quinta-feira, 30 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quinta-feira, 30 de junho, é Dia do Caminhoneiro e da inauguração do Palácio da Alvorada (1958). Independência do Congo (1960). Aniversário de Mike Tyson (1966). Morte de Abelardo Chacrinha Barbosa (1988).

ENFIM A MORALIDADE?

Não sei se já é possível comemorar, pois a matéria ainda vai ao plenário. Mas a Comissão de Constituição e Justiça aprovou proposta de emenda Constitucional que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais. Talvez já no próximo pleito.

Se aprovada a mudança, apenas serão admitidas coligações nas eleições majoritárias, ou seja, para preenchimento dos cargos de Presidente da República, senador, governador e prefeito.

Os senadores favoráveis argumentaram que as coligações nas eleições para vereador e deputado federal, distrital e estadual visam exclusivamente o aumento do tempo de propaganda eleitoral no Rádio e na TV de partidos considerados grandes ou viabilizar maior número de cadeiras por partidos menores.

E argumentam com toda razão, penso eu...

Resta saber se os casuísmos não serão mais fortes no plenário, mantendo imoralidades que fazem com que parlamentares e edis, com pouquíssimos votos, acabem sendo eleitos na cauda de algum cometa...

Falei e disse...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta-feira, 29 de junho, é Dia do Pescador, em homenagem ao apóstolo Simão Pedro; e da Telefonista. Morte, aos 56 anos, do segundo Presidente da República, Floriano Peixoto (1895). Aniversário do ator Sérgio Brito (1923) e de Junior do Flamengo (1954). O Brasil era campeão do Mundo pela primeira vez, vencendo a Suécia por 5 a 2 (1958); e pela segunda vez no Chile, vencendo a Tchecoslováquia por 3 a 1 (1962). Morte do cantor Jorge Veiga (1979), fui colega dele na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, onde ele dizia antes de cantar: alô alô aviadores do Brasil, lembrando o tempo em que as aeronaves se guiavam pelo sinal das emissoras de rádio

NÃO SEI SE VALE A PENA...

Muita atenção para o que vou comentar! Principalmente você que tem a cabeça coroada! Ao confirmar para agosto a antecipação do pagamento do 13º salário a aposentados e pensionistas, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho deixou transparecer a possibilidade do governo passar a parcelar a natalina mês-a-mês, a partir do ano que vem. Além da merreca mensal, uma merrequinha mais todo mês, por conta do que você iria receber em fatias maiores em duas vezes.

Sinceramente não sei se vai valer a pena. A ‘merrequinha’ mensal talvez dê para comprar uma caixa de bombom sonho de valsa, ao passo que o parcelamento semestral, acaba sempre aliviando dívidas acumuladas, e, em alguns casos, até permitindo uma excursão pelo interior.

Se não acontecer o parcelamento mês a mês em 2012, uma coisa é certa: a antecipação semestral do ano que vem será em julho, e, em 2013, será em junho.

Tô vendendo essa pelo preço que comprei. Se for potoca a culpa é do Garibaldi, o ministro...

Mas como disse, não sei se vai valer a pena. Eu francamente prefiro o décimo terceiro da aposentadoria em duas vezes. Essa coisa de fracionamento mensal acaba passando a ideia de que eles nos deram aumento, e não será verdade.

O! Garibaldo... tô de olho...

Falei e disse...

terça-feira, 28 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira, 28 de junho, deixavam o Kasato Maru os primeiros 781 imigrantes japoneses que vieram contribuir para a formação, segundo Darcy Ribeiro, da Raça Miscigenada Brasileira (1908). Morria o Presidente Manuel Ferraz Campos Sales (1913). Aniversário do ator Mel Brooks (1926); do ex-Presidente Itamar Franco (1929).

OS CARÍSSIMOS PEDÁGIOS DE SÃO PAULO

Outro dia mesmo comentei aqui o absurdo dos valores das tarifas de pedágio nas rodovias paulistas. Previa um aumento alto, mas o crescimento é vertiginoso. A partir de primeiro de julho, para percorrer a Imigrantes, em direção à Baixada Santista o motorista vai pagar 20 reais e 10 centavos.

Para a nova tabela dos pedágios foram usados dois indexadores diferentes. Os pedágios das praças cujas concessões foram assinadas entre 1998 e 2000 - Imigrantes, Anchieta, Anhanguera, Bandeirantes, Washington Luís, Castello Branco e parte da Raposo Tavares – levaram em conta o IGP-M. O reajuste aplicado foi de 9 vírgula 77 por cento.

Já os contratos assinados a partir de 2008 tiveram como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA; 6 vírgula 55 por cento; afetando as concessionárias das rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto, Dom Pedro Primeiro, Marechal Rondon e parte da Raposo Tavares.

A lambada foi tão violenta que, para o próximo ano o governo anuncia a unificação dos reajustes pelo IPCA, que, a médio e longo prazo, tende a ter variações menores que o IGP-M, bastante influenciado pelo dólar.

É melhor ficar em casa...

Falei e disse...


 
 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Segunda-feira, 27 de junho é Dia Nacional do Vôlei. Data da emancipação política de Lavrinhas (1881). Morte da atriz Francesa Ethel Gumm, a popular Judy Garland (1969). Corpo do Padre Henrique Pereira, seqüestrado pelo Comando de Caça aos Comunistas – CCC – aparece castrado no Recife (1969).

A VIDA CONTINUA...


Um dia ele chegou, e, parecendo que sabia que entre mim e ele se travaria uma grande amizade, convidou-me para almoçar. Era junto com a cidade inteira, na imensa confraria em que transformava a cantina do Jornal da Cidade.

Ali acontecia tudo. Até se conspirava em favor de novas lideranças e governos, sempre com a boa intenção de escolher o melhor para a região.

Naquele ambiente misto de trabalho e familiar tudo se compunha bem às claras. A empresa, representada por todo o corpo de companheiros, humildes ou não, era tocada por ele, o “Velho Mago” mas com a bela aliança. Tanto que me convenceu a desistir do recôndito da aposentadoria que programara, após 35 anos de trabalho duro, para colaborar com aquela obra, por mero diletantismo.

Hoje posso dizer que os poucos anos que passamos juntos foram dos mais felizes de minha vida. Reconheci em José Antonio de Oliveira o irmão espiritual que o útero não me dera. O Amigo espetacular que não falhou nunca!

Nos divertíamos muito, ao mesmo tempo em que o ajudava no trabalho. Não foram raras as vezes que nos protegemos de adversários mais exaltados.

Zé do Jornal, MEU 'VELHINHO' QUERIDO, me fez lembrar recomendações de meu Pai quanto as amizades: “Nunca esqueça de seus Amigos! Serão mais importantes à proporção que você for envelhecendo. Independentemente do quanto você ame sua família. Os filhos que porventura venha a ter. Você sempre precisará de amigos. Lembre-se de ocasionalmente ir a lugares com eles. Faça coisas com eles. Telefone para eles...”

Tenho certeza que meu Amigo querido - irmão mais novo e ao mesmo tempo guru; José Antonio de Oliveira, jamais ouvira do Velho Ary Cataldi, meu Pai amado, esta frase. Mas a praticava de coração em seu dia a dia.

O tempo se foi. Meus Pais se foram. A vida passou. E a amizade persiste, superior ao tempo e à própria morte. Quis o destino, no entanto, que fosse eu o Amigo a lhe defender em alguns processos absurdos. Quis também o destino que lhe pudesse render justa homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo. Mas também quis a má sorte permitir que fosse eu a ouvir seu grito de dor, ao telefone, sem poder fazer nada. A não ser agora encontrar em palavras, a conformação para o tempo em que ficaremos separados.

Sim porque não tenho duvida que meu querido José Antonio está a bordo de um barco que cruzou a linha do horizonte onde não posso mais vê-lo, mas onde é visto por alguém que já está do outro lado. Já que também tenho certeza que Deus apenas pediu de volta aquele a quem à vida emprestou por mais de 50 anos.

Só assim posso encontrar conforto para a separação, refletindo que a morte não apenas nos arrebata pessoas queridas. Mas as imortaliza para sempre em nossa saudosa lembrança.

Falei e disse...

quinta-feira, 23 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quinta-feira, 23 de junho é data da retomada dos Jogos Olímpicos por sugestão de Pierre de Coubertin (1894). Mas a bandeira olímpica com cinco círculos só foi içada em 1914. Aniversário de Dercy Gonçalves (1907). Acontecia em terreno da Light, na Várzea do Glicério, em São Paulo, o primeiro jogo noturno de futebol no Brasil. O República venceu a Sociedade Esportiva Linhas e Cabos por 2 a 1, em partida iluminada pelos faróis de 20 bondes (1923). Aniversário de Elza Soares (1937). Data da aprovação do divórcio (1977). Morte de PC Farias e Suzana Marcolino (1996) e de Leandro, da dupla com Leonardo (1998).

Sexta-feira, 24 de junho é Dia Mundial dos Discos Voadores e do Caboclo. Data da emancipação de Atibaia (1665) de Joanópolis (1878) e da Libertação da Venezuela por Simon Bolívar (1821). Morte de Carlos Gardel (1935). Fundação do PSDB, tendo Mário Covas por primeiro presidente (1988). Morte do Cantor Ivon Curi (1995).

Sábado, 25 de junho é dia do Imigrante. Nacionalistas apelidavam Roberto Campos, à frente do BNDES, de “Bob Fields” (1958). Independência de Moçambique (1975); da Croácia e da Eslovênia (1991). Morte do oceanógrafo Jacques Custeau (1997); do cantor Wilson Simonal (2000); e do Jornalista Evandro Carlos de Andrade, da Globo (2001).

Domingo, 26 de junho é Dia Internacional de Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. Fundação do Clube Militar (1887). Aniversário do ministro cantor Gilberto Gil (1942). Morte de Aymoré Moreira, treinador da seleção que conquistou a copa de 62 (1998). E o genoma humano era decifrado (2000).

O POVO SANGRADO COMENTA OS DADOS DO IMPOSTÔMETRO

Desde ontem observo pessoas comentando a notícia de que os contribuintes brasileiros já pagaram 700 bilhões de reais em impostos federais, estaduais e municipais só este ano. O cálculo, feito pelo indexador conhecido como "impostômetro" da Associação Comercial de São Paulo projeta para o final do ano, a arrecadação de 1 trilhão e 400 bilhões de reais em tributos.

O absurdo maior não é a tungagem no bolso do contribuinte. Muito pior é verificar que as pessoas sabem que os recursos não revertem em nada de positivo. A saúde continua mal. A educação é vergonhosa. A merenda escolar é desviada... E o eleitor continua votando nessa gente sem vergonha. Gente que ainda dá trabalho ao Ministério Público e esperneia, na hora de ir para a cadeia...

Falei e disse...

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta-feira, 22 de junho é Dia do Orquidófilo. Hitler invadia a Rússia sem declaração de guerra (1941). Morte do dançarino, cantor e ator Fred Astaire (1987). A NASA anunciava o encontro de sinais de água em Marte (2000).

SAIDEIRA DO PEDÁGIO

O feriado prolongado de Corpus Christi, que para muitos começa logo mais, será o último em valores atuais, para quem trafegar em estradas paulistas. O motorista em São Paulo vai enfrentar, já a partir de 1.º de julho, reajustes que, em alguns casos, devem chegar a 9 vírgula 77%. Pior! Os valores serão arredondados de 10 em 10 centavos.

O aumento obedece aos contratos de concessão assinados com o governo do Estado. Os mais antigos, de 1990, seguem o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV): caso da Castelo Branco e dos Sistemas Anchieta-Imigrantes e Anhanguera-Bandeirantes, que ligam a capital paulista ao interior do Estado e ao litoral.

Já para as rodovias que tiveram os contratos assinados com fator de correção pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), um indicador mensal de preços do varejo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o reajuste chegará a 6 vírgula 55 por cento: caso das rodovias Dom Pedro, Carvalho Pinto, Raposo e o Rodoanel.

Além de pagar o pedágio mais caro do planeta, o usuário das estradas paulistas ainda enfrenta armadilhas caracterizadas pela forma como são escondidos os radares, ilegais, acima de tudo por não serem sinalizados.

É por isso que eu prefiro a Via Dutra...

Falei e disse!

terça-feira, 21 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Terça-feira, 21 de junho é Dia Internacional da Música, Dia Olímpico Universal, do Intelectual, e do Mídia. O Brasil vencia a Itália e conquistava o Tri-campeonato Mundial no México (1970). Morte do Grande Líder Trabalhista Leonel de Moura Brizola (2004).

QUEM GARANTE QUE O INVERNO VAI SER FRIO?

Por onde tenho passado vejo gente se queixando do frio, antes mesmo do inverno começar. Imaginem agora que ele chega. Todo mundo arrisca previsões. Uns com base na ciência. Outros com base na experiência passada pela ancestralidade.

Pois o inverno chega de fato e de direito às 14 horas e 16 minutos de hoje. Deve trazer dias frios, com poucas chuvas, ocorrências de neblina, nevoeiro e baixa umidade relativa do ar para quem vive nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e em parte da região Nordeste. Aqui em São Paulo, os efeitos já começam hoje, primeiro dia da estação... O mês de julho deve ser o mais frio, com mínima de 11,6ºC e máxima de 22,1ºC, seguido por agosto e setembro, de acordo com a série histórica. A ocorrência de geadas é mais provável até agosto, especialmente na Serra da Mantiqueira, na nossa vizinha Campos do Jordão, indica a Meteorologia.

Mas tirante a parte técnica, nossos meteorologistas domésticos arriscam prognósticos os mais diversos, com base no cantar do galo, do ranger dos dentes do cavalo, no tamanho do formigueiro...

Sabendo que eu teria de comentar o assunto o Amigo Paulo Cardoso, do Rio de Janeiro, me mandou estudos baseados nas profecias do chefe índio, consultado pelos notáveis da tribo...

O chefe, nascido e criado em tempos modernos, não aprendera com os ancestrais os segredos milenares escritos nas estrelas. Mas para não perder a pose, nem demonstrar insegurança, olhou para o céu por algum tempo. Elevou as mãos para sentir os ventos, e anunciou em tom soturno o que Tupã soprava a seus ouvidos: “Teremos inverno muito forte. Bom catar muita lenha”...

Só que, por via das dúvidas, ligou escondido do celular para o serviço de meteorologia. Ficou aliviado com a confirmação de que o inverno seria forte. Tanto que mandou seu povo catar mais lenha...

Ainda por via das dúvidas, dois dias depois, ligou de novo para a meteorologia oficial, recebendo por resposta que as evidencias indicavam que sim... Informação suficiente para o chefe índio mandar as anciãs e os ‘curimins’ reforçarem a catança até de gravetos...

Semana seguinte, ainda um pouquinho inseguro, o chefe ligou outra vez para a meteorologia dos brancos, perguntando em tom decisivo: - “Vocês têm certeza que inverno vai ser tão rigoroso assim?” Resposta: - Sem a menor dúvida, responde o meteorologista de plantão. Este ano teremos um frio muito, mas muito intenso mesmo, fora das médias tradicionais... – “E o que leva homem branco ter tamanha certeza?”. Resposta: - Meu amigo é só observar que este ano os índios estão catando lenha pra ca-cique!

O tempo é coisa de Deus, Amigos. Ninguém entende nada! Nem nós, cara pálida, nem o Cacique...

Falei e disse...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Segunda-feira, 20 de junho é Dia do Revendedor. Criação do BNDES, tendo por primeiro diretor Roberto Campos (1952). Data da independência de Mali e do Senagal (1960). Morte da favorita de Noel Rosa, Aracy de Almeida (1988) e do articulador político Renato Archer (1996).

LEI SECA NÃO FOI EFICAZ


A lei seca fez 3 anos neste fim de semana. Apesar do número de apreensões e atuações ser maior, o número de mortes e acidentes não seguiu a mesma tendência em oito das maiores capitais brasileiras. O Brasil ainda ocupa o quinto lugar no ranking mundial de países recordistas em acidentes de trânsito, com 38 mil mortes por ano, atrás de nações como a Índia, China, EUA e Rússia.

O levantamento leva em conta informações de órgãos responsáveis pela fiscalização nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Manaus, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e Distrito Federal. Inclusive em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, percebe-se que o ‘Twitter’ é usado como arma contra a fiscalização, e os motoristas usam a rede para anunciar onde estão ocorrendo as blitzen.

Estudiosos do comportamento humano acham que não basta a repressão. Faltam mais campanhas educativas...

Acho que ao invés de cestas básicas, os infratores deveriam fazer estágios nos necrotérios.

Falei e disse!!!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Sexta-feira 17 de junho é Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca e do Funcionário Público Aposentado. Início da Guerra Civil Espanhola pelo Generalíssimo Franco (1936). Entrega do Projeto de Anistia por Golbery do Couto e Silva e Petrônio Portela ao Presidente Figueiredo (1979).

Sábado, 18 de junho, é Dia do Imigrante Japonês e do Químico. Aniversário de Fernando Henrique Cardoso (1931); do Cantor e Compositor Sérgio Ricardo (1932) e de Maria Bethânia (1946). Morte do Ator João Álvaro de Jesus Quental Ferreira – o Procópio Ferreira, Pai da Bibi (1979) e de Dircinha Batista (1991).

Domingo 19 de junho, começa a Semana Nacional Antidrogas. Afonso Segreto fazia a primeira filmagem no Brasil, com tomadas da Baía de Guanabara (1898). Aniversário de Chico Buarque de Holanda (1944) e de Sidney Magal (1953).

DEU A LOUCA NO MUNDO

Todo mundo riu quando mais ou menos 15 anos atrás o então prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia entrou num açougue e pediu um sorvete. Certo que de vez em quando ele faz coisas mirabolantes, mas acho que no caso estava apenas antevendo o futuro. Hoje compra-se chiclete e balas nas farmácias, remédios nos botequins e padarias, eletrodomésticos em supermercados, e faz-se lanche em açougues, por que não...

O que não está combinando bem, mormente em tempo de insegurança plena, é instalar caixas eletrônicos em estabelecimentos comerciais. Além de lesar bancários e expor a risco sem retorno os comerciários, os caixas em lojas que não dispõem de vigilantes levam a exposição perigosa, lojistas e clientes.

O PPS decidiu recorreu ao Supremo Tribunal Federal para que a resolução do Conselho Monetário Nacional, permitindo a estabelecimentos comerciais executarem serviços bancários seja suspensa. A resolução propiciou, por exemplo, que supermercados possam ser contratados pelos bancos para receberem o pagamento de boletos de seus consumidores.

Na arguição, O Partido argumenta que a resolução desrespeita direitos trabalhistas dos funcionários desses estabelecimentos, que exercem funções semelhantes às de bancários sem terem respeitados os mesmos direitos.

Além do mais o PPS argumenta que matérias que tratam do sistema financeiro têm que ser estabelecidas necessariamente em lei complementar, não por mera resolução...

Eu cá digo o seguinte: o tempo também não é para suprimir empregos de bancários que operam num dos setores mais lucrativos do país.

Se não for por uma questão de legalidade e segurança, que a suspensão dos caixas obedeça, no mínimo, o bom senso...

Falei e disse!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta-feira, 15 de junho é Dia Nacional de Combate ao Colesterol e do Paleontólogo. Data da emancipação de Piquete (1891) e aprovação do divórcio (1977). Morte da cantora Ella Fitzgerald (1996).

MADEIREIROS DERRUBAM ÁRVORES E DEFENSORES DAS FLORESTAS.

Os madeireiros descobriram uma forma de superar todo e qualquer obstáculo que possa haver ao desmatamento... Matando um defensor da floresta por dia! Ontem deu-se a notícia que exterminaram mais um: Obede Loyla Souza, de 31 anos, casado e pai de 3 filhos. Foi morto perto de casa, no acampamento Esperança, município de Pacajá, no Pará.

É a quinta morte em decorrência de conflitos no campo desde o fim de maio. Obede denunciou a extração ilegal de madeira na região. Foi executado! Tiro a queima roupa no ouvido, disparado de uma garrucha.

O agricultor discutiu – meses antes – com representantes de madeireiros na região. A Comissão Pastoral da Terra acredita que mais dois agricultores, que também participaram da discussão, estejam jurados e morte.

A presidente Dilma Rousseff vai manter homens da Força Nacional de Segurança no local. A lista de pessoas ameaçadas, segundo a Pastoral da Terra, contabiliza mil nomes. Desde 1996 já houve 212 assassinatos em conflitos de terra no Pará. Talvez seja por isso a autorização do Congresso para a divisão do estado. No rateio dos mortos no Pará por três novos estados, o total de baixas de cada um, cai para 70... Ora, ora! Brincadeira, heim...

Falei e disse!

terça-feira, 14 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Terça-feira, 14 de junho é Dia do Solista. Morte do Presidente Afonso Pena (1909). Criação do Parque Nacional do Itatiaia (1937). Lançamento da Sandália Havaiana (1962). Morte da Atriz Cacilda Becker (1969) e da Atriz e Musa da revolução de costumas Leila Diniz (1972). Rendição da Argentina na Guerra das Malvinas (1982). Reatamento de relações entre Brasil e Cuba (1986).

O POVO VAI SABER QUEM É BOM PARA SER VOTADO...

A internet pode se consolidar como importante instrumento de repulsa aos políticos de ficha suja ou quase suja. Se a lei não os impedir de concorrer, o “Mapa da Corrupção”, hospedado no Google Maps pode dar as informações que o eleitor vai precisar para votar certo e com consciência.

Marlon Reis, coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral definiu o ‘Mapa’ como ferramenta inteligente e útil aos direitos de liberdade de expressão.

A idéia já funciona com sucesso na Espanha e o que se espera é que cada brasileiro passe a ser um guardião da lisura e honestidade do processo eleitoral. O Mapa surgiu na rede há menos de um mês, inspirado nos inúmeros protestos que a brasileira Raquel Diniz acompanhou de perto na Espanha, país onde morou nos últimos dois anos. Como o governo espanhol tomou medidas temerárias, a população reagiu através das redes sociais.

Os temas de estreia do ‘Mapa da corrupção brasileiro’ foram: morte do casal extrativista no Pará e o vertiginoso crescimento patrimonial de Antônio Palocci.

Raquel acredita que o mapa vai ajudar a melhorar a “memória curta” que o brasileiro tem da corrupção. E o importante é que, nos mesmos moldes do Wikipédia, qualquer um pode e deve colaborar enviando informações que serão checadas.

O Povo não pode ser massa de manobra dos poderes corruptos da república que não se entendem sobre a vigência ou não do ficha limpa. Aliás, até quando?



Falei e disse!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Segunda-feira, 13 de junho, é Dia do Turista. Data dedicada pela Igreja a Santo Antonio, que nasceu em Lisboa, no bairro de Alfama, a 15 de agosto de 1191 e morreu em Pádua, a 13 de junho de 1231. Foi batizado como Fernando de Bulhões y Taveira. Seu pai, Martim de Bulhões combateu os Mouros. Por isso, além de casamenteiro, Santo Antonio é visto como homem de coragem. Foi considerado general “post mortem” do exército brasileiro, invocado na guerra de expulsão dos invasores franceses no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro. Na devoção pelos cultos afro-brasileiros sincretiza como Ogum na Bahia e como Oxossi em outras regiões. A Data também marca a emancipação de Guaratinguetá (1630), de Paraibuna (1666) e de Santo Antonio do Pinhal (1860). Data da criação do SNI pelo General Golbery do Couto e Silva (1964). Morte do Brigadeiro Eduardo Gomes (1981). Morte de um dos Pais de Brasília e da Barra da Tijuca, o Arquiteto Lúcio Costa (1998); e do guitarrista dos Titãs Marcelo Frommer (2001).

NÃO QUEIRAM ENTENDER PRA NÃO ENLOUQUECER

De repente, numa carta recheada de elogios, Dilma Roussef colocou Fernando Henrique Cardoso no céu. Disse que FHC é um “acadêmico inovador”, “político habilidoso” e “o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica”.

A mensagem está no site montado para comemorar 80 anos do ex-presidente.

Gera enorme contradição na cabeça dos petistas menos avisados porque, se de um lado, Lula-lá sempre foi critico ao antecessor, acusando-o de ter deixado herança maldita, Dilma, por outro, enumera altíssimos elogios a Fernando Henrique:

Diz que o tucano acredita no "diálogo como força motriz da política"; que "foi essencial para a consolidação da democracia brasileira" e que luta por seus ideais "até os dias de hoje". Despede-se chamando o adversário de “querido presidente”.

FHC está com a bola toda. Além da carta de Dilma recebeu depoimentos de apoio de Bill Clinton, Tony Blair, Roberto Carlos, Paulo Coelho e do ex-jogador Ronaldo.

Eu apesar de achá-lo prosa, não posso negar que FHC plantou a horta em que Lula colheu. Agora a gente percebe que a safra acabou. Dilma é quem está com a herança maldita que o ‘cumpanheiro’ deixou...

Falei e disse!







sexta-feira, 10 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 10 de junho, é dia da Artilharia; do Pastor e da Raça. O Brasil decretava pena de morte aos escravos que matassem ou molestassem o senhor, o feitor ou familiares de ambos. Foram reveladas pelos irmãos Lumière as primeiras fotografias coloridas (1907). Massacre de 25 mil Armênios pelas tropas Otomanas. Luiz Carlos Prestes assumia o comando do movimento conhecido como Coluna Prestes (1925). Nascimento do Pai da Bossa Nova, João Gilberto (1931). Morte do nadador e ator Rômulo Arantes (2000).

Sábado, 11 de junho, é Dia do Educador Sanitário e da Marinha Brasileira que, em dia como hoje reduziu a esquadra Paraguaia a apenas 4 navios, na Batalha do Riachuelo (1865). Data do discurso nazista de Vargas a bordo do encouraçado Minas Gerais (1940). Seqüestro do Embaixador Alemão Von Holleben (1970). Morte de Eurico Gaspar Dutra (1974). Morte do ator John Wayne (1979). Guga tornava-se bi-campeão em Roland Garros (2000), e, pela terceira vez (2001).

Domingo, Segunda-feira, 12 de junho, é dia dos Namorados e do Correio Aéreo Nacional. Data da coroação de Elizabeth Segunda da Inglaterra (1953).

NOSSA DIGNIDADE PERANTE O MUNDO MORREU COM AYRTON SENNA!


A decisão de não extraditar e de libertar Cesare Battisti contrariou o governo italiano e alguns senadores brasileiros. O governo italiano anunciou que vai recorrer ao Tribunal Internacional de Justiça, com sede em Haia, Holanda, para tentar reverter a decisão. A Itália em seu repúdio formal afirmou que o Brasil não tem maturidade para figurar entre as principais potências, nem tem como aspirar posições de relevo na ONU.

Felizmente a imagem do Brasil não vai de todo mal, na Europa, por causa de um herói que já se foi, deixando lacuna que infelizmente não foi preenchida por outro ícone de ética e honestidade. Ayrton Senna é a única memória que dignifica o Brasil lá fora.

Aliás, o documentário “Senna”, exibido no Brasil em 2010, chegou aos cinemas ingleses na última sexta-feira, 3 de junho. O filme do diretor indiano Asif Kapadia arrecadou surpreendentes 614 mil dólares, o equivalente a 967 mil reais em seu primeiro final de semana de exibição em Londres, garantindo o posto de documentário com a maior bilheteria de estreia na história do país.

Devido à grande demanda, o Estúdio Universal, produtor da fita, já soltou um comunicado no qual diz que levará o filme a um número maior de cinemas na Inglaterra.

“Senna” tem sido muito bem avaliado entre os ingleses. O crítico de cinema da BBC, Mark Kermode, descreveu o documentário como um dos filmes que as pessoas "têm de" assistir em 2011.

Senna foi de fato um brasileiro extraordinário. Sua morte, há 17 anos, abriu enorme lacuna em nossa dignidade perante o mundo!

Falei e disse!!!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quinta-feira, 09 de junho, é dia do Tenista, do Protético e do Porteiro. Primeira aparição do Pato Donald no cinema, no filme “A Galinha Sábia” (1934). A ditadura militar sufocava o Correio da Manhã, que deixou de circular após 73 anos. Foi o criador dos classificados (1974). Despedida de Hortênsia do basquete (1995).

ADVOGADOS REPROVAM A JUSTIÇA ...


O conceito da Justiça brasileira não é bom. Pelo menos entre os advogados. Em pesquisa realizada pela USP, os operadores do direito consideraram a Justiça: desigual, ineficiente, desonesta, lenta, cara e de difícil acesso.

Foram ouvidos Mil 172 advogados de todas as regiões do país, durante o mês de março de 2011. Oitenta e seis vírgula dois por cento dos entrevistados acham a Justiça pouco ou nada igual quanto à igualdade de tratamento, seja por condição social, favorecimento ou filiação política. Já 89,7% acreditam que ela é pouco ou nada eficiente. E, com relação ao acesso, a maioria dos entrevistados, 64% acreditam que é muito difícil ou difícil chegar até o Judiciário.

Quanto aos custos, 89,9% acreditam que ela é cara e 61,2% acham que é pouco ou nada honesta.

E dizer que até bem pouco tempo a Justiça era o que se salvava a cara feia do Brasil...

Tá mesmo feia a coisa!

Falei e disse!!!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta-feira, 08 de junho é Dia do jesuíta José de Anchieta, o homem que falava com os índios. Dia do Citricultor. Fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1948). Aniversário da atriz Sonia Braga (1950). Cassação dos direitos políticos de JK (1964). Morte do ator Robert Taylor (1969). Gustavo Kuerten – o Guga – conquistava o título de tênis em Roland Garros em clima de grande emoção (1997). Morte de Victor Paz Estensoro, por quatro vezes presidente da Bolívia (2001).

CAIU A MÁSCARA...


Finalmente o ar de indiferença deu lugar à percepção de que a permanência de Antônio Palocci a frente da Casa Civil gerava desgaste desnecessário ao governo.

A presidente Dilma Rousseff aceitou o pedido de demissão do ministro que agora voltando à iniciativa privada, ao menos em tese, ganhará de 4 a 5 vezes mais do que no cargo em que esteve por absoluto e desprendido devotamento...

Caiu, mas morreu atirando honestidade e lisura, com base no posicionamento do procurador geral da república que não viu em seus procedimentos nada demais.

A oposição acha que nada altera o posicionamento desencadeado para apurar a denuncia de crescimento inexplicável do patrimônio de Palocci.

Se quiserem minha opinião, sou capaz de apostar que não vai dar em nada. Assim como não deu para Genuíno, Delúbio, Gushiken, Dirceu e outros menos votados. Já foi assim com o próprio Palocci no episódio do caseiro, lembram-se? Daqui a pouco todo mundo esquece e o Palocci volta reabilitado, pronto para outra. Lavou, tá novo...

Falei e disse!



terça-feira, 7 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Terça-feira, 07 de junho é Data da assinatura do Tratado de Tordesilhas (1494). Nascimento do capitão da primeira copa, Hideraldo Luís Bellini (1930). Aniversário do cantor Roger Nelson – o Prince (1958). Morte do pioneiro do automobilismo brasileiro, Chico Landi (1989) e da cantora que cantava pelos joelhos, Nara Leão (1989).

QUANDO A POLÍCIA FOI, OS BANDIDOS JÁ ESTAVAM VOLTANDO...


A velocidade dos bandidos neutralizarem as ações policiais é impressionante. Os bandos que estouram caixas eletrônicos em São Paulo já encontraram saída para limpar as cédulas banhadas por tinta.

A polícia apreendeu na casa de um suspeito, produtos químicos com que o homem, que tinha um revólver banhado a ouro, lavava as notas escondidas num filtro de água.

Cerca de 75 mil notas manchadas pelo remédio capenga da inteligência policial ainda estão em circulando no país. E se as autoridades acham que podem repassar o ônus de sua incapacidade em conter os marginais, tirando o valor do dinheiro tinto de vermelho, estão enganadas.

O Procon já contestou a validade da decisão, indicando que "o custo da medida de segurança contra o aumento de explosões de caixas eletrônicos, principalmente no Estado de São Paulo, não pode ser repassado à população".

Via das dúvidas, recomendo às pessoas que receberem notas manchadas que, em primeiro lugar, procurem o Procon, já que registrando a ocorrência podem ter as cédulas retidas...

A propósito, por que é que ninguém pinta o dinheiro do Palocci?

Falei e disse!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira, 06 de junho, data da Fundação do Museu Nacional (1818). Inauguração da Fábrica Têxtil de Pedra, por Delmiro Gouveia (1914). Autorizada a venda de alimentos congelados nos Estados Unidos (1930). Aliados Desembarcam na Normandia – 55 mil soldados em 5 mil navios e mil aviões (1944). Morte do inventor do cinematógrafo, Louis Lumière (1948). Fundação do jornal carioca “O Dia” (1951). Morte de um dos Pais da psicanálise, Carl Jung (1961). Morte do músico norte-americano Stan Getz (1991) e de Moreira da Silva, o Kid Morengueira (2000).

QUANTA MALUQUICE!


O Brasil é realmente um país de contrastes. O Ministro Antonio Palocci arma um crescimento patrimonial maravilhoso e depois quer passar a todos nós a ideia de que não houve tráfico de influência...

A presidenta da república diz que governa altaneira, mas não faz nada atualmente sem ouvir o ex-presidente Lula. Inclusive consta que vai consultar o “cumpanheiro ex-presidente” antes de decidir se demite ou não o Chefe da Casa Civil...

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o aliado Sérgio Cabral manda prender, em vários quartéis, os bombeiros que protestavam por receber o piso ridículo de 936 reais, sinalizando que os corajosos combatentes das chamas podem sofrer penas de até dez anos de privação da liberdade... Eu não entraria no fogo por essa mixaria e esse tratamento desrespeitoso!

Amigos! Se Palocci sair da casa civil onde deve ganhar em torno de 30 mil reais por mês, pode voltar à iniciativa privada onde não ganhava menos de um milhão de reais por ano, quantia da qual abriu mão de continuar recebendo, pela devotada vontade de bem servir ao Brasil. É mole?

Os bombeiros presos, de repente, vão ganhar mais proporcionalmente como detentos, tomando banho de sol nos quartéis, do que quando se expunham ao risco dos incêndios.

Mais louco do que isso, apenas a disputa pelo PMDB de São Paulo. Skaf pretende arpoar Baleia Rossi em alto mar, reduzindo o deputado que se acha dono do partido a um pequeno aquário sem a menor expressão, segundo a Folha.

Portanto, quem tinha como certo que o candidato do PMDB à prefeitura da capital do estado mais importante do Brasil seria Gabriel Chalita deve colocar as barbas de molho porque o empresário de Pinda, socialista arrependido, agora negocia diretamente com o cacique vice Michel Temer.

E haja coerência no nosso Brasil brasileiro!

Falei e disse!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 03 de junho é dia do administrador de pessoal. Convocação da Assembléia Constituinte Luso-Brasileira, pelo príncipe regente dom Pedro (1822). Morte do clássico austríaco Johann Strauss (1899), e, do escritor Tcheco Franz Kafka (1924). Primeira demonstração de transmissão de TV no Rio de Janeiro e no Brasil (1939). Independência da Tunísia (1955). Morte do Papa João XXIII (1963), do cineasta italiano Roberto Rossellini (1977), do zoólogo Augusto Ruschi (1986), do violonista espanhol Andrés Segovia (1987), do líder iraniano Aiatolá Ruhollah Khomeini (1989). E do ator mexicano, radicado nos Estados Unidos Antonio Rodolfo Oaxaca Quinn – Antonny Quinn (2001)

Sábado, 04 de junho, é Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão. Aniversário de Nova Friburgo (1819); da proclamação da República do Chile por Marmaduke, após golpe de estado (1932). Nascimento do ator Hugo Carvana (1937). Primeira transmissão experimental da TV Tupi no Brasil (1950). Morte do Urbanista que deu leveza a Brasília e à Barra da Tijuca, Burle Marx (1994). Aprovação da reeleição pelo senado (1997).

Domingo, 05 de junho, é Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU, em Estocolmo (1972). Intervenção dos Estados Unidos em Cuba (1912). Apresentação da Teoria da Relatividade por Albert Einstein (1905). Aniversário de Ivo Pitanguy (1920); de Erasmo Carlos (1941); de Wanderléia (1946). Cassação de Ademar de Barros (1966). Início da Guerra dos 6 dias, no Oriente Médio (1967). Assassinato de Robert Kennedy (1968). Morte do cantor e compositor João Nogueira, aos 58 anos (2000).

PT GAÚCHO QUER POR ORDEM NA ZONA


O PT do Rio Grande do Sul acha que a permanência de Antonio Palocci como ministro prejudica a imagem do Governo Dilma e atrapalha a governabilidade. Por isso o deputado estadual e presidente do partido no Sul, Raul Pont, exigiu o afastamento e defendeu que a Executiva Nacional do PT tome uma posição oficial em relação à situação de Palocci. Pont foi textual: "É importante para que tenhamos uma orientação. Por enquanto, o partido não tem uma posição oficial".

Em nome da corrente partidária que representa, diga-se de passagem das mais sérias no PT, Raul Pont disse mais: "Particularmente, entendo que ele tem que se afastar, para tirar esse tema de dentro do governo. A situação do Palocci não pode contaminar o governo. É uma denúncia pessoal que ele tem de responder. Se não tem respostas, então que se afaste do governo até que tudo seja investigado."

Mostrando a gravidade da situação, o deputado destacou que assuntos urgentes estão sendo deixados de lado, devido às suspeitas de enriquecimento ilícito de Antonio Palocci. O governo ficou enredado. Não tendo cabimento que, com uma pauta tão extensa e importante, como o Código Florestal e a reforma política, ficar tudo parado enquanto se discute se Palocci está ganhando mais ou menos dinheiro.

Fora do governo o País continua. Também acho!

Falei e disse.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira, 02 de junho, data do nascimento de Donatien Alphonse François, o Marques de Sade (1740). A Ordem dos Cavaleiros da Santa Cruz, rival pró-monárquica da Maçonaria era criada por José Bonifácio (1822). Morte do herói de dois mundos Giuseppe Garibaldi, depois de unificar a Itália (1882). Proclamação da República na Itália (1946). Coroação de Elizabeth II na Inglaterra (1953).

RESPEITÁVEL PÚBLICO! QUANDO O POVO ACORDAR, JÁ ERA...

O País caminha para o caos moral. Da anarquia à ditadura de esquerda será um passo.

Reparem que, em breve, pode ser obrigatório ser gay. Tem-se como certa a impossibilidade da prisão em flagrante. Não se pode mais investigar um ministro ou um político suspeito de corrupção, porque mesmo após a convocação, a blindagem da base governista garante a não ida.

E, ontem, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, ignorando o princípio da liberdade de imprensa, aprovou projeto que torna crime o jornalista publicar o que conseguir apurar de uma investigação sigilosa.

O profissional de imprensa que, cumprindo o seu papel de bem informar, divulgar notícia verdadeira, mas relativa a um inquérito sigiloso, corre o risco de pegar de 2 a 4 anos de cadeia e multa.

O país vai mal, senhoras e senhores. Pois se a maioria dos casos rumorosos são descobertos e esclarecidos pela imprensa... Onde vamos parar? Não se apura mais nada, minha gente!

Na Alemanha de Hitler foi assim que tudo começou...

Ou o Povo se levanta, ou quando for levantar, já terá perdido as pernas...

Falei e disse.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O DIA NA HISTÓRIA


Quarta-feira, 01 de junho, é Dia Nacional da Imprensa, lembrando a fundação do Correio Brazieliense, primeiro jornal brasileiro, lançado no exílio de Hipólito José da Costa, em Londres (1808). Aniversário da atriz Abigail Izquierdo Ferreira, a festejadíssima Bibi Ferreira (1922). Seria aniversário de Norma Jean Mortenson – Marilyn Monroe (1926). Proclamação da Segunda Republica da Grécia (1973). Morte do jornalista Carlos Castello Branco (1993). Início da venda do Viagra no Brasil (1998).

COMO ERA LINDO O MEU VALE!

Não sei o que anda acontecendo, mas o Vale do Paraíba, outrora conhecido pela pujança do café, pela cultura produzida por Monteiro Lobato e Cassiano Ricardo; pelo ‘paulista de Macaé’, Washington Luiz – ex-presidente da república; por ser o sexto polo regional no ranking da economia brasileira; agora aparece em manchetes por causa de dirigentes municipais envolvidos em corrupção e pedofilia.

O Vale está sendo mostrado de forma feia pela mídia. Feia, mas infelizmente real. Já deu no CQC, no Fantástico e em vários órgãos da imprensa escrita nacional, regional e local. Escândalos para todos os gostos...

Amigos! A pedofilia e a corrupção estão bem perto de nós! Respiramos esses ares pútridos da decadência moral...

Dias atrás o senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, fez discurso exaltado. Criticou duramente o prefeito de Lorena, Paulo Neme, reconduzido pelo voto cego, apesar das denúncias de corrupção e de abuso de menores.

Neme foi acusado pelo presidente da Câmara local, Élcio Vieira Filho, de remunerar crianças com 10 reais, para fazer sexo com ele. Consta que teria inclusive emprestado carro oficial a menores. E o senador Magno Malta foi textual quando ocupou a tribuna do plenário com veemência: "Malandro, pilantra e vagabundo. Na cidade de Lorena as crianças podem contar comigo. O lugar desse pilantra é na cadeia. Me causa indignação e nojo um pilantra que ostente cargo público e abusa de crianças, ficando impune”...

Muito triste. Envergonha todos nós...

O caso da Verdurama, é outra vergonha. Dinheiro desviado da merenda das crianças. Anteontem o Ministério Público fez novas apreensões em Pinda...

Ontem foi a vez do prefeito de Taubaté dar mais um passo em “direção à forca”! Os vereadores Taubatanos: Digão, Poliana Gama e Rodson Lima, em nome da comissão processante, entenderam que entre outras inúmeras irregularidades de que vem sendo acusado, o Prefeito Roberto Peixoto, do PMDB, cometeu irritualidades na contratação da empresa, que forneceu medicamentos para a rede municipal de saúde.

O contrato da prefeitura com a empresa Acert, feito no final de 2008, foi considerado irregular tanto pela Câmara quanto pelo Tribunal de Contas. Entre os problemas citados, estão a falta de licitação e um superfaturamento de três milhões de reais.

Agora a Câmara pode encaminhar a investigação e votar em plenário o impedimento do Prefeito.

No lugar dessa gente preferiria morrer. Um Horror!


Falei e disse...