quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta-feira, 30 de novembro. Estarão faltando 31 dias para o fim do ano. 24 para a chegada do Natal. É dia do estatuto da Terra, da Reforma Agrária, do Síndico e do Teólogo. É aniversário de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni da Vanguada Paulista (1935) e da Apresentadora Angélica (1973). Morreram na data: O marquês de Sade (1814); o escritor Oscar Wilde (1900); Fernando Pessoa (1935); Angenor de Oliveira – o Cartola (1980); o Advogado Sobral Pinto (1991) e Augusto César Vanucci (1992).

A ESQUERDA BRASILEIRA PERDEU DE VEZ A VERGONHA...

Bastaram 10 anos no poder para a esquerda brasileira mostrar sua verdadeira face. Diante da mais nova denúncia, de que o Ministro Lupi foi funcionário fantasma da Câmara, durante mais de seis anos, o líder do governo, Cândido Vaccarezza foi pontual: “a maioria dos funcionários ‘jamais pisou’ na Casa”. Parece castelo mal assombrado. Com isso pretendeu minimizar os atos inescrupulosos do aliado.

Líderes da oposição reiteraram pedidos de investigações... Para o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), a declaração de Vaccarezza coloca a Câmara em uma situação ruim.

Carlos Lupi, enquanto fantasma, ocupava Cargo de Natureza Especial, e, pelas regras da Casa, precisava bater ponto no gabinete em Brasília. No entanto morava no Rio, e, segundo funcionários de verdade, não pisava o Congresso Nacional...

O Presidente da Câmara, deputado Marco Maia afirmou que vai analisar se Lupi deve ressarcir à Casa os quase 900 mil reais que recebeu irregularmente.

Acho que também deveria cobrar do deputado Vaccarezza a lista dos demais fantasmas, já que disse que a câmara é castelo mal assombrado, para que todos devolvam o que sangraram dos cofres desse pobre Brasil.

Bestas somos nós que votamos em corruptos convictos.

Falei e disse!

PENSANDO EM VOCÊ


Por José Carlos Cataldi

DIA DA BANDEIRA – Em mais um evento cívico, o Coronel Paulo Alipio Branco Valença nos fez recordar os bons tempos do “Grupo Escolar”, em que a gente disputava o primeiro lugar da Turma para ter o direito de hastear o Pavilhão Nacional. Na festa na Praça do Quartel, além dos militares, presença maciça de escoteiros, estudantes de várias escolas e muita gente do Povo. Bela organização Coronel!!! Parabéns! Assim se constrói Cidadania...

GUGU E O MARKETING – espreitando ao longe, Gugu Ramos Melo (PSDC) mais uma vez observava o cerimonial reservado à substituta do prefeito no Dia da Bandeira, já marcando o espaço que acha que vai assumir a partir de janeiro de 2013, quando tomar posse no Palácio de Cristal. Dessa vez, indagado se já havia escolhido seu marqueteiro de campanha saiu-se com essa: “marqueteiros existem para esconder os canalhas. Não preciso disso”. Faz sentido?

SALVA DO INCÊNDIO – Myrinha substituiu João Ribeiro (ambos do PPS) na solenidade, à qual chegou apavorada. - “Pegou fogo na casa do vizinho”... Inda bem que mora perto dos bombeiros.

COMPROMISSO – Ainda na solenidade, obtivemos do Vereador Ricardo Piorino (PDT); compromisso de assegurar o nome do Dr. Antônio Rodrigues da Silva – Catioca; à Praça que começou a ser feita a nosso pedido, enquanto à frente da Presidência do Lessa... Mais do que justo. Ele pisou barro com o “Barão Lessa”, para que o residencial se tornasse realidade.

POR AMOR A PINDA – Por falar no Lessa, repercute bem entre os moradores o gesto do Vereador Jânio e do ex-prefeito Vito Ardito Lerário, de doarem faixa de terra entre o Bairro e o futuro shopping para a prefeitura. O carinho dos “Irmãos Lerário” vai permitir a abertura de uma pista até a linha do trem, o que pode facilitar a transformação do bairro em Condomínio, criando alternativa de penetração até o Vila Rica, sem cortar o residencial. Cogita-se que do outro lado da Rua será erguido um supermercado Walmart, outra barreira para aumentar a segurança. Alguns arriscam o palpite: “a obra já deve ficar por conta do Vitão, de volta à prefeitura...” Será? No Lessa está bem cotado.

SUGESTÃO – Porque a Associação de Moradores não faz um levantamento do custo do fechamento do Lessa, e, mais, uma estimativa do quanto vai ser a manutenção condominial futura? Dando clareza de preço aos que resistem à ideia de transformar o bairro em Condomínio, talvez seja mais fácil o convencimento... No Lessa moram muitos aposentados, e, mesmo os que têm mais recursos, muitas vezes imaginam um compromisso financeiro alto... E como ficará a situação dos terrenos baldios, cujos donos são desconhecidos? E os inadimplentes, comuns nessas associações? Quem paga por eles?

CUSTO BENEFÍCIO – Outra coisa interessante é demonstrar o tamanho da valorização de um imóvel, se o Lessa estiver cercado e com guaritas... Talvez valha mais que um no Colonial Village...

FÔLEGO – Apesar de abatido com a tumoração que lhe surgiu ao pescoço, o Vereador Tuninho da Farmácia é exemplo de tenacidade. Em nome da segurança foi ao Crispim constatar a necessidade de uma lombada na Rua José Malabarba, ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Foi também ao Lago Azul, para anotar pedidos de melhoria nos acessos e luminárias. E no Bairro do Bosque, para cobrar a implantação de fossas sépticas... Aliás, enquanto as obras não são concluídas, obteve a promessa do governo em assegurar pipas d’agua potável aos moradores do Bosque... Tuninho afirmou à coluna que seu novo lema é: “Os cães ladram. E a caravana passa...”

TITITI – Pela cidade é falatório geral que os Vereadores Ricardo Piorino, Alexandre Faria, Isael Domingues e Marco Aurélio perderiam seus mandatos por troca de partidos. Advirto que não é assim que a banda toca... O partido pede o mandato e há todo um processamento. Em defesa o vereador pode, entre outras coisas, alegar perseguição política e até vencer. Lembro a todos o caso da então vereadora Myriam Alckmin. O mandato terminou antes do fim do processo... Problema é que chateia. Lembro como Myrinha ficou abalada e triste com Tchesco e com o PSDB, de onde saiu.

FELIPE COBRA COERÊNCIA – o ex-vereador disse a este Colunista que o PT não deveria aceitar titulares de mandatos egressos de outros partidos, para ser coerente com o que fez, pedindo o mandato dele, quando foi para o PDT... Faz sentido...

O DESTINO DE POSEIDON – E o PMDB será de quem? No mesmo viés, do diz-me-diz dos mandatos, há quem sustente que a titularidade do partido não estaria definida, por força de reivindicação do diretório destituído. Já procurei na internet, e em todos os lugares possíveis e imagináveis. Não encontrei processo algum...

DO AMIGO JACARÉ – “A polícia só prendeu o traficante porque ele se chama Nem. Se fosse ENEM, vazava...



José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN. Atuou nas empresas Globo, Radiobras (Presidencia da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. E-mail: josecarloscataldi@bol.com.br – blog: http://pensandovoce.blogspot.com

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA



Terça-feira, 29 de novembro. Estarão faltando 32 dias para o fim do ano. 25 para a chegada do Natal. Pelo Calendário da ONU é dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, tendo em vista a divisão do território para a criação do Estado de Israel, em sessão das Nações Unidas presidida pelo brasileiro Osvaldo Aranha (1947).

TOMARA QUE SEJA VERDADE...

A presidente Dilma Rousseff anunciou que a política fiscal, o controle da inflação, a distribuição de renda e a geração de empregos são os fatores responsáveis pela “blindagem” do Brasil neste momento de crise econômica internacional.



Disse mais: que “o país tem poupança suficiente para suprir as empresas brasileiras de crédito em caso de escassez de recursos no mercado internacional”, referindo-se às reservas internacionais de 350 bilhões de dólares, e aos recursos depositados no Banco Central.


Foi textual dizendo: “Diante da crise, temos todas as chances de continuar crescendo, porque o Brasil amadureceu economicamente. Somos um país que sabe crescer, manter a estabilidade, não sai por aí feito louco se endividando lá fora, como se fazia antes. Temos a inflação progressivamente caminhando para o centro da meta, uma política fiscal séria. O Brasil tem também um processo de distribuição de renda, talvez o maior responsável pela nossa blindagem em relação ao exterior”.


Melhor que isso, Amigos, só se for verdade! Será?


Falei e disse!







segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Segunda-feira, 28 de novembro. Estarão faltando 33 dias para o fim do ano. 26 para a chegada do Natal. É dia do Soldado Desconhecido. Da inauguração da Estátua da Liberdade (1887). Morte dos escritores Coelho Neto (1934) e Érico Veríssimo (1975). Data em que a Holanda legalizou a eutanásia (2000).

PEDE PRA SAIR, LUPI... 16 MARÇO DE 1957 EM CAMPINAS...

Um gozador, aqui de Pinda, me provocou dizendo que Carlos Lupi era um carioca enrolado... Temos até piores. Mas esclareço que Carlos Roberto Lupi nasceu em Campinas, São Paulo, no dia 16 de março de 1957. Enrolou Leonel Brizola, com atitudes humildes, entregando-lhe jornais diariamente, até conseguir a presidência do PDT, após a morte do caudilho...

Mas nada tira o mérito do processo disciplinar que a Câmara dos Deputados pretende abrir, e inclusive cobrar ressarcimento pelo que o atual ministro do Trabalho ganhou, enquanto foi funcionário fantasma do Congresso por seis anos, cerca de 864 mil reais.

Esta semana pode ser decisiva para Carlos Lupi. Por causa da mais recente e ‘fantasmagórica’ denúncia, partidos da oposição cobram a demissão imediata do ministro, que nega ter recebido indevidamente.

Ouvido sobre o caso Lupi, o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello advertiu que o caso "é muito negativo" e "acaba fragilizando as instituições e o próprio contribuinte".

O cerco está se fechando dia-após-dia. Enquanto há tempo, Lupi, pede pra sair!

Falei e disse!!!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Sexta-feira, 25 de novembro. Faltam 36 dias para o fim do ano. 29 para a chegada do Natal. É Dia Internacional contra a exploração da Mulher, do doador voluntário de sangue e Dia da Baiana.

Sábado, 26 de novembro. É dia do Ministério Público. Data da emancipação política de Tremembé (1896). Morte do ator Grande Otelo – Sebastião Prata (1993); e do Maestro Guerra Peixe (1993).

Domingo, 27 de novembro. Quando estarão faltando 34 dias para o fim do ano e 27 para a chegada do Natal, É dia Mundial da Luta contra o Câncer; do Técnico em Segurança do Trabalho e da Infância. Aniversário de Vera Fischer (1951). Denúncia de fraude na eleição no Rio de Janeiro para prejudicar Leonel Brizola – caso Proconsult (1982).

A CRISE MORAL BRASILEIRA VISTA DO EXTERIOR

“Dilma Rousseff está metida em uma "sórdida e interminável telenovela". A constatação é da revista britânica "The Economist", tratando dos escândalos de corrupção que já derrubaram cinco ministros, estando ainda, um sexto, um sétimo e um oitavo na corda bamba, salvos porque a presidente não quer mais cortes de cabeças até a reforma ministerial de janeiro. Tudo isso em menos de um ano.

A Revista, em sua próxima edição nas bancas, afirma que a presidente poderia ir além das demissões, sendo mais enérgica na condução da política entre governo e base aliada.

Para a "Economist", por causa da "faxina", Dilma desfruta de prestígio nunca antes conquistado. Mas indica que a situação política, que permite a troca de benesses prejudica o seu desempenho.

O artigo ressalta que todos os presidentes, desde a redemocratização, "fizeram variadas coligações para obter maioria no Legislativo". Porém, hoje, o "sistema" é nítido: partidos participam dos ministérios em troca do voto no Congresso e detêm o poder de fundos públicos para expandir os seus tentáculos no poder.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, é o personagem identificado como bola da vez. Sua saída "parece ser apenas uma questão de tempo".

Tá todo mundo esperando...

Falei e disse!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quinta-feira, 24 de novembro. Faltam 37 dias para o fim do ano. 29 para a chegada do Natal. É data do início da construção da Estrada de Ferro Santos Jundiaí (1860). Morte do cantor e compositor Freddy Mercuri, do Grupo Queen (1991

O FATOR PREVIDENCIÁRIO É UMA INDIGNIDADE!

Diante da pressão de aposentados e pensionistas, o governo ficou de rever a modificação feita, de forma impositiva, na sistemática de aposentadoria...

Pra todo mundo lembrar, em 1999, para evitar que o trabalhador se aposentasse muito jovem, foi criado o fator previdenciário. Em agosto desse ano, o ministro da previdência, Garibaldi Alves anunciou que até dezembro formularia uma alternativa às centrais sindicais.

Ontem, no entanto, ele adiou, dizendo: "Acredito que neste final de ano não seja mais viável, apesar do empenho." Explicou que o governo só vai poder enfrentar o problema depois que for aprovada a nova aposentadoria dos servidores públicos federais, muitas vezes suplementada pelo orçamento do INSS.

Sua expectativa é de que o projeto de lei do fundo complementar para os servidores seja votado na Câmara dos Deputados em dezembro e depois vá para o Senado...

A luta continua em outra frente. O Sindicato Nacional dos Aposentados entrou neste ano com uma ação civil pública questionando a constitucionalidade do tal fator previdenciário. Inclusive o Supremo Tribunal Federal já admitiu o pedido da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Rio de Janeiro para participar do processo como assistente.

Considero o que o governo fez, com quem se aproximava do fim do acumulo de tempo para se aposentar, a mesma coisa que mudar a ‘regra do jogo’ com a partida em andamento.

Acreditem: o ministro Garibaldi Alves está apenas ganhando tempo.

Falei e disse.



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta-feira, 23 de novembro. Estarão faltando 38 dias para o fim do ano. 30 para a chegada do Natal. É Dia Nacional de Ação de Graças. Renúncia do Marechal Deodoro elevando ao poder Floriano Peixoto (1891). Criação da Força Expedicionária Brasileira (1943). Morte de Adoniran Barbosa (1982).

A CRISE DESENHA QUADRO TRÁGICO... DESCRENÇA!

Hoje vou comentar a pior crise... Não pense o Caríssimo Leitor que vai ser sobre a crise econômica mundial, porque essa é pinto, perto da moral...

O Brasil vai de mal a pior, porque banaliza a corrupção.

Depois dos mensalões, dinheiros nas cuecas e nas meias, a sucessão de ministros corruptos não para... Tudo isso é pouco, perto da tragédia que é não poder confiar na Justiça! Inclusive quando há venda de sentenças...

Por denunciar e agora acompanhar a evolução patrimonial de 62 magistrados que não apresentaram declaração de renda nos últimos anos ou foram denunciados por aceitarem propina, a Corregedora Nacional de Justiça ministra Eliana Calmon, tem sofrido as maiores pressões.

A Corregedoria conta com o apoio da Receita Federal do Brasil, da controladoria-Geral da União e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Mas precisava contar com apoio da Magistratura Nacional, repleta de gente séria, e do Povo em geral.

