro em Pólo Internacional de Seguros e Resseguros.”

Tai. João Pedro Falou e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário