quinta-feira, 13 de junho de 2013


CERCAMENTO DE BAIRROS NÃO RESOLVE A INSEGURANÇA!

Tribunal de Justiça de Brasília derruba lei que regulamentava muros em loteamentos e  condomínios horizontais do distrito federal.

 

A lei estabelecia que os loteamentos e parcelamentos fechados poderiam ser delimitados por grades, muros de alvenaria, cercas vivas ou cercas de arame, com altura máxima de três metros acima do nível do terreno...

 

Tudo é fruto do desespero da insegurança!

 

A legislação foi considerada inconstitucional, por decisão unânime, diante do entendimento de que alterações no uso do solo só podem ser feitas por meio de leis complementares - que exigem a aprovação por maioria absoluta, além de audiências públicas prévias que não aconteceram.

 

Além disso, tempos atrás, o Supremo Tribunal Federal, acolhendo o voto do ministro Marco Aurélio Mello já bateu o martelo, indicando que a cobrança da contribuição condominial só pode ser exigida nos condomínios que já nascem condomínios, não em ‘cercamentos’.

 

O pânico, no entanto, vem levando à ideia enganosa de que o ‘cercamento’ de bairros aumenta a segurança. Mas, em verdade, nada vem impedindo que assaltos aconteçam, produzidos nestes guetos, por próprios moradores, menores drogados, prestadores de serviços ou invasores.

 

Ontem a Folha de São Paulo publicou o caso de um condomínio de luxo em Boituva, interior paulista, invadido, e saqueado por marginais que fizeram vários moradores reféns. Em Pindamonhangaba são vários os casos, abafados pelos moradores que temem a desvalorização de seus imóveis. Mas a Polícia Militar vem ministrando treinamento em todos eles, não só para prevenção, mas, também, para defesa.

 

O que garante a segurança é o fim da impunidade, com polícia de qualidade nas ruas.

 

Falei e disse!



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário