quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira, 30 de setembro, é dia Mundial da Navegação, do Tradutor e da Secretária. De parabéns a nossa Secretária Cileide Campos. A BBC de Londres realizava a primeira transmissão experimental de TV (1929). Morte, em acidente, do ator James Dean, que comandou a juventude transviada (1955); do Jornalista Sérgio Porto – o Stalislaw Ponte Preta (1968); e, do jornalista e ex-governador do Rio de Janeiro, Chagas Freitas (1991).

AINDA DÁ TEMPO DO BRASIL REFLETIR MAIS...



Haverá sempre o “menos ruim”... O Brasil merece uma reflexão maior do eleitor. Alias, tanto o Brasil quanto São Paulo. Em minha opinião seria prudente levarmos a eleição para um segundo turno...

Neste pleito a classe média, formadora de opinião, despertou tarde. O quadro que os institutos de pesquisa montaram, ainda sugere a vitória de Dilma e Geraldo Alckmin,e, as alternativas para os dois não são nenhuma “Brastemp”...

Se a eleição fosse hoje, o Datafolha daria vitória da candidata do PT à Presidência da República no primeiro turno. Dilma Roussef subiu um ponto percentual. Tem agora 47% das intenções de voto na pesquisa encomendada pelo jornal "Folha de S.Paulo" e pela TV Globo. José Serra, aparece com 28%, e Marina Silva com 14%.

Mercadante está em ascensão. Mas se a eleição fosse hoje, Alckmin voltaria ao Palácio dos Bandeirantes...

O segundo turno, com debates de tempos iguais e olho no olho, seria ideal para o eleitor decidir entre as opções, qual é a menos ruim...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Quarta-feira, 29 de setembro, é dia do petróleo, do professor de educação física e do policial civil. A Ordem de São Bento libertava seus escravos (1871). 29 advogados de Ouro Preto decidiam não aceitar mais causas escravistas (1886). Morria Joaquim Maria Machado de Assis, para muitos o único fundador da Academia Brasileira de Letras, na verdade idealizada por Lúcio de Mendonça (1908). É aniversário de Cid Moreira (1927). Gregório Bezerra, Hercules Correia e outros exilados do PCB voltavam ao país (1979).

UM DEBATE PASTEURIZADO

Há muito tempo não assistia coisa mais sem graça. A TV Globo consegue tirar o sal e qualquer tipo de tempero nas coisas que toca. Apresentou o matemático Oswald de Souza como autor da estratégia para que todos os candidatos se perguntassem. Mercadante reclamou, e, com razão, que não conseguiu fazer uma pergunta a Geraldo Alckmin, nem que o líder na pesquisa perguntasse diretamente a ele as acusações que faz pelas costas. O petista mencionou isso algumas vezes.

Foi o ponto mais cálido de um debate frio. O cálculo do matemático deve ter sido exatamente para conseguir que Geraldo e Mercadante não se tocassem.

Outro ponto que esquentou um pouquinho foi quando Russomano disse que Geraldo só entende de “Xuxú”. Ao que Geraldo exigiu respeito! Ta bom pra você?

O verde provou que não está maduro para perguntar, e o Búfalo também parecia fora de órbita...

Propostas concretas para o futuro??? Taí, gostei mais da ZebraSkaf... Pena que não saiba fazer política. Não vai conseguir pra passagem nem na cidade em que mora. Nem no bairro em que mora. Falta chão pra ele... Aqui no Lessa, onde mora, só desce e sobe de helicóptero...


terça-feira, 28 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira, 28 de setembro, é dia da Mãe Preta. Entravam em vigor a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei do Sexagenário, libertando os escravos com mais de 65 anos (1885). Data da fundação da primeira associação internacional de trabalhadores, criada por Karl Marx (1864). Inauguração do Forte de Copacabana (1914). Nascia o cantor e compositor Sebastião Rodrigues Maia – Tim Maia (1942). É aniversário da atriz Brigitte Bardot (1934). Morria o químico e biólogo Luis Pasteur (1895).

O DESPERTAR DA CLASSE MÉDIA


Mais do que provado que o brasileiro não quer viver sob o autoritarismo. Ninguém quer sua privacidade ou sigilo bancário, ainda que se tenha de votar na antipatia e no pedantismo do Serra.

A última pesquisa do DATAFOLHA, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 32913/2010, mostra que Dilma Rousseff caiu três pontos em relação à pesquisa anterior. Tem agora 46% das intenções de voto.

Mas para quem quiser sair da Dilma sem ter de votar no Serra, basta levar Marina Silva ao segundo turno. Ela subiu para 14 por cento, e, ainda faltam 5 dias para a eleição. Ainda dá tempo.

É a classe média acordando para o risco de um estado autoritário.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira, 27 de setembro, é dia Mundial do Turismo, do Cantor, e do Encanador. Morte de Francisco Alves, em acidente na Dutra, entre Taubaté e Pindamonhangaba (1952). É aniversário do ator e diretor global Denis Carvalho (1947). Data da inauguração da TV Record (1953) e da Transamazônica (1972).

ORGULHEM-SE DE SANTA CATARINA



Meu Amigo José Raul escreve ao Blog dando brados em favor de Santa Catarina. Diz ele: “Quem dera que o Brasil tivesse mais Estados como Santa Catarina!
Aí sim, este país seria uma grande nação e não apenas um país grande...”

Exalta o estado, para o qual pede as bênçãos de Deus, porque segundo ele, “Lula foi a Santa Catarina chorar, uivar, babar por Ideli Salvatti, destilando o seu ódio contra políticos catarinenses. E o que aconteceu? O candidato do DEM, Raimundo Colombo, caminha para vencer a eleição no primeiro turno. No IBOPE. No Datafolha. No Mapa. Na Brasmarket. Em todas as pesquisas, ele tem o dobro dos votos da senadora do Mensalão.”

”No horário eleitoral, Ideli abraçou, beijou, botou a cabecinha no ombro do Lula. Sabem como os catarinenses responderam a tanta apelação? Com uma banana para Lula e Ideli. A petista amarga um terceiro lugar, de onde não se mexe desde que a campanha começou.
O senador do PT também se arrasta. Lula e a sua turma não têm vez onde o povo trabalha, estuda, produz, tudo com o suor do próprio rosto. Santa Catarina é a prova disso.”

O Zé Raul fala mais: “Santa Catarina costuma "extirpar" demagogos imbecis e estúpidos. Dos beneficiados da Bolsa Família e outras tais, apenas pouco mais de 1% estão lá.”

Finalizando, meu querido e politizado amigo conclui citando Fernando pessoa: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

Falou e disse!

domingo, 26 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Domingo, 26 de setembro, é Dia Internacional das Relações Públicas. Aniversário de Luiz Fernando Veríssimo (1936); da cantora Gal Costa (1945); e da norte-americana Olívia Newton John (1948). Morte do violonista Baden Powell (2000) e do diretor de televisão Walter Avancini (2001).

UMA GRANDE PALHAÇADA

A campanha “Palhaço é quem vota em Palhaço”, lançada por políticos que se sentiram ofendidos com a ascensão fulminante do humorista Tiririca (PR) foi um tiro no pé de quem a inventou.



Francisco Everardo Oliveira da Silva ou Tiririca se você preferir, aos 45 anos, deve ser um dos deputados mais votados do Brasil, cometa que levará em sua cauda até o mensalista Waldemar Costa Neto, e, certamente ajudará a Dilma a liquidar José Serra no primeiro turno.

Tem gente que pensa: palhaço por palhaço, vou votar num de verdade.

sábado, 25 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Sábado, 25 de setembro, é dia do Trânsito, do Rádio, e da Radiodifusão. Nessa data, em 1884, nascia o fundador do Rádio no Brasil, Edgard Roquette Pinto. Morriam, de AIDS o músico Chico Mario (1991) – irmão do Henfil e de Betinho; e, na prisão perpétua, o nazista Klaus Barbie, ex-comandante da Gestapo em Lyon (1991).

NA HORA DA VERDADE A PESQUISA FICA HONESTA


Faltando 9 dias para a eleição a distancia entre Dilma e os demais candidatos caiu de 14 para 9 pontos. O IBOPE também mostra crescimento de Mercadante, em São Paulo.


Alckimin mantém a liderança com 48% das intenções de voto. Mas Aloizio Mercadante subiu dois pontos percentuais e agora tem 26% das intenções de voto.

Dilma teria, hoje, 50% das intenções de voto, contra 28% do seu principal adversário, José Serra (PSDB), e 12% de Marina Silva (PV). Os demais candidatos juntos somaram 1%. Nulos e brancos são 5% e indecisos 5%. Na simulação de segundo turno, a petista bateria Serra por 54% a 32%.

Em São Paulo a pesquisa do Ibope mostra o tucano e o petista seguidos por Celso Russomano, (PP) com 8%; Paulo Skaf (PSB), com 3%; e Fábio Feldmann (PV), com 1% das intenções de voto. Numa simulação para o segundo turno, Alckmin venceria Mercadante; 54 contra 31%.

Foram ouvidos 2.002 eleitores, em 98 municípios paulistas, entre os dias 21 e 23 de setembro. Acho que Marina e Mercadante vão subir um pouco mais.

E como em eleição tudo pode acontecer...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 24 de setembro é dia do soldador. Morte de Dom Pedro Primeiro do Brasil e Quarto de Portugal, com tuberculose, no Palácio de Queluz, em Lisboa (1834) e do sociólogo Josué de Castro, autor de trabalhos importantíssimos sobre a fome no mundo (1973). Emerson Fittipaldi conquistava a fórmula Indy (1989).

ERENICE É O NOVO POLVO DO LULA

Erenice Guerra tem enormes tentáculos. É o novo polvo do Lula que, coitadinho, não sabia de nada. Tolinho, tolinho... Dilma, por sua vez, diz que sua substituta na Casa Civil obedeceu aos critérios de escolha do Presidente. E ASSIM VAMOS VIVENDO A VIDA...

Pois agora até a namorada de um dos filhos de Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil, também apareceu empregada no governo federal.

Trata-se de Priscila Loreta Vaz Silva, namorada de Saulo Guerra, filho de Erenice e sócio da firma de lobby Capital Consultoria, envolvida no caso que provocou a saída da ministra do governo.

Priscila foi nomeada em novembro de 2009, após começar a namorar Saulo, e ganha R$ 3.000 do Ministério da Aquicultura e Pesca para fazer "serviços administrativos diversos". Provavelmente o mesmo que o peixe faz: nada!!!

É o quinto caso conhecido de parentes e pessoas próximas a familiares de Erenice no governo. Três irmãos e um filho dela também ocuparam cargos sem concurso público, segundo a Folha de São Paulo, que não mente...

Se o eleitor brasileiro votar nessa gente não tem mesmo vergonha na cara...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira, 23 de setembro, é data da liquidação do primeiro Banco do Brasil, por inadimplência (1829). Nascimento de Ray Charles (1930). Morte do fundador da psicanálise, o austríaco Sigmund Freud (1939), e do poeta chileno Pablo Neruda (1973). É aniversário de Julio Iglesias (1943). Eleição de Perón e Isabelita (1973).

VOCÊ LEMBRA DO “NEM MIRO NEM SANDRA”?

Foi na briga entre os dois que uma terceira via se abriu ao eleitor no Rio de Janeiro...

Não confio em pesquisas. A não ser quando vai chegando a hora... E já tive oportunidade de dizer aqui, neste blog, que entre as pessoas com quem convivo, só dá Marina... Por isso vou me reportar a uma fala da Dilma: uma mulher presidirá o Brasil... E estou achando que não será ela...


Já próximo a hora da verdade, com a briga sobre quem é o mais corrupto ou o menos incompetente, Dilma e Serra poderão deixar de embarcar no bonde da história.

A última pesquisa, considerando diferentes segmentos de renda, mostra Dilma em queda livre de dez pontos percentuais entre os eleitores que ganham entre cinco e dez salários mínimos. Nesse grupo, Marina passa de 16% para 24%, e José Serra, de 28% para 34%.

Com a cara de pau de sempre, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirma que o resultado mostra apenas “oscilação dentro da margem de erro”. Foi textual: - Que queda? Oscilação na margem de erro, mesmo sob intenso bombardeio!

Já vi esse filme: Nem Dilma, nem Serra. Pra seu governo, Marina Silva...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Quarta-feira, 22 de setembro é Dia do Contador, da Juventude, da Fauna e do Técnico Agropecuário. È aniversário da cantora Vanusa Santos Flores (1947), da atriz Zezé Polessa (1953) e do jogador Ronaldo Luiz Nazário de Lima (1976). Morria Antonio Conselheiro (1897), após longo jejum em Canudos. Moreira César já havia morrido em combate. Data da partida do 2º e 3º escalões da FEB para a Itália. Também morria o pintor Manabu Mabe (1997).

ÊTA BOQUINHA ...

Enquanto um trabalhador brasileiro verte um bocado de suor para contar 560 reais no fim do mês, os marajás do Lula, mesmo acumulando Ministério e mais três cargos de conselho, faturamento em torno de 40 mil por mês, não se contentam com tão pouco...

Ainda colocam filhos e “peixes” para um “por fora”...

A substituta da Dilma na Casa Civil Erenice Guerra entregou renúncia de suas funções como conselheira de administração do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), da Eletrobras e de sua subsidiária Chesf.

Como filha feia não tem mãe, Dilma disse que Erenice assumiu por critério do Lula.

A revista "Veja" traz reportagem que aponta que o filho da ministra e a empresa Capital Assessoria e Consultoria Empresarial, à qual é ligado, fizeram lobby para ajudar a MTA a obter a renovação de uma concessão da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Agora to me lembrando que a Dilma tinha um “jetonzinho” no Conselho da Petrobrás...

E o Lulinha?

Êta eleição difícil! Será que o Serra é santo?

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira, 21 de setembro é dia da árvore, do Fazendeiro e do Radialista. Morriam Lindolfo Collor – primeiro ministro do trabalho no Governo Vargas (1942) e Orlando Letelier, ex-ministro de Salvador Allende, do Chile, assassinado pela Operação Condor (1976). Data da Independência de Malta (1955).

O RIO É SEMPRE UMA CAIXA DE SURPRESAS


Troquei o Rio de Janeiro por Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, com o coração apertado. Fiz isso pela segurança de meu filho e pela qualidade de vida. Devo confessar que, embora triste, tive razão para sair do Rio. A cada vez que visito minhas carioquices treme de medo.
Ao sepultar minha mãe, tempos atrás, três balas passaram por sobre meu carro na entrada da garagem do apartamento que felizmente tínhamos na Rua Henry Ford, na Tijuca.

Semana passada voltei ao Rio para cumprir compromissos acumulados, e, uma audiência trabalhista em que demando a TVE, e, na volta mais uma vez recebo a prova de que a violência do Rio não tem volta.

Cheguei e vi policiamento por todo lado em Copacabana. Até achei que a coisa havia melhorado. Inclusive com o controle do bafo em cada esquina...

Na volta, de novo as cenas de faroeste.

Deu no Globo: “Um assalto terminou em perseguição e troca de tiros na Avenida Princesa Isabel, em Copacabana, na noite desta segunda-feira, com um bandido ferido. Três homens armados roubaram o Honda Fit placa CMA-5367, de São Paulo, no Centro, e o proprietário do veículo ligou para a polícia. Minutos depois, policiais militares do 19º BPM (Copacabana) identificaram o veículo e iniciaram uma perseguição no Aterro do Flamengo. Os bandidos atiraram diversas vezes contra o carro da polícia dentro do Túnel Novo, que liga Copacabana a Botafogo.”

Ai as trapalhadas de sempre. “Os ladrões abandonaram o Honda Civic e tentaram roubar um Fox em copacabana. O veículo foi atingido por vários disparos. O grupo então tentou fugir a pé. Um assaltante foi baleado, sendo internado em estado grave no Hospital Miguel Couto. No mesmo hospital, foi atendido um PM, atingido de raspão na perna esquerda. Os outros dois bandidos roubaram um táxi e conseguiram fugir.”

Muitas rajadas de origem desconhecida. Marcas de balas no Plaza Hotel, na Prado Júnior. Parecia guerra.

Que pena. Geraldo Alckmin! Já que sua eleição parece definida, você que trouxe tantos presídios para as cercanias de sua cidade. Faça alguma coisa para que Pindamonhangaba fique e acabe assim!
Voltei!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA



Segunda-feira, 20 de setembro, É dia do Pombo da Paz. Nascia o Brigadeiro Eduardo Gomes (1896). Aniversário da atriz Sophia Loren (1934). Morte do compositor Joubert de Carvalho (1977).




VOLTAREMOS EM BREVE...

domingo, 19 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Domingo, 19 de setembro, é dia do Comprador. É aniversário de César Camargo Mariano. Data da maior devoção na Itália, dedicada a San Gennaro. Começava a Guerra dos Farrapos (1835). Primeira exibição do desenho de Mickey Mouse (1928).

sábado, 18 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Sábado, 18 de setembro é dia dos símbolos nacionais, criados por decreto em 1822, e, da fundação do América Futebol Clube, do Rio de Janeiro, em 1904. Nascimento da atriz Greta Garbo (1905). Morte do guitarrista Jimi Hendrix (1970); de Golbery do Couto e Silva (1987); da atriz Henrique Brieba (1995) e de Jesús Yanez Pelletier, oficial cubano que se recusou a envenenar Fidel Castro, quando Fidel foi seu prisioneiro (2000). Entrava no ar a primeira televisão da América Latina – a TV Tupi de São Paulo (1950). Brizola era expulso do Uruguai, em 1977.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 17 de setembro é dia da Compreensão Mundial. Nascimento da Cantora Marina Lima (1955). Morte do cantor e compositor Herivelto Martins (1992). Assassinato de Lamarca e José Campos Barreto, o Zequinha; em Ipupiara, Bahia (1971).


ESTOU NO RIO DE JANEIRO TRATANDO DE ASSUNTOS FAMILIARES.

O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira, 16 de setembro é Dia Internacional do Ozônio. Aniversário da Independência do México (1821). Instalação da Embratel (1965). Aniversário da atriz Fernanda Torres (1966). Morte da zoóloga Berta Lutz (1976); da cantora Maria Callas (1977); do psicólogo Jean Piaget (1980); e do árbitro e comentarista de futebol Mário Vianna: “falou, ta falado” (1989).


ESTOU NO RIO DE JANEIRO TRATANDO DE ASSUNTOS FAMILIARES.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Quarta-feira, 15 de setembro é data da descoberta da penicilina, por Alexander Fleming (1928). Morte de Stuart Angel Jones sob tortura no CISA, na Base Aérea do Galeão (1971). Morte do comediante Mario Lyrio da Costa, o Costinha (1995).

PAULISTA TAMBÉM VOTA MAL

Quando morava no Rio e fazia Rádio em rede, sempre ouvia dos companheiros de São Paulo que Carioca votava mal. Hoje, morando em São Paulo, percebo que paulista também vota mal. Aliás, acho que no Brasil, não há quem possa votar bem, com a qualidade de políticos que temos.


Mas agora me detendo um pouco mais em São Paulo, num papo de banca de jornal, aqui em Pindamonhangaba, depois dos questionamentos feitos acerca de Tiririca, do Netinho, do Moacir Franco e até da Marta “relaxa e goza por quê não”, ouvi o seguinte: “Por mais que eu ouça os programas eleitorais, ainda não consegui fechar minha chapa para votar em outubro. Pelo que acompanho no Rádio e na internet terei de decidir entre um pós-falido, um repetente lerdo e um ausente crônico, sem contar o que amarelou antes do tempo. Sim, porque os outros não têm a mínima chance...”.

Estou aqui há pouco tempo. Daí não saber colocar na ordem certa dos qualificativos Paulo Skaf, Geraldo Alckmin, Mercadante, o verde e os outros menos pesquisados. Mas o sujeito disse que as qualidades eram deles...

Um toca o pau no outro esquecendo o dito popular que sugere: “macaco olha teu rabo, deixa o rabo do vizinho...”

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira, 14 de setembro, Dia do Frevo. Morte do músico cubano Pérez Prado (1989); do ex-governador de São Paulo, Roberto da Costa Abreu Sodré (1999).

BALANÇA, MAS NÃO CAI!

Não creio que o PSDB tenha outro trunfo mais forte para tentar levar a eleição presidencial ao segundo turno. A prova de que até a defesa de Israel Guerra, filho de Erenice, para a revista "Veja" foi revisado pelo assessor jurídico da Casa Civil, Vinicius Castro, em um computador do Palácio do Planalto, não deve ser superada por outra mais forte. Afinal, se for confirmada a culpa, será a primeira vez que verei um corrupto particular com assessoria de imprensa oficial.


Lula decidiu arriscar, mantendo Erenice na Casa Civil. De modo que, se Dilma não cair significativamente na pesquisa, é sinal de que está blindada pelo eleitor. Ai vai ficar definitivamente impossível para o Barth Simpson Tucano...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira 13 de setembro é data da primeira decolagem de Santos Dumont em público, em Bagatelle, França (1906). Criação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (1966). Morte do Jornalista e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde (1993).

TÍTULO DE ELEITOR PARA QUÊ?

Segundo a Justiça Eleitoral O Brasil tem hoje 136 milhões de eleitores maiores de 18 anos e menores de 70. O voto é obrigatório para todos eles. Para os analfabetos, os que têm de 16 a 18 anos ou ainda, mais de 70 anos, é facultativo.

Antes se podia votar, desde que inscrito como eleitor, apenas com um documento de identidade. Era desnecessária a exibição do título, um documento sem digital e sem fotografia. Mas agora, além da identidade que tem isso tudo, tem de ser exibido também o título, porque a credencial de eleitor continua sendo emitida se impressão digital e sem retrata.

Seu Manoel, lá de Lisboa, me pergunta por quê então os novos títulos não passam a ter o retrato e a digital ? E eu, sinceramente, fico sem resposta para o óbvio, a não ser repassar a pergunta às mais altas autoridades eleitorais do País: titulo de eleitor pra quê?

Enfim, o fato é que sem o título e a carteira de identidade com digital e foto não se vota. De maneira que, se por algum motivo você perdeu o título e deseja votar nesses estrupícios de candidatos que estão por aí, se apresse. O eleitor tem apenas até 23 de setembro para pedir a emissão de segunda via, se você estava inscrito como eleitor até de maio de 2010.

O processo é indolor, a não ser pela fila nos cartórios. Mas isso não vai isentá-lo de, mais adiante, se apresentar para retirar o documento único que vai conter os números de todos os documentos que você tiver.

Que tal se fosse um único número(?), me pergunta também o irreverente Seu Manuel...

domingo, 12 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Domingo 12 de setembro, é Dia Nacional da Recreação e da Seresta. Nascimento de Geraldo Vandré (1935). Inauguração da Rádio Nacional do Rio de Janeiro (1936). Aniversário de Lecy Brandão (1944) e da atriz Malu Mader (1966). Morte de Ernesto Geisel (1996) e de João Paulo, da dupla com Daniel (1997)

COM MEIRELLES O ELEITOR ESTARIA MAIS SEGURO

Curioso que o PSDB nunca tenha dado muita bola para o melhor economista de seus quadros. Tanto que Meirelles não hesitou em aceitar convite do PT para integrar o primeiro governo, o segundo e provavelmente o terceiro, se a Dilma tiver juízo. Meirelles é um craque. E devemos a ele o Brasil ter vencido ileso a primeira grande crise da modernidade.

