segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O PERIGO DAS ANOTAÇÕES NAS COSTAS DO CHEQUE

Assisti  palestra de um policial experiente e acordei para um detalhe que nunca havia me dado conta: o perigo das anotações nas costas do cheque, exigidas por muitas empresas recebedoras. Maioria das pessoas faz isso automaticamente, sem reclamar. Só que ninguém está obrigado a colocar telefone e endereço atrás do cheque. O comerciante, querendo as informações, que faça um cadastro.
A explicação da negativa é lógica. O cheque certamente será passado adiante e suas informações pessoais também. Vai daí, podem cair em mãos inescrupulosas, ensejando falsos seqüestros e pedidos de resgate, entre outras situações criminosas que o farão vítima.
Também não é prudente: fornecer telefone residencial. Dê sempre que possível o comercial... Não exibir informações no párabrisas do carro: adesivos de faculdade, do condomínio em que mora... Evitar compras por telefone ou Internet, e, o fazendo, não forneça o número do Cartão de Crédito. Opte por boleto bancário.
São alguns dos muitos cuidados que se deve ter para não ser vítima de golpes... Como a lição foi proveitosa, estou passando adiante.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário