quarta-feira, 3 de outubro de 2012


SE DIRCEU FOR CONDENADO AINDA EXISTIRÁ ESPERANÇA...

O processo do Mensalão inicia, nesta quarta-feira, sua fase mais tensa. Foca o julgamento em três líderes do Partido dos Trabalhadores, entre eles José Dirceu, depois de condenados 22 dos 37 réus.

Nas trinta audiências realizadas até hoje, a maioria dos juízes considerou que a rede de corrupção usou recursos públicos, sobretudo do Banco do Brasil e da Câmara dos Deputados. Os juízes também consideraram que os recursos não só financiaram campanhas de forma ilegal, como também foram usados para subornar pelo menos dez deputados de quatro partidos diferentes, ajudando o Governo Lula a construir maioria parlamentar.

O juiz relator do processo, Joaquim Barbosa, chamou a atenção sobre o fato de que os subornados eram sempre chefes dos grupos parlamentares ou presidentes dos partidos. Portanto, uma vez provado que a rede se alimentou de dinheiro público e também que ocorreram subornos no Congresso, nas próximas audiências o tribunal tentará identificar os corruptores.

De acordo com a acusação formulada pela Procuradoria Geral da República, o núcleo político que dirigia toda a rede tinha como chefe José Dirceu, na época chefe da Casa Civil de Lula e considerado o 'homem forte' do Governo. Dirceu diz que é 'vítima' de uma 'invenção' da 'elite' brasileira, que não aceitou nunca que Lula e o PT finalmente tivessem chegado ao poder. Mas, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, declarou que há nos autos quantidade torrencial de provas contra Dirceu, a quem define como líder, mentor e chefe da quadrilha.

Digo e repito: Se Dirceu for condenado ainda existirá esperança para o Brasil.

Falei e disse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário