quinta-feira, 31 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 31 de julho. Faltam 155 dias para o fim do ano. 54 para a chegada da primavera.   primeiras fotos de Marte enviadas pela Mariner IV (1965). Seqüestro do Consul Brasileiro Aloísio Gomide, em Montevidéu, por guerrilheiros Tupamaros (1970). Morte do primeiro presidente português pós-Salazarismo, Francisco Costa Gomes (2001).
ALOÍSIO GOMIDE: UM SEQUESTRO NUNCA CONTADO EM DETALHES
Lembro como se fosse hoje do sequestro do cônsul brasileiro Aloísio Gomide, em Montevidéu, por guerrilheiros Tupamaros (Taupac Amaru) em 1970. Acho que agora, 44 anos depois posso contar detalhes dessa história que ninguém nunca ninguém contou.
Eu e o jurista carioca Jorge Béja, ainda antes da advocacia, éramos repórteres da Rádio Nacional do Rio de Janeiro quando foi dada a notícia do seqüestro.
Os tupamaros exigiam 1 milhão de dólares para o resgate. Dona Apparecida Leal Pena Gomide, mulher do cônsul, veio para o Brasil. Chegou perto das 3 da madrugada no velho Galeão. Béja, primeiro a dar a notícia, foi escalado para a cobertura. Ele e toda a imprensa carioca seguiram em comboio - o carro dela até a casa de um irmão, chamado Marcos, que morava na Rua São Miguel, alto da Tijuca.
Por volta das 5 horas da manhã todos foram convidados a entrar na casa para uma entrevista coletiva. Béja ficou ao lado de Dona Aparecida porque segurava o microfone do gravador da Rádio. Nas fotos do dia seguinte nos jornais apareceram ela e ele.
A mulher do cônsul brasileiro informou que viera ao Brasil coletar dinheiro. Béja enfiou a mão no bolso e deu a ela a única nota que tinha (10 cruzeiros novo) e disse: "Dona Aparecida, está aberta a campanha". No dia seguinte a notícia: “Mulher de cônsul vem ao Brasil arrecadar dinheiro para libertar o marido e repórter doa seu salário para abrir a campanha”.
O gesto uniu as famílias Béja e Gomide até hoje. Aloysio e Aparecida foram padrinhos do casamento de Jorge e Clarinda Béja, a 4 de Julho de 1971. A notícia saiu na 1ª página do Globo e a Igreja Bom Jesus do Calvário na Tijuca ficou apinhada de gente para ver a primeira aparição pública do cônsul libertado pouco antes, no carnaval de 1971.
A liberdade de Aloísio Gomide aconteceu num domingo. Béja estava de plantão na Rádio quando dona Aparecida ligou de Montevidéu e colocou o cônsul ao telefone. A entrevista foi ao ar ao vivo às 11 da noite. Depois a Nacional a repetiu  várias vezes.
O que vou contar agora, nunca ninguém contou, realmente. Sei que a família não gosta. Muito menos meu querido amigo Béja.  Talvez por conta da dor e do pânico que tudo isso representou.
O dinheiro do resgate foi arrecadado. Dois Tupamaros vieram ao Rio de Janeiro contá-lo e lacrar os pacotes. Isto foi feito na casa de um parente de Aloysio Gomide  na rua Carlos Góis, em Ipanema. Depois, autorizado secretamente pelo ministro das relações exteriores Gibson Barbosa, o dinheiro foi levado de ônibus do Rio para uma pracinha em Montevidéu. Quem levou o os pacotes com os valores foi uma senhora de idade, em dois sacos de supermercados. A senha para entregar o dinheiro foi beijar um crucifixo. Entregue o resgate pela manhã, Aloísio Gomide foi solto à noite.
Junto com ele tinham sido sequestrados o engenheiro agrônomo norteamericano Claude Fly e outro americano, Dan Mitrione, que foram mortos no cárcere. Aloysio foi preservado e solto.
Conto isso agora, 44 anos depois. Coisas do tempo do Repórter Nacional, sucessor do Esso, testemunha ocular da história...

Falei e disse!

quarta-feira, 30 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 30 de julho. Faltam 156 dias para o fim do ano. 55 para a chegada da primavera.  Jânio Quadros era confinado por 4 meses em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Morei no mesmo apartamento do Hotel em que ele ficou, enquanto dirigi o Jornalismo da Rádio Clube de Corumbá, à época afiliada ao Sistema Globo de Rádio. O Dono mostrava sempre alentada conta de uísque que Jânio deixou. O ex-Presidente dizia que quem deveria pagar era a ditadura militar que o colocou lá. Faz sentido, já que não estava ali por gosto (1968)... João do Pulo conquistava a medalha de bronze no salto Triplo (1976).
DE OLHO NO ELEITORADO...
Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral sinalizam onde candidatos devem ir em busca dos votos...

Antecipamos, em uma semana, que o presidente do TSE faria o anúncio nesta segunda-feira, que teríamos quase 143 milhões de eleitores em condições de votar no próximo pleito...

Detalhes importantes: Sudeste com o maior volume de votantes. Seguido pelo Nordeste, sul, norte e centroeste. Crescimento do eleitorado jovem, feminino e evangélico. Os idosos totalizando 24 milhões...

Agora é hora dos candidatos reunirem seus marketeiros, traçarem estratégias, e, o Povo ficar de olho, para não ser enganado.


 Falei e disse!

terça-feira, 29 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA

terça-feira, 29 de julho. Faltam 157 dias para o fim do ano. 56 para a chegada da primavera. Nascimento da Princesa Isabel (1846). Fundação do Jornal O Globo (1925). Criação da NASA (1958). Morte do comediante Mussum do Grupo “Os Trapalhões” (1994). Faz 20 anos, mas parece que foi ontem. As brincadeiras de Mussum ainda estão entre nós...
MAÇO DE CIGARRO NÃO TRARÁ APELO PUBLICITÁRIO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária desenvolve proposta de retirar pontos de atração das embalagens de cigarros...
A idéia já deu certo na Austrália. Retirar atrativos das embalagem, padronizando cor única e impedindo elementos gráficos ou decorativos, textura ou relevo diminuiu a procura.
Além de ser despido de itens com potencial de apelo junto ao público, o anteprojeto prevê que o maço deva ser coberto por imagens e frases de advertência na maior parte da superfície.
Tomara que dê certo.

Falei e disse!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Segunda-feira, 28 de julho. Faltam 158 dias para o fim do ano. 57 para a chegada da primavera. Dia do Agricultor. Morte do físico italiano Guglielmo Marconi (1937). Lampião, Maria Bonita e mais 11 cangaceiros são mortos e degolados na fazenda Angicos, na Bahia (1938). Morte do ator Britânico David Niven (1983).
O QUE ESTÁ HAVENDO COM A OI?

A OI está sendo multada em 3 milhões e meio de reais pelo Ministério da Justiça, porque foi acusada de violar privacidade e intimidade de usuários.

O Grupo econômico está em busca desesperada pelo faturamento. Foi apanhado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor por violações ao direito à informação, à privacidade e intimidade, além de prática de publicidade enganosa. 

O software fornecido pela Oi mapeava o tráfego de dados do consumidor na internet de modo a compor seu perfil de navegação. A companhia então vendia essas informações para anunciantes, agências de publicidade e portais da web.
Pena que o valor da multa não seja revertido em descontos aos usuários lesados. Vá para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, de onde nunca vi partirem ações educativas. Queria só que me mostrassem uma...

Falei e disse!

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Talvez não tenha tempo de trazer um milhão de Amigos a este modesto Blog. Porque contando os anos, percebo que tenho mais passado do que futuro...
Mas, às 10 horas e 40 minutos de hoje, 15 de julho de 2014, o Amigo Sérgio Garcia – Barão de Herculândia; assinalou que completamos a marca de 100 mil seguidores dessas mal traçadas, porém sinceras, linhas...
Agradeço a todos vocês que, com seu prestígio, nos estimulam a continuar lutando por um Brasil mais cidadão e melhor...

Muito obrigado mesmo!
O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 25 de julho. Faltam 159 dias para o fim do ano. 58 para a chegada da primavera. É dia do Colono, do Escritor, do Motorista e Dia Mundial do Perdão. Nascimento do primeiro bebê de proveta na Inglaterra (1978). Morte da atriz Lourdes Maia (1998) e do humorista Roni Cócegas (1999).

Sábado, 26 de julho. Dia dos Avós. Data da emancipação política de Areias. Assassinato de João Pessoa (1930). Aniversário de Mick Jagger, líder dos Rolling Stones (1943). Morte de Eva Perón (1952). Início da revolução Cubana com o assalto aos quartéis de Moncada e Carlos Manuel Céspedes. Fidel Castro acaba preso (1953).

Domingo, 27 de julho. Dia Nacional de Prevenção ao Acidente de Trabalho, do Despachante e do Motociclista. Data da emancipação política de São José dos Campos (1767). Morte do ditador português Antonio Carlos de Oliveira Salazar (1970).
BRASIL SE METEU ONDE NÃO FOI CHAMADO...

Conhecendo o conflito entre árabes e judeus como conheci de perto, não diria que o Brasil é um anão diplomático. Posso dizer que a intervenção diplomática do Brasil foi no mínimo irresponsável.

Meter o bico numa guerra passional religiosa de mais de 5 mil anos, trazendo para o território nacional reflexos desse ódio, num local em que esses “primos” em Abrahão conviviam comercialmente sem qualquer problema é, no mínimo, coisa de gente que não mede conseqüências...

Desde que os irmãos, filhos de Sara e da escrava egípcia Agar, se distanciaram DO Pai (Abrahão) para dar origem aos povos judeus e árabes, o ódio existe. A luta pela água num deserto em que Israel detém todo o rio Jordão e suas três nascentes: Dan Banias e Tasbani, intensifica o conflito de interesses. A briga pelo sal do mar morto, e, o interesse britânico e  norte-americano pelo petróleo que está com os árabes, impôs a divisão do território e a criação de Israel como um enclave, com ajuda do brasileiro Oswaldo Aranha em sessão histórica da ONU.  

O Brasil se mete nisso, de novo, de forma eleitoreira. E vai trazer esse ódio para cá, escolhendo um lado, quando os dois estão errados.

Mas se Israel entende que está se defendendo do radicalismo do Islã, os Palestinos acham que estão certos em abrir túneis de ataque e esconderijos em escolas e hospitais... Vem o desinteligente governo brasileiro e escolhe um lado. Diz que o outro é desproporcional...

Mereceu a resposta: desproporcional é perder de 7 a um!  Durma com essa, Dona 
Dilma...


Falei e disse! 

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 24 de julho. Faltam 160 dias para o fim do ano. 59 para a chegada da primavera. A Baiana Marta Rocha perdia o título de Miss Universo por causa de duas polegadas a mais nos quadris (1954). Morte do ator Peter Sellers (1980) e do escritor José Mauro de Vasconcelos (1984).
FICA MAIS ACIRRADA A CAÇA AOS VOTOS
Na última semana de julho, o presidente do TSE, Dias Toffoli, deve apresentar as estatísticas do eleitorado que vão influir no pleito de outubro.

Os números mais recentes disponibilizados pelo TSE são referentes a junho. Totalizam em torno de 143 milhões de eleitores no Brasil, sendo 350 mil no exterior, 62 milhões no Sudeste, 38 milhões no Nordeste, 21 milhões no Sul, 11 milhões no Norte e 10 milhões no Centro-oeste.

Na entrevista coletiva que o presidente do TSE deve conceder semana que vem, será possível apontar a segmentação do eleitorado por gênero e faixa etária.
Daí os candidatos  vão acionar suas “inteligências políticas” na corrida ao voto.

Falei e disse!


quarta-feira, 23 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 23 de julho. Faltam 161 dias para o fim do ano. 60 para a chegada da primavera. É Dia do Guarda Ferroviária. Deprimido pelo uso militar do avião, Santos Dumond recorre ao suicídio (1932). Adhemar Ferreira da Silva conquistava o ouro e o recorde mundial do salto triplo nas Olimpíadas de Helsinque (1952). Morriam o bicampeão de futebol Djalma Santos e o sanfoneiro e compositor, herdeiro de Luiz Gonzaga, Dominguinho (2013).

RESPEITO AO IDOSO DEVIA IR ALÉM DA SINALIZAÇÃO
Imagem de boneco com bengala na mão e coluna curvada pode deixar de ser símbolo de representação de idosos em placas de sinalização utilizadas em espaços públicos, bancos, lojas e estacionamentos.

A justificativa para incluir a regra no Estatuto do Idoso indica que é constrangedor aos idosos “encontrar em locais que por lei são prioritários para sua utilização, placas que demonstrem sua total incapacidade”.

Sinceramente acho difícil um símbolo mais significativo. Penso que a preocupação dos senhores congressistas com a dignidade do idoso devia passar pelo fim da humilhante prova anual de vida, e pelo fim do fator previdenciário que reduz sobremaneira o valor da aposentadoria.


Falei e disse

terça-feira, 22 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 22 de julho. Faltam 162 dias para o fim do ano. 61 para a chegada da primavera. Dia do Trabalho Doméstico. Data do exílio em Portugal, do jornalista, escritor e líder da Ação Integralista do Brasil, Plínio Salgado (1939). Atentados a bombas na ABI e na OAB, no Rio de Janeiro. Morte num deles, da Secretária da Ordem dos Advogados, Lida Monteiro (1968).
GUARDA ARMADA REFORÇA SEGURANÇA

Depende da sanção da presidente da república a vigência do Estatuto Geral das Guardas Municipais, dando aos guardas poder de polícia e porte de arma...

O projeto de Lei complementar foi aprovado pelo senado. Regulamenta dispositivo da Constituição que estabelece a criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços, instalações e proteção da vida..

Virando lei, os guardas municipais deverão utilizar uniformes e equipamentos padronizados, colaborando com órgãos de segurança pública em ações conjuntas, na segurança de grandes eventos, na proteção de autoridades e na pacificação de conflitos.
A estrutura hierárquica não poderá ter denominação idêntica à das forças militares. Mas eles poderão encaminhar ao delegado de polícia o autor da infração, diante de flagrante delito e preservando o local do crime, e ainda fiscalizar o trânsito e expedir multas, mediante convênio com órgãos de trânsito estadual ou municipal.
Também é prevista a possibilidade de municípios limítrofes formaram consórcio público para utilizar os serviços da guarda municipal de maneira compartilhada.
Falei e disse!


  

segunda-feira, 21 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira, 21 de julho. Faltam 163 dias para o fim do ano. 62 para a chegada da primavera. Data da Fundação do Fluminense Futebol Clube (1902). Criação do FMI e do Banco Mundial (1944). Morte do jornalista que desmistificou o economês, Aloysio Biondi (2000). 
RECESSO TRAVA DIREITOS DAS DOMÉSTICAS

A regulamentação dos direitos dos trabalhadores domésticos não deve vigorar este ano. Questões como FGTS obrigatório e o adicional noturno só devem ser votadas pelo Congresso em 2015.

Por enquanto valem carteira assinada, férias, aviso prévio e a possibilidade de acionar a fiscalização do ministério do trabalho. Mas o projeto de emenda constitucional que assegura FGTS e adicional noturno ainda precisa ser votado em plenário e ter 50 por cento dos votos mais um, ou seja, 257 deputados votando a favor. Quórum muito difícil num período eleitoral.

Em pior grau de dificuldade está a proposta de redução da alíquota de contribuição do INSS para o patrão. Corre o risco de valer apenas em 2016.

O Congresso entrou em recesso branco e só volta a trabalhar em agosto. Mesmo assim, por apenas uma semana. Se for votado, o parecer volta para o plenário, onde também precisa ter também 50 por cento dos votos mais um. Ou seja, provavelmente não será votado este ano.

Essa estória de eleição de dois em dois anos dá nisso: engessa o País.

Falei e disse!


  

sábado, 19 de julho de 2014

O JORNAL DO BRASIL REPUBLICOU DIAS ATRÁS EXCELENTE ARTIGO DE MARIO VARGAS LLOSA A RESPEITO DA DEPRIMENTE PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA COPA DO MUNDO QUE PATROCINOU, REPETINDO AINDA PIOR INSUCESSO DO QUE 64 ANOS ATRÁS. A REFLEXÃO É TÃO OPORTUNA QUE PEÇO LICENÇA AOS DETENTORES DOS DIREITOS PARA REPETIR AQUI...
'El País' - A máscara do gigante 
No futebol como na política é sempre preferível a verdade, diz Mario Vargas Llosa 

Em artigo publicado no El País no último dia 12, Mario Vargas Llosa afirma que lamenta muito a derrota catastrófica do Brasil contra a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, mas confessa que não ficou surpreso. "De um tempo para cá, a famosa seleção Canarinho se parecia cada vez menos com o que havia sido a mítica esquadra brasileira que deslumbrou a minha juventude, e essa impressão se confirmou para mim em suas primeiras apresentações neste campeonato mundial, onde a equipe brasileira ofereceu uma pobre figura, com esforços desesperados para não ser o que foi no passado, mas para jogar um futebol de fria eficiência, à maneira europeia", escreveu no texto intitulado "A máscara do gigante".
Mario Vargas Llosa prossegue afirmando: "Nada funcionava bem; havia algo forçado, artificial e antinatural nesse esforço, que se traduzia em um rendimento sem graça de toda a equipe, incluído o de sua estrela máxima, Neymar. Todos os jogadores pareciam sob rédeas. O velho estilo – o de um Pelé, Sócrates, Garrincha, Tostão, Zico – seduzia porque estimulava o brilho e a criatividade de cada um, e disso resultava que a equipe brasileira, além de fazer gols, brindava um espetáculo soberbo, no qual o futebol transcendia a si mesmo e se transformava em arte: coreografia, dança, circo, balé."
O escritor destaca que os críticos esportivos despejaram impropérios contra Luiz Felipe Scolari, o treinador brasileiro, "a quem responsabilizaram pela humilhante derrota, por ter imposto à seleção brasileira uma metodologia de jogo de conjunto que traía sua rica tradição e a privava do brilhantismo e iniciativa que antes eram inseparáveis de sua eficácia, transformando seus jogadores em meras peças de uma estratégia, quase em autômatos."
Contudo, eu acredito que a culpa de Scolari não é somente sua, mas, talvez, uma manifestação no âmbito esportivo de um fenômeno que, já há algum tempo, representa todo o Brasil: viver uma ficção que é brutalmente desmentida por uma realidade profunda, prossegue o artigo do El Pais.
Mario Vargas Llosa destaca que tudo nasce com o governo de Luis Inácio 'Lula' da Silva (2003-2010). "Segundo o mito universalmente aceito, deu o impulso decisivo para o desenvolvimento econômico do Brasil, despertando assim esse gigante adormecido e posicionando-o na direção das grandes potências. As formidáveis estatísticas que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística difundia eram aceitas por toda a parte: de 49 milhões os pobres passaram a ser somente 16 milhões nesse período, e a classe média aumentou de 66 para 113 milhões. Não é de se estranhar que, com essas credenciais, Dilma Rousseff, companheira e discípula de Lula, ganhasse as eleições com tanta facilidade. Agora que quer se reeleger e a verdade sobre a condição da economia brasileira parece assumir o lugar do mito, muitos a responsabilizam pelo declínio veloz e pedem uma volta ao lulismo, o governo que semeou, com suas políticas mercantilistas e corruptas, as sementes da catástrofe."
Segundo Llosa, "a verdade é que não houve nenhum milagre naqueles anos, e sim uma miragem que só agora começa a se esvair, como ocorreu com o futebol brasileiro. Uma política populista como a que Lula praticou durante seus governos pôde produzir a ilusão de um progresso social e econômico que nada mais era do que um fugaz fogo de artifício. O endividamento que financiava os custosos programas sociais era, com frequência, uma cortina de fumaça para tráficos delituosos que levaram muitos ministros e altos funcionários daqueles anos (e dos atuais) à prisão e ao banco dos réus."
O artigo destaca que as alianças mercantilistas entre Governo e empresas privadas enriqueceram um bom número de funcionários públicos e empresários, mas criaram um sistema tão endiabradamente burocrático que incentivava a corrupção e foi desestimulando o investimento. "Por outro lado, o Estado embarcou muitas vezes em operações faraônicas e irresponsáveis, das quais os gastos empreendidos tendo como propósito a Copa do Mundo de futebol são um formidável exemplo."
Mario Vargas Llosa prossegue afirmando: "O governo brasileiro disse que não havia dinheiro público nos 13 bilhões que investiria na Copa do Mundo. Era mentira. O BNDES (Banco Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social) financiou quase todas as empresas que receberam os contratos para obras de infraestrutura e, todas elas, subsidiavam o Partido dos Trabalhadores, atualmente no poder. (Calcula-se que para cada dólar doado tenham obtido entre 15 e 30 em contratos)."
"As obras em si constituíam um caso flagrante de delírio messiânico e fantástica irresponsabilidade. Dos 12 estádios preparados, só oito seriam necessários, segundo alertou a própria FIFA, e o planejamento foi tão tosco que a metade das reformas da infraestrutura urbana e de transportes teve de ser cancelada ou só será concluída depois do campeonato. Não é de se estranhar que o protesto popular diante de semelhante esbanjamento, motivado por razões publicitárias e eleitoreiras, levasse milhares e milhares de brasileiros às ruas e mexesse com todo o Brasil."
De acordo com Mario Vargas Llosa, as cifras que os órgãos internacionais, como o Banco Mundial, dão na atualidade sobre o futuro imediato do país são bastante alarmantes. "Para este ano, calcula-se que a economia crescerá apenas 1,5%, uma queda de meio ponto em relação aos dois últimos anos, nos quais somente roçou os 2%. As perspectivas de investimento privado são muito escassas, pela desconfiança que surgiu ante o que se acreditava ser um modelo original e resultou ser nada mais do que uma perigosa aliança de populismo com mercantilismo, e pela teia burocrática e intervencionista que asfixia a atividade empresarial e propaga as práticas mafiosas."
Apesar de um horizonte tão preocupante, o Estado continua crescendo de maneira imoderada – já gasta 40% do produto bruto – e multiplica os impostos ao mesmo tempo que as “correções” do mercado, o que fez com que se espalhasse a insegurança entre empresários e investidores. Apesar disso, segundo as pesquisas, Dilma Rousseff ganhará as próximas eleições de outubro, e continuará governando inspirada nas realizações e logros de Lula, prossegue o artigo.
"Se assim é, não só o povo brasileiro estará lavrando a própria ruína, e mais cedo do que tarde descobrirá que o mito sobre o qual está fundado o modelo brasileiro é uma ficção tão pouco séria como a da equipe de futebol que a Alemanha aniquilou. E descobrirá também que é muito mais difícil reconstruir um país do que destruí-lo. E que, em todos esses anos, primeiro com Lula e depois com Dilma, viveu uma mentira que seus filhos e seus netos irão pagar, quando tiverem de começar a reedificar a partir das raízes uma sociedade que aquelas políticas afundaram ainda mais no subdesenvolvimento. É verdade que o Brasil tinha sido um gigante que começava a despertar nos anos em que governou Fernando Henrique Cardoso, que pôs suas finanças em ordem, deu firmeza à sua moeda e estabeleceu as bases de uma verdadeira democracia e uma genuína economia de mercado. Mas seus sucessores, em lugar de perseverar e aprofundar aquelas reformas, as foram desnaturalizando e fazendo o país retornar às velhas práticas daninhas", escreve Mario Vargas Llosa.
O escritor conclui afirmando que não só os brasileiros foram vítimas da miragem fabricada por Lula da Silva, também o restante dos latino-americanos. "Por que a política externa do Brasil em todos esses anos tem sido de cumplicidade e apoio descarado à política venezuelana do comandante Chávez e de Nicolás Maduro, e de uma vergonhosa “neutralidade” perante Cuba, negando toda forma de apoio nos organismos internacionais aos corajosos dissidentes que em ambos os países lutam por recuperar a democracia e a liberdade. Ao mesmo tempo, os governos populistas de Evo Morales na Bolívia, do comandante Ortega na Nicarágua e de Correa no Equador – as mais imperfeitas formas de governos representativos em toda a América Latina – tiveram no Brasil seu mais ativo protetor."

Para finalizar, ele escreve: "Por isso, quanto mais cedo cair a máscara desse suposto gigante no qual Lula transformou o Brasil, melhor para os brasileiros. O mito da seleção Canarinho nos fazia sonhar belos sonhos. Mas no futebol, como na política, é ruim viver sonhando, e sempre é preferível – embora seja doloroso – ater-se à verdade."

sexta-feira, 18 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 18 de julho. Faltam 166 dias para o fim do ano. 65 para a chegada da primavera. É Dia Nacional do Trovador. Data da sagração e coroação de Dom Pedro II (1841). Morte do mentor da Revolução Farroupilha e Presidente do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves (1847). Lei dividia o Brasil em quatro fusos horários (1913). Nascimento do líder anti-aparthaid Sul-africano Nelson Mandela (1918); do cantor e compositor Tito Madi (1929). Morte do Presidente Castelo Branco, em acidente aéreo no Ceará (1967); de Juarez Távora (1975); do historiador, escritor e sociólogo Gilberto Freyre (1987) e do Poeta, cronista e jornalista Paulo Mendes Campos (1991). 

Sábado, 19 de julho. Dia Internacional da Caridade e do Futebol. Nesta data foi fundado o primeiro clube brasileiro dedicado exclusivamente ao futebol: O Sport Clube Rio Grande do Sul (1900). O Jornalista Hélio Fernandes era preso em Fernando de Noronha por críticas feitas ao Marechal Castelo Branco, no dia da morte dele (1967). Morriam: Clementina de Jesus (1987) e Araci de Almeida (1988).

Domingo, 20 de julho. Dia Mundial do Amigo. Dia do Engenheiro Pan-Americano. Morte do Padre Cícero Romão Batista, em Juazeiro, no Ceará (1934).  Neil Armostrong se tornava o primeiro homem a pisar na Lua (1969).
PARECE QUE FOI ONTEM...
Neste domingo faz 45 anos que o primeiro homem pisou na lua. E quantas novelas deram o feito... Primeiro a briga pela conquista do espaço entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética. Depois a desconfiança de que tudo não passava de armação em cenário de areal deserto...

O fato é que a conquista da NASA e de Neil Armstrong abafaram o prestígio da viagem soviética em órbita da Terra. Primeiro pela cadelinha Laika. Depois, por Yuri Gagarin...

Hoje, penso eu, não há mais quem conteste que realmente o homem domina a tecnologia espacial, a ponto de alçar outros roteiros interplanetários e de permanecer por temporadas em naves siderais. A contestação atual fica por conta da necessidade ou não dos experimentos, enquanto muita gente aqui na Terra ainda vive na Idade da Pedra ou estado de absoluta miséria.

Detalhe é que não se dão conta do esgotamento dos recursos naturais do Planeta pela exploração desregrada. A desertificação fica a cada dia mais evidente, mas ninguém quer olhar.  A exploração de petróleo em águas profundas aumenta o oco dessa bola gigante que um dia ainda pode esfarelar-se...

Explorar novos espaços para onde possa transpor-se a humanidade, sob esta ótica, é primordial para a manutenção da espécie Humana, já que não conseguimos frear a ganância a ponto de não destruirmos nosso próprio planeta. Aliás, é esta mesma ganância que nos move.


Falei e disse!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 16 de julho. Faltam 168 dias para o fim do ano. 67 para a chegada da primavera. É Dia do Comerciante. O Papa Pio XI declarava Nossa Senhora Aparecida “Padroeira do Brasil” (1930). Aniversário do pianista Arthur Moreira Lima (1940). Desembarcava em Nápoles o primeiro Contingente da Força Expedicionária Brasileira (1944). Morriam: o teatrólogo Oduvaldo Vianna Filho (1974); o Maestro Austríaco Herbert Von Karajan (1989); o ex-governador de São Paulo, André Franco Montoro (1999); e, aos 103 anos, o escritor e jornalista, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho (2000), Pai de meu querido e saudoso amigo, homem de televisão, Fernando Barbosa Lima.
USO DE CELULAR EM CANTEIRO DE OBRA PODE DAR JUSTA CAUSA
Sindicatos de patrões e empregados na Construção Civil chegam a um acordo no Distrito Federal. Fica proibido o uso de mídias eletrônicas no horário de trabalho. O uso fica liberado apenas no almoço e intervalos...

É a primeira vez que uma convenção coletiva de trabalho aborda o tema no Brasil. Os sindicatos levaram em conta a segurança no trabalho. Inclusive para diminuir o número de acidentes fatais.

Os patrões começaram a pensar o assunto depois que um operário morreu, na Bahia, ao ser atropelado por um caminhão, distraído com um fone de ouvido conectado ao celular.

Em caso de descumprimento da regra, os operários ficam sujeitos às mesmas sanções aplicadas a quem não usa o Equipamento de Proteção Individual (EPI), o que pode levar até a demissão por justa causa.

Posição acertada. Afinal, observando por outro ângulo, há que se levar em conta que a distração também pode se tornar ingrediente de risco na própria estrutura da obra.

Falei e disse!




O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 15 de julho. Faltam 169 dias para o fim do ano. 68 para a chegada da primavera. Data da inauguração do Primeiro trecho da Via Dutra em pista dupla (1950). Morte do ator Bruce Lee, especialista em artes marciais (1973). Ficava proibido fumar em ambientes fechados (1996).
CRUZADA CONTRA OS FICHAS SUJAS
O Ministério publico já cruza informações sobre fichas sujas. De 10 mil pedidos analisados, 198 candidaturas foram impugnadas...

O numero deve subir porque apenas 13 dos 27 estados cruzaram informações até agora. São Paulo e Minas, por exemplo, não enviaram dados por dificuldades no fechamento. Lideram a lista de impugnados:  Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Acre.

É a primeira vez que a lei da ficha limpa é aplicada numa eleição presidencial, envolvendo majoritários aos governos estaduais e senado, e, proporcionais federais e estaduais. Na eleição passada, mil e 200 candidatos foram atingidos.
Rejeição de contas, condenações em 2º grau e abuso poder econômico são os principais motivos.

Os denunciados têm 7 dias para recorrer. Quem sabe, um dia tenhamos uma política com “P” maiúsculo.


Falei e disse!

segunda-feira, 14 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Segunta-feira, 14 de julho. Faltam 170 dias para o fim do ano. 69 para a chegada da primavera. É Dia Mundial da Liberdade do Pensamento, do Propagandista Médico e Dia Nacional do Enfermo. Início da Revolução Francesa com a tomada da Bastilha (1789). Assassinato de Plácido de Castro, o comandante da conquista do Acre (1908). Inauguração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (1909). O assalto ao Trem Pagador rendia 27milhões de cruzeiros. A ação comandada por Tião Medonho, que terminou preso, virou tema de filme nacional (1960). Publicação da encíclica ‘Mater et Magistra’ pelo Papa João XXIII (1961). Morte do escritor Orígenes Lessa (1986) e da atriz e sindicalista Wanda Lacerda (2001). 
BRASIL NÃO SABE O QUE FAZER COM O FUTEBOL.

Primeiro, com a rapidez com que as aves de rapina destroçam a carniça, a CBF descarta a comissão técnica e anuncia que vai fazer contratação milionária de um novo técnico no exterior. 

Em nível de governo o ministro Aldo Rabelo anuncia imponderável  intervenção federal no futebol. 

Depois, querendo responder às vaias, a presidente Dilma Rousseff corrige o auxiliar. Ameniza o tema com proposta de reestruturação do futebol.

Mas até que ponto o governo pode se intrometer nesse assunto? Antes precisa aprender a diferença entre o público e o privado.

O futebol, no Brasil e no mundo, pertence ao segmento privado. A FUTEBRAS vai atrair o imediato rompimento com a FIFA que não vai largar essa máquina de impressão de divisas. Diante de anúncio semelhante da Nigéria já ameaçou governo e federação de lá com desligamento.

Ninguém tem duvida que a copa de 2014 foi um vexame. Que enfraqueceu politicamente o governo... Só a CBF e os jogadores se deram bem diante do estrago: 44 milhões de reais limpinhos com esse vergonhoso quarto lugar.

Os índios pataxós também ganharam. Mas aí foi a generosidade da Seleção Alemã, campeã mundial de futebol e fidalguia...

Alguns acham que a vida recomeça hoje. Eu lembro que ainda temos a eleição. Melhor que o governo brasileiro pode fazer e se fazer de morto e deixar o povo esquecer. Afinal, dizem que brasileiro tem memória curta!


Falei e disse

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Sexta-feira, 11 de julho. Faltam 173 dias para o fim do ano. 72 para a chegada da primavera.  É dia Mundial da População e do Mestre da Banda. Acidente com avião brasileiro matava 122 pessoas em Paris. Dentre elas: o cantor Agostinho dos Santos e o torturador da era Vargas, Felinto Muller. Morte do diretor e ator inglês Lawrence Olivier (1989). 

Sábado 12 de julho. Dia do Engenheiro Florestal. Ouro Preto era declarada Cidade Monumento Nacional (1933). Eleição de Edson Arantes do Nascimento – O Pelé – como atleta do século, por indicação de jornalistas de 19 países (1980). Morte do Jornalista João Saldanha (1990). Brasil perdia a copa da França (1998).  

Domingo, 13 de julho. Dia Mundial do Rock e do Engenheiro Sanitarista. Iniciação de Dom Pedro Primeiro na Maçonaria, como ‘irmão Guatemozin’ (1822). Santos Dumont contornava a Torre Eifell com um dirigível (1901). Nascimento do ator Harrison Ford (1942). Morte do compositor Ciro Monteiro (1973). Cuba recebia os restos mortais de Ernesto Che Guevara (1997). 
JUSTIÇA BRASILEIRA TAMBÉM SE CURVA À FIFA
O presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça negou direito de detentores de cadeiras perpétuas no Maracanã que pretendiam acesso ao estádio na decisão da Copa do Mundo.

É de admirar a capacidade com que se nega um direito adquirido para atender a FIFA aqui no Brasil.

Aqui vai um pouco da história. Final da década de 40 o prefeito carioca Ângelo Mendes de Morais atropelou a doação de área, feita ao município do Rio de Janeiro pelo major cavalariano Suckow da Fonseca, para um hipódromo. Estava abandonada. Virou depósito de sucata da segunda guerra mundial. Nela decidiu erguer o Maracanã, até de forma autoritária, para a copa de 50.

O jornalista Mario Filho arrecadou dinheiro entre benfeitores que compraram cadeiras perpétuas no estádio. Por isso foi homenageado. O Maracanã em verdade tem o nome dele. Meu Pai trabalhava com ele no Jornal dos Sports. Por isso sei detalhes do que estou afirmando. 

Vem a FIFA e obriga o Brasil a editar uma lei com 71 artigos (curiosamente 7 X 1) e nega o direito adquirido desses detentores de cadeiras. E pior! Vem o Superior Tribunal de Justiça e consagra essa inconstitucionalidade...

Já na Copa de 50 o irmão de Mario Filho e também jornalista, Nelson Rodrigues cunhou a frase: o brasileiro tem complexo de viralata. Ouso acrescentar que nossa justiça é pior ainda...

Falei e disse!


quinta-feira, 10 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Quinta-feira, 10 de julho. Faltam 174 dias para o fim do ano. 73 para a chegada da primavera. é Dia Mundial da Lei, da Saúde Ocular, da Pizza e do Truco. Aniversário de Pindamonhangaba (1705) e da Bananal (1832). Morte do Pai da lâmina de barbear, King Kamp Gillette (1932). Lançamento da minissaia por Mary Quant (1964). Morte de Jackson do Pandeiro (1982). 
PIOR PESADELO AINDA PODE VIR...



O Brasil lidera a chacota mundial pela internet. 

Adiciono ao blog de hoje a resposta de um pai, brasileiro comum, respondendo ao filho sobre o sentimento da derrota de 7 a 1...

Filho, "Isso representa mais que um simples jogo! Representa a vitória da competência sobre a malandragem! Serve de exemplo para gerações de crianças que saberão que pra vencer na vida tem-se que ralar, treinar, estudar! Acabar com essa história de jeitinho malandro do brasileiro, que ganha jogo com seu gingado, ganha dinheiro sem ser suado, vira presidente sem ter estudado! O grande legado desta copa é o exemplo para gerações do futuro! Que um país é feito por uma população honesta, trabalhadora, e não por uma população transformada em parasita por um governo que nos ensina a receber o alimento na boca e não a lutar para obtê-lo!  A Alemanha ganha com maestria e merecimento! Que nos sirva de lição! Pátria amada Brasil tem que ser amada todos os dias, no nosso trabalho, no nosso estudo, na nossa honestidade! Amar a pátria em um jogo de futebol e no outro dia roubar o país num ato de corrupção, seja ele qual for, furando uma fila, sonegando impostos, matando, roubando! Que amor à pátria é este! Já chega!!! O Brasil cansou de ser traído por seu próprio povo! Que sirva de lição para que nos agigantemos para construirmos um país melhor! Educar nossos filhos pra uma geração de vergonha! Uma verdadeira nação que se orgulha de seu povo, e não só de seu futebol!!"

O uso político da copa do mundo acabou trazendo para o Brasil prejuízo financeiro, moral e perda da credibilidade em nossos principais produtos de exportação.

O futebol, e, inclusive a Petrobrás estão com a imagem desgastada perante o mundo. O turismo sexual ganhou destaque muito maior do que já tinha. O tráfico de drogas explícito em pleno asfalto da Vila Madalena, coração de São Paulo, denuncia a incapacidade da polícia... A soltura de gente que veio comandar de perto a máfia dos ingressos demonstra a transformação do país no quintal da FIFA.

A presidenta (agora faço questão de atendê-la, e chamá-la assim) relatou à jornalista da CNN, Christiane Amanpour que a derrota de 7 a 1 para a Alemanha foi o seu pior pesadelo, dizendo textualmente: 
"Meus pesadelos nunca ficaram tão ruins. Eles nunca chegaram tão longe. Como torcedora, claro, eu estou profundamente sentida porque eu compartilho da mesma tristeza dos outros torcedores. Mas eu também sei que nós somos um país com uma característica muito particular. Nós crescemos no desafio da adversidade. Nós somos capazes de superar"

É aí que reside o meu pesadelo. Se ao menos tivesse certeza que, perdendo de 7 a 1,  ou até mais, estivéssemos livres dos oportunistas que vendem o Brasil, ficaria feliz e me consideraria vencedor da melhor das Copas...


Falei e disse!

quarta-feira, 9 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Quarta-feira, 09 de julho. Faltam 175 dias para o fim do ano. 74 para a chegada da primavera. É Dia do Soldado Constitucionalista de 32. Data da independência das Províncias Unidas do Rio da Prata, hoje Argentina (1816). Criação da Confederação Sul-Americana de Futebol (1916). Deflagração da Revolução Constitucionalista de São Paulo (1932). Morte de Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes – Vinicius de Moraes (1980).  
7 – 1 = HEXA


A DIVIDA DA COPA É NOSSA,

COM O BRASILEIRO, NÃO HÁ QUEM POSSA...


CADÊ OS MARRENTINHOS? DILMA, LULA, RONALDO...

VENHAM PELO MENOS DIVIDIR A CONTA...



FALEI E DISSE!

terça-feira, 8 de julho de 2014

O DIA NA HISTÓRIA
Terça-feira, 08 de julho. Faltam 176 dias para o fim do ano. 75 para a chegada da primavera. É dia do Pacificador e Dia Nacional da Ciência. Criação do famigerado imposto sindical (1940). Ingresso da Hungria, Polônia e República Tcheca na Otan (1997).
ANATEL COLOCA MAIS FREIO NAS OPERADORAS DE TELEFONIA.
A Agência Nacional de Telecomunicações determina que as empresas de telefonia móvel reduzam valores das ligações de celulares entre operadoras diferentes. A redução seguirá escala regressiva até 2019.
A medida é mais do que necessária. Melhor até do que a outra, óbvia, que prevê a validade dos créditos por até 30 dias ou ainda a desnecessidade de ficar horas na espera para cancelar serviços.
Acaba com o esforço ridículo do usuário, obrigado a ter um chip de cada prestadora para não pagar a tarifa diferenciada.
Até 2019 a diferença cairá de 23 centavos para apenas 2. E, com a medida, a Anatel espera que os preços das ligações entre operadoras diferentes fiquem mais próximos do que é cobrado para chamadas entre usuários da mesma empresa.
Esta redução de preços de interconexão deverá se refletir nos preços dos serviços de telefonia ofertados pelas empresas ao consumidor, pois haverá aumento da competição.

Falei e disse!