Eliana Calmon reafirma a existência de corrupção no Judiciário. E embora saiba que os desvios de conduta são pequenos, entende que a Justiça não deve dar lugar a nada que ameace sua credibilidade, para que o Povo, nosso maior e mais justo patrão, não perca a crença e a esperança...

Falei e disse!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Terça-feira, 22 de novembro. Faltam 39 dias para o fim do ano. 31 para a chegada do Natal. É dia da música e do músico. Data da revolta da Chibata. O “Almirante Negro”, João Cândido rebelava a armada contra castigos físicos na Marinha do Brasil. Assassinato de John Kennedy em Dallas, Texas (1963) e do líder da Aliança Libertadora Nacional, Carlos Marighella (1969). Ascensão ao Trono do Rei de Espanha, Juan Carlos de Bourbon.

SE FOSSE HOJE, UM SENADOR VALERIA 43 VEZES MAIS QUE UM TRABALHADOR COMUM...

Em números de hoje, no oficial, um senador vale 43 vezes mais que um trabalhador brasileiro que pega no batente nas primeiras horas do dia e não tem hora pra largar.

Mas o Congresso Nacional, onde estão abastados senadores e deputados, vai apreciar a proposta do executivo, que eleva o salário mínimo para pomposo valor de 622 reais e 73 centavos a partir de 1º de janeiro de 2012.

E lambam os beiços, porque a previsão era passar a 619 reais e 21 centavos. Nada mal, ganhar mais 3 reais e 52, não?

Essa lambuja fantástica que o trabalhador vai levar, no país da corrupção, foi revelada por ofício do Ministério do Planejamento, alterando o projeto de orçamento da União.

E dos aposentados e pensionistas que têm benefícios de mais de um salário, ninguém diz nada...

Por isso, não esqueçam de continuar cobrando ação de seus senadores e deputados. Nós, “Cabeças Coroadas” exigimos respeito e aumento real...

Falei e disse!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Segunda-feira, 21 de novembro. Faltam 40 dias para o fim do ano. 32 para a chegada do Natal. É dia Nacional da Homeopatia e da Televisão. Data da emancipação política de Nazareth Paulista (1676); da inauguração da Ford em São Bernardo do Campo (1958) e do lançamento do Livro “Brasil Nunca Mais”, com lista de 444 torturadores da ditadura (1985).

NO BRASIL O EXEMPLO NÃO VEM DE CASA...


Enquanto governantes e o congresso nacional discutem como desossar o pré-sal, o vazamento de petróleo no Campo do Frade, explorado na Bacia de Campos pela gigante norte-americana CHEVRON, dá starter a uma série de perguntas. PRIMEIRA: por que a Petrobrás, detentora da maior tecnologia de exploração em águas profundas não manteve o monopólio ali, transferindo o setor para terceiros? SEGUNDA: não seria melhor repensar o pré-sal ao invés de deixar a ganância presidir o processo? TERCEIRA: teremos condições de frear um vazamento abaixo da região abissal?

O Ministério do Meio Ambiente deve anunciar nesta segunda-feira que a empresa Chevron receberá multa máxima, de 50 milhões de reais por dano ambiental. A máxima aplicada até hoje... Vem daí a QUARTA indagação: isso paga o prejuízo causado ao meio ambiente? Paga o envenenamento e a possível mudança da rota migratória de aves e peixes, com reflexos na cadeia alimentar ou quem sabe até no clima do planeta?

O oceanógrafo David Zee, nomeado perito pela Polícia Federal para acompanhar o caso, diz que não! Segundo ele, para as empresas, seria mais vantajoso pagar a multa do que ter controle mais rígido sobre vazamentos. O valor representa, por exemplo, menos de por cento dos investimentos de 5 bilhões de dólares da companhia...

O Secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc afirma que o acidente poderia ter sido evitado e merece resposta mais forte: -“É uma região rica em biodiversidade, como algas, plantas e micro-organismos que são base da cadeia alimentar marinha”... Por isso vai pedir hoje o descredenciamento da TRANSOCEAN, empresa contratada para perfurar o poço no Campo de Frade, junto ao IBAMA. Lembra que a TRANSOCEAN é a mesma envolvida no vazamento de óleo do Golfo do México, em 2010.

Passados 14 dias do início do vazamento, o petróleo continuava vazando em alguns pontos no Campo de Frade, segundo informou ontem a Agência Nacional do Petróleo.

A cada instante o governo gasta milhões em propaganda conclamando o Povo a colaborar para a salvação do Planeta... Dai vem a QUINTA indagação: de que adianta, se ele – GOVERNO – é o primeiro a permitir destruição milhares de vezes maior que a produzida por alguém que lava a frigideira besuntada de óleo e escorre na pia da cozinha?

Amigos! Tenho ou não razão de dizer que, no Brasil, o exemplo não vem de casa?

Falei e disse.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Sexta-feira, 18 de novembro. Faltam faltando 43 dias para o fim do ano. 35 para a chegada do Natal. É aniversário de morte de Antonio Francisco Lisboa – o Aleijadinho, em Vila Rica, Minas Gerais (1814). Fundação da Ordem dos Advogados do Brasil (1930). Eder Jofre conquistava o título mundial dos pesos-galo (1960). Suicídio coletivo dos seguidores de Jim Jones, da seita Templo do Povo (1978). Morte do compositor Ronaldo Bôscoli (1994) e do colunista social Zózimo Barroso do Amaral (1997).

Sábado, 19 de novembro. É Dia da Bandeira, instituído em 1908. Dia Mundial do Xadrez. Aniversário de Ted Turner, criador da cadeia de notícias CNN (1938). Lançamento da Frente Ampla, em oposição à ditadura militar, por JK e Carlos Lacerda (1966). Morte de Guimarães Rosa, autor de Grandes Sertões Veredas (1967). Milésimo gol de Pelé, contra o Vasco, no Maracanã, (1969). Morte de Adolpho Bloch criador do Grupo Manchete (1995) e do jornalista escritor e teatrólogo Plínio Marcos (1999).

Domingo, 20 de novembro. Estarão faltando 41 dias para o fim do ano. 33 para a chegada do Natal. É dia Nacional da Consciência Negra, pela morte de Zumbi dos Palmares (1695). Declaração Universal do Direito das crianças (1959). Queda do Elevado da Avenida Paulo de Frontín (RJ), matando 29 pessoas (1971). Morte do ditador Espanhol Francisco Franco (1975). A princesa Diana revelava na TV que traía o Príncipe Charles (1995).

QUEM PODERÁ DECRETAR A ILEGALIDADE DA GREVE DOS JUIZES DO TRABALHO?

O País parece que pirou! A ANAMATRA – Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho confirma que no dia 30, os 3 mil e 600 juízes trabalhistas de todo o país, paralisarão suas atividades por 24 horas para, segundo afirmam, “defender seus direitos básicos e o cumprimento da Constituição”.

Imagine a situação de quem está esperando há um ano por uma audiência, saber agora, que será sorteado a sair da pauta...

Em nota que justifica a suspensão de cerca de 20 mil audiências, os magistrados informam textualmente: “Lamentamos profundamente os transtornos que causaremos, mas nós, que defendemos a legislação trabalhista há 70 anos, precisaremos parar um dia para defender os nossos direitos também. Não gostaríamos de ter chegado a esse ponto, mas não temos alternativa diante do impasse institucional entre os Poderes e as especulações de concessão de recomposição de cerca de 5%, muito abaixo do devido”.

Segundo o presidente da ANAMATRA, Renato Sant’Anna, os magistrados do Trabalho farão atos em seus estados, organizados pelas associações regionais, contando com a adesão da Associação dos Juízes Federais do Brasil.

Tomara que chegue logo, o dia dos trabalhadores mais humildes, aposentados e pensionistas, também conseguirem sensibilizar a todos, quanto a miséria em que vivem há muito mais que 70 anos... Inclusive os que dependem dessas audiências e sentenças que vão ser suspensas em mais um protesto vindo das elites...

Falei e disse.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quinta-feira, 17 de novembro. Faltam 44 dias para o fim do ano. 36 para a chegada do Natal. É dia da Criatividade. Inauguração do canal de Suez, ligando o mar Vermelho ao Mediterrâneo (1869). Fundação do Clube de Regatas do Flamengo (1895). A Bolívia perdia 190 mil quilômetros quadrados do Acre para o Brasil, com a assinatura do tratado de Petrópolis (1903). Morte do escultor francês Auguste Rodin (1917) e de Heitor Villa-Lobos (1959).

NUM RASGO DE MORALIDADE...

A mobilização da sociedade civil em busca da moralidade, apesar de ainda tímida, já valeu para dois passos importantes. Cena UM: a assembleia legislativa do Rio de Janeiro aprovou a ficha limpa para a contratação de novos funcionários pelo Estado. A Cena DOIS vem de São Paulo, onde o governador não aprovou ainda a ficha limpa para livrar a cara do amigo Ortiz, mas a Justiça proibiu a Assembleia Legislativa e o governo de pagar aos deputados estaduais o chamado “auxílio paletó”.

Vergonha gritante! Cada deputado ganha duas etapas de 20 mil reais/ano a pretexto de despesas que deveriam fazer com a compra de sapatos, gravatas e paletós. São 40 mil reais que damos a cada um deles, por ano. E, se imaginarmos que um sapato custa em média 100 reais, uma gravata 25 e um terno 400, os parlamentares poderiam enriquecer o guarda roupas com 94 trajes completos todo ano, a custa do dinheiro do trabalhador paulista, que as vezes não compra nenhum, e, não tem ninguém que pague por ele...

A decisão moralizadora, por enquanto é liminar do juiz Luis Fernando Camargo de Barros Vidal, da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, a requerimento dos promotores Saad Mazloum e Silvio Antonio Marques, sustentando que a verba, além de “absolutamente indevida”, seria “lesiva ao patrimônio público” e “flagrantemente atentatória ao princípio da moralidade".

Defendendo o indefensável, a Assembleia alega que a ajuda de custo é constitucional, pois é paga de acordo com o modelo de remuneração federal...

Resumindo: a patifaria é geral, nos três níveis da administração. A gente tem mais que trabalhar pra sustentar essa vagabundagem toda...

Agora, a maior mancada da semana. O deputado petista Ricardo Berzoini, vendo a foto do Lula raspado por causa da quimioterapia, disse: Fez barba e cabelo. O bigode fica para 2012. A brincadeira de mau gosto pegou mal...

Falei e disse.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta-feira, 16 de novembro. Estarão faltando 45 dias para o fim do ano. 37 para a chegada do Natal. É Dia Internacional para a Tolerância. Aniversário de 87 anos do lançamento de “A Menina do Narizinho Arrebitado”, de Monteiro Lobato (1921). Nascimento do escritor português José Saramago (1922). Criação da UNESCO – Organização das Nações Unidas para educação (1945). Morte do ator norte-americano Clark Gable (1960); do cantor e compositor Candeia (1978); do ator William Holden (1981); e da novelista Janete Emmer Dias Gomes, mais conhecida como Janete Clair (1983).

JOGANDO CONVERSA FORA, DEBAIXO DO COBERTOR CURTO...

Primeiro foi o Lula... Pregando as maravilhas do SUS, teve a cara de pau de sugerir ao Obama, criar um Sistema Único de Saúde nos Estados Unidos. Agora é a vez da Presidenta. Anuncia a implantação de dois programas para aumentar a rapidez e qualidade no atendimento de urgência, e, ao mesmo tempo admite que o governo deve enfrentar problemas de superlotação e falta de leitos nos hospitais da rede pública.

No puxa-estica do cobertor curto, Dilma Roussef foi textual: "Precisamos melhorar a gestão dos hospitais e o treinamento das equipes e, para isso, vamos contar com a parceria dos melhores hospitais do país, aqueles que são chamados de hospitais de excelência".

A presidenta também lembrou que o Brasil é o único país do mundo, com mais de 100 milhões de habitantes, que assumiu o desafio de ter um sistema universal de saúde, público e gratuito, e, que, dos 190 milhões de brasileiros, 145 milhões dependem do SUS.



Eu diria também que é o único país do mundo que tem a cara de pau de dizer que atende gratuitamente a população. Certo seria dizer: finge atender o Povo...



Falei e disse!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Terça-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República (1889). Faltam 46 dias para o fim do ano. 38 para a chegada do Natal. Dia do esporte amador. Fundação do primeiro PSB – Partido Socialista Brasileiro (1932). Mário Juruna era o primeiro índio eleito deputado federal, pelo PDT do Rio de Janeiro (1982).

NOVO GRITO CONTRA A CORRUPÇÃO...

Grupos se organizam pelas redes sociais, marcando novo protesto contra a corrupção, neste feriado da Proclamação da República. Estão previstos atos em 37 cidades de 17 Estados.

Este será o terceiro protesto do ano. A 12 de outubro, as manifestações reuniram 20 mil pessoas em Brasília, 2 mil na avenida Paulista, em São Paulo; e Mil e 500 na praia de Copacabana, no Rio; segundo cálculos da Polícia Militar. Outras cidades, como Florianópolis, Belo Horizonte, Goiânia, Recife, Manaus, Fortaleza e Curitiba reuniram desde 15 participantes até 2 mil e 500.

Os manifestantes têm bandeiras como o fim do voto secreto no Congresso Nacional e a aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Vai que cola...



segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Segunda-feira, 14 de novembro. Faltam 47 dias para o fim do ano. 39 para a chegada do Natal. É dia nacional da alfabetização e do Bandeirante. Data da emancipação política de Lorena (1774). Morte da Princesa Isabel (1921); de Sacadura Cabral, primeiro a fazer a travessia aérea do Atlântico, por desaparecimento no mar (1924); e de José Flores de Jesus, o compositor Zé Kéti (1999). É aniversário do Príncipe Charles da Inglaterra (1948).

ENFIM ALGUÉM PREOCUPADO COM A EPIDEMIA DO CRACK...

Ouvi do ministro da Saúde, Alexandre Padilha um discurso responsável, dentro de um quadro de irresponsabilidade total. Quase certo...

Ele afirmou que a dependência do crack é uma nova epidemia no país. Aliás, disse que o Brasil vive duas novas epidemias que atingem a juventude: acidentes de trânsito e o uso do crack. Percebam que em caso de fiscalização, quem usou crack não é apanhado no bafômetro...

Segundo o Ministro da Saúde, quem já foi na cracolândia sabe que esse é um mercado novo de drogas. Uma droga barata. Desestruturadora de famílias. Que interrompe projetos individuais. Por isso, pregou a reorganização das políticas públicas – tanto de saúde como de educação e segurança – para tratamento de dependentes. O SUS – Sistema Único de Saúde; e programas sociais devem ser estruturados para o combate ao crack.

A Única objeção que faço ao discurso do ministro é essa ideia de atenuar a participação do usuário no processo. Salvo melhor juízo, se não houver consumo o traficante morre de fome. Ai, sem consumo, não teria Rocinha, Morro do Alemão ...

Por isso mesmo, o consumidor deve ser punido. Mas precisa ter assegurado o tratamento para a recuperação.

Falei e disse!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Sexta-feira, 11 de novembro. Faltam 50 para o fim do ano. 42 para a chegada do Natal. Início da semana da ciência e da paz. Dia nacional do supermercado. O Marechal Deodoro recebia comitiva de republicanos e aderia à causa (1889). O General Lott praticava o golpe da legalidade, ocupando o Rio de Janeiro com 25mil soldados para garantir a posse dos eleitos: JK e Jango (1955).

Sábado, 12 de novembro. Dia do diretor de escola. É aniversário do cantor e compositor Paulinho da Viola (1942).