E agora, passados dois anos do auge da crise econômica mundial - marcado pelo colapso do banco Lehman Brothers; o mundo vive o temor de uma nova recessão. A probabilidade de um segundo mergulho (double dip) ou de uma recessão em "W" cresce dia a dia. Mostram os indicadores mais recentes, que a desaceleração no ritmo de recuperação das economias dos Estados Unidos, Europa e Japão fortalece a perspectiva de que o mundo ainda vai enfrentar muitos anos de crescimento econômico medíocre.

Economistas de peso, como Paul Krugman e Joseph Stiglitz, indicam que medidas aprovada por Bush e Obama produziram bons resultados iniciais. Mas são insuficientes para manter um crescimento sustentado. Na Europa, idem. Pior, há chances de nova recessão nos Estados Unidos, arrastando o resto do mundo.

A avaliação é de que mesmo que uma nova recessão não ocorra, a economia pode proporcionar essa sensação.

Portanto, o voto conservador em Dilma Roussef precisa de uma certeza para complementar o conforto que a maioria do eleitorado espera. Que Meirelles continue a frente do Banco Central...

sábado, 11 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Sábado, 11 de setembro é aniversário do futebolista Franz Beckenbauer (1945). Lançamento de um dos maiores sucessos dos Rolling Stones: “Satisfaction” (1965). Da Revista Veja (1968). Morte do estadista soviético Nikita Kruschov (1971). Pinochet derrubava e matava Salvador Allende, no Chile (1973). Amyr Klink cruzava o Atlântico em barco a remo (1984). Atentados derrubaram 4 prédios do World Trade Center (2001).

APOSTO QUE GANHA

Há pessoas que se tornam lendas para determinados times. Petkovic representa isso para o Flamengo. Pelo menos em minha concepção.


Vira-e-mexe criam caso com o Sérvio. Mas quando ele entra é pra decidir... Pois ele volta hoje ao time, desfalcado em todos os setores e sem vencer há seis jogos. O Flamengo está mal. Bicora o quadrado mágico do rebaixamento.

Reparem que é nessas condições que entragam a sorte de um Mengão desmoralizado, ainda ressentido de escândalos Bruno, Adriano e Wagner Love. Ao Sérvio com traquejo carioca.

Sou capaz de apostar que, se não ganhar, pelo menos joga melhor e inicia a ressurgência, a partir desse clássico dos desesperados, já que o Vitória, 15º colocado, está há apenas uma posição acima do Carioca.

Torço por você, Pet...

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 10 de setembro, é data do lançamento do primeiro jornal impresso no Brasil, ainda que sob censura: a Gazeta do Rio de Janeiro (1808). Conquista do primeiro título mundial na fórmula um por Emerson Fittipaldi (1972). Aniversário do tenista de melhor desempenho no Brasil, Gustavo Kuerten – O Guga (1976).

SALVO MELHOR JUÍZO, NÃO HÁ COMPARAÇÃO...

O Jornal do Brasil, em estado pré-falimentar, tem procurado razões outras para justificar o fim de sua edição impressa. Como um náufrago, que agora só dispõe de 10 marinheiros, de uma tripulação que já foi a mais bem paga do país nos anos 60 e 70, tenta buscar parâmetros em outros modelos que estão optando por versões exclusivas na internet. Claro que com outras motivações...