Domingo, 13 de novembro. Estarão faltando 48 dias para o fim do ano. 40 para a chegada do Natal. Data da morte do ator Vittorio de Sica (1974) e de João Leitão de Abreu, por dois governos, chefe do gabinete civil da ditadura (1992).

11 do 11 de 2011 ... SERIA UM CASO A PENSAR???

O Dia 11 de novembro de 2011, é considerado, em algumas crenças, como data de transição. Místicos apostam na abertura de um portal de energia, graças ao alinhamento dos planetas, trazendo novas tendências ao cotidiano. Há celebrações agendadas para ocorrer simultaneamente em vários países.

Acredite quem quiser... O significado do 11 na numerologia, na cabala, na astrologia e no tarô recomenda roupas de cores fortes e vibrantes, análogas ao 11, ou então o branco.

Segundo o astrólogo e escritor Felipe Porto, respeitadíssimo em Brasilia – capital mais exotérica do mundo, as teorias sobre a abertura do portal são as mais diversas, vão de anjos a discos voadores. Mas é uma questão de alinhamento astrológico: às 11 horas e 11 minutos de hoje, de acordo com os astros, o ascendente será Aquário... O regente, Urano, estará na Casa 2, que é a das realizações materiais. Os dois planetas que regem o ser humano - Vênus e Mercúrio - estarão no mesmo local, a 11 graus da casa 11 zodiacal. Segundo a numerologia, 11 horas e 11 minutos desta sexta-feira é considerada uma hora mágica. As energias cósmicas estarão alinhadas, possibilitando acesso direto ao plano superior. Donde concluem que, quem sintonizar essa energia terá possibilidade de obter paz, harmonia e revelações espirituais.

Como para os místicos importa a chamada ‘hora sideral’ ou ‘tempo estelar’ exato das 11 horas, 11 minutos e 11 segundos, a meditação principal deverá chegar ao auge às 12 horas, 0 minutos e 24 segundos, pelo fato de estarmos em horário de verão.



Além dos esotéricos, alguns segmentos evangélicos marcaram de se reunir no simbólico 11 do 11 de 11 para orar. É o Dia Global da Adoração, divulgado pela internet, no mundo inteiro. A intenção é “alcançar a unificação do corpo de Cristo”, em uma corrente de oração que vai durar das uma hora.

Eu creio, particularmente, que qualquer dia pode ser poderoso. Inclusive hoje... Se estivermos em sintonia com Deus, poderemos fazer de cada momento, um instante único...

Falei e disse!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quinta-feira, 10 de novembro. Faltam 51 dias para o fim do ano. 43 para a chegada do Natal. É dia do trigo e dos veteranos de guerra. Morte do compositor, poeta e jornalista Torquato Neto (1972); de Leonid Brejnev, ex-primeiro ministro da URSS (1982); e do sanitarista David Capistrano Filho, ex-prefeito de Santos (2000).

BARRADA A FICHA LIMPA...

A Suprema Corte examina duas ações que pedem a constitucionalidade da lei. Uma proposta pela OAB. Outra pelo PPS. Há ainda uma terceira que sugere a inconstitucionalidade, de autoria do Conselho Nacional de Profissionais Liberais...

Pilotando o comando da “turma do deixa disso”, o Ministro Joaquim Barbosa que volta-e-meia se licencia, apareceu nesse julgamento para barrar a votação, pedindo vista de matéria exaustivamente conhecida, logo após o voto fundamentado, aprovando parcialmente a vigência da Lei para 2012.

A Lei, aprovada pelo Congresso em 2010, teve sua aplicação suspensa em março deste ano, porque o Supremo entendeu que ela não poderia retroagir para atingir os candidatos naquele pleito.

Infelizmente, no Brasil, sempre alguns casuísmos acabam perpetuando a impunidade. Copiando Minas Gerais, o governador Geraldo Alckmin ia incluir no pacote da transparência de sua gestão, um decreto que instituiria a Ficha Limpa também para o funcionalismo paulista. Mas segundo a Jornalista Renata Lo Prete, ele acabou desistindo, ao lembrar que seria forçado a descartar Bernardo Ortiz da presidência da Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Ao que publicou Lo Prete, Ortiz tem condenação em segunda instância.

E assim vamos vivendo, em busca da sonhada lisura na condução da coisa pública ou ‘res publica’, se assim o preferirem...

Falei e disse!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta-feira, 9 de novembro. Faltam 52 dias para o fim do ano. 44 para a chegada do Natal. Dia do manequim. Data do Baile da Ilha Fiscal, (último do império) com dinheiro desviado do socorro à seca do nordeste (1889). Aniversário da atriz Eva Tudor (1920). Eleição de John Kennedy (1960). Morte de Cecília Meireles (1964); de Charles De Gaulle (1970), do estilista e figurinista Dener Pamplona de Abreu (1978); do cantor Altemar Dutra (1983).

BRASIL! 511 ANOS DE PATIFARIA...



No dia em que se completam 122 anos do último baile da ilha fiscal, com desvio de verbas públicas que seriam destinados à seca do Nordeste, para homenagear a esquadra Chilena que sitiava o Rio de Janeiro e o aniversário de casamento da princesa Isabel com o Conde D’Eu, a imprensa continua destacando descaminhos atuais, na pasta do trabalho, e, o uso de verba de concessionária e entidade de classe, na campanha do líder do governo na Câmara, o que é proibido pela legislação eleitoral...

As cabeças do Ministro Carlos Lupi e do deputado Cândido Vacareza estão assando. Sendo pedidas, pelo próprio partido, no caso do primeiro, e, pelo Ministério Público, no caso do segundo...

Paro então para pensar na capacidade desse pais! Sangra desde Mil e 500. Pilhado diariamente pelas elites dirigentes... Pasmem, amigos! Ainda assim continua com pujante riqueza...

No caso Lupi, metade do PDT acha que ele devia pedir para sair. Lupi herdou o partido, espuriamente, de Leonel Brizola, que a essa altura deve estar se remexendo no túmulo. Vivo fosse, também pediria para que ele saísse. Mas o ministro se agarra na parede como lagartixa. Não cai do muro...

Vacareza está pedido no Tribunal Superior Eleitoral pelo Ministério Público, que sustenta a denúncia, alegando que ele usou 350 mil reais que não podia, para fazer campanha...

Amigos fui buscar em minha coleção de jornais velhos, a notícia de que no passado, não muito distante, o deputado Vacareza foi acusado de dar calote em cabos eleitorais da região de Alta Paulista, oeste do Estado de São Paulo. Segundo o Estadão, o deputado estaria devendo 270 mil a um engenheiro com quem fez dobradinha em Marília, 20 mil ao próprio PT local e 60 mil a um empresário de Tupã, além de outras dívidas menores com outras pessoas da região. Juntando as parcelas, somamos os 350 mil que é acusado de haver recebido da UTC engenharia S/A e da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisas (Interfarma) – 200 e 150 mil, respectivamente – e que, ainda por cima, não teria repassado aos credores...

Gente! É tanta patifaria que só comparando o governo ao que narrou George Orwell, na obra a “Revolução dos Bichos”:

“vozes gritavam, cheias de ódio, e eram todos iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir, quem era homem, quem era porco.”

Brasil! Mostra a sua cara!!!

Falei e disse!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Terça-feira, 8 de novembro. Estarão faltando 53 dias para o fim do ano. 45 para a chegada do Natal. É dia Mundial do Urbanismo e do Radiologista, por causa da descoberta do raio-X (1895). Nascimento do Cardeal Emérito do Rio de Janeiro, Eugênio Sales (1920) e do ator francês Alain Delon (1935). Fracassa a primeira tentativa de Hitler em proclamar a “Revolução Nacional Socialista” na Alemanha (1923).

LUZ NO FIM DO TUNEL PARA APOSENTADOS

Nem tudo está perdido para aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do salário mínimo. São quase 9 milhões nessa situação.

O presidente da Comissão Mista do Orçamento, deputado Vidal do Rêgo, do PMDB da Paraíba afirmou que existem reservas previstas para 2012, e, segundo ele, os recursos poderiam ser destinados à concessão de reajuste em 11 vírgula 7 por cento, bastando para isso convencer os deputados a apoiarem a emenda que prevê o aumento real.

A proposta entra na pauta do Plenário, amanhã. A fim de garantir a aprovação pelos parlamentares, centrais sindicais e entidades representativas dos aposentados já organizam ato para hoje, na Câmara. O presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas, Warley Martins planeja um mutirão para lotar as galerias de Câmara, e, hoje vai aos presidentes das duas Casas do Congresso – Marco Maia e Sarney; para costurar parcerias.

Daqui de longe a gente pode ligar ou mandar e-mails para deputados e senadores. É preciso lembrar a essa turma que voto de aposentado tem peso...

Falei e disse!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Segunda-feira, 7 de novembro. Estarão faltando 54 dias para o fim do ano. 46 para a chegada do Natal. É dia Nacional dos Tribunais de Contas. Aniversário do mais antigo jornal da América Latina, ainda em circulação: O Diário de Pernambuco (1825). Nascimento da escritora Cecília Meirelles (1901); e do compositor Ary Barroso (1903). Instalação do primeiro regime comunista do Mundo, com a vitória da revolução Russa (1917). Fundação do Grupo Comunista do Rio, por Astrogildo Pereira (1921). Aniversário do Governador Geraldo Alckmin (7.11.1952). Morte do ator Steve MacQuenn (1980).

REPROVADO NO ENEM VAI TENTAR A PREFEITURA DE SÃO PAULO

Por escolha de Lula e apoio de Dilma, o ministro da Educação Fernando Haddad já está focando a prefeitura de São Paulo, pelo PT. Os outros concorrentes do Partido dos Trabalhadores foram praticamente forçados a sair da disputa interna.

Resta saber se vai repetir-se, em São Paulo, o fenômeno eleitoral da transferência de votos que favoreceu Dilma, agora para Haddad que, além de não ser simpático, foi reprovado três vezes na organização do ENEM, e, deixará o Ministério da Educação com uma herança maldita no ensino público: faltam 400 mil professores no ensino fundamental e médio no País.

A maior carência é para as disciplinas de matemática, química, física e biologia. Há escolas que nem as têm na grade.

Será que os adversários deixarão de explorar tamanha incompetência? Amigos professores, cuidado!

Falei e disse!