É o caso do anúncio do presidente do Conselho de Administração da The New York Times Company e editor-chefe do jornal The New York Times, Arthur Sulzberger Jr. Segundo o JB, Ele admitiu publicamente, e, pela primeira vez, semana passada em Londres, que o futuro de um dos mais influentes jornais do mundo, fundado em 1851, será com a publicação de notícias e imagens exclusivamente em plataformas digitais...

A distância que separa a realidade do Jornal do Brasil da do The New York Times, no entanto, tem profundidade abissal. Inclusive o domínio e o hábito do leitor norte-americano pela internet. Mesmo assim, Sulzberger Jr não fixou prazo para dar cabo a edição impressa do NY. Foi textual: "É certo que vamos parar de imprimir o New York Times em algum momento, em data a ser definida".

O executivo também teria deixado claro uma das propostas para a migração para a web. Quando ocorrer os leitores poderão ler um certo número de artigos gratuitamente, mas
o volume maior de conteúdo será pago.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira, 9 de setembro, É dia do Administrador e do Veterinário. Morte do ex-presidente da república, Marechal Hermes da Fonseca (1923) e de Mão Tse Tung, líder da revolução e fundador da República Popular da China (1976); do psiquiatra e psicanalista francês Jacques Lacan (1981) e da pianista Magdalena Tagliaferro. João Carlos de Oliveira, o nosso João do Pulo, teve a perna amputada (1982).

O FRACASSO DAS DITADURAS

Fidel Castro admite: O "modelo cubano" já não funciona, nem na própria ilha. O ditador, hoje com 84 anos, usa o peso da idade para confessar ao jornalista Jeffrey Goldberg, em entrevista que consta do site http://www.theatlantic.com, o arrependimento sobre fatos do passado, inclusive por ter pedido em 1962 ao líder soviético Nikita Kruschev, durante a crise dos mísseis, que atacasse os Estados Unidos com armas nucleares caso fosse preciso.


O ex-presidente cubano voltou à vida pública, particularmente para alertar sobre o risco de uma guerra nuclear no Oriente Médio devido à queda de braço entre Israel e Irã. E, no momento em que Mahmud Ahmadinejad volta a mídia isentando do apedrejamento a mulher que traiu o marido, a pedido do Dr. Jorge Beja, Fidel também critica a retórica antissemita usada pelo presidente iraniano, frisando: "Não acredito que alguém tenha sido mais difamado que os judeus. Diria que muito mais do que os muçulmanos. Foram mais difamados que os muçulmanos porque são acusados e caluniados por tudo. Ninguém culpa os muçulmanos de nada".

"Os judeus tiveram uma vida muito mais dura do que a nossa. Não há nada que se compare ao Holocausto". Segundo o líder cubano, o governo iraniano contribuiria para a paz se tentasse entender porque os israelenses temem por sua existência.

Só falta agora Fidel Castro votar no Tiririca e pleitear o prêmio Nobel da Paz... E haja coerência...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Quarta-feira, 8 de setembro é Dia Internacional da Alfabetização. É aniversário do ator Paulo Betti (1952). Morte do caudilho gaúcho Pinheiro Machado, assassinado (1915); do compositor alemão Richard Strauss (1949) e do Ministro da Reforma Agrária Marcos Freire (1987).

SERRA TÁ ARRUMANDO JEITO DE PERDER PARA A MARINA

De que interessa ao eleitor, saber quem foi, e, por quê alguém andou fuçando a vida da Verônica Allende Serra na jaula do leão? Se havia alguma coisa errada, ninguém ficou sabendo... Se pretendiam fazer uso eleitoral, não fizeram...

É grave violar a privacidade das pessoas? É! Gravíssimo!

Mas passar o resto da campanha eleitoral martelando na tecla do denuncismo é perda de tempo. De quem realmente já não tem mais argumentos para conquistar votos, e, agora deve tratar de arranjar um gancho para não chegar em outubro atrás da Marina Silva.

Serra, serra, serrador... quantas taboas já serrou...

O DIA NA HISTÓRIA

Terça-feira, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. Epitácio Pessoa criava a primeira universidade do Brasil (1920), e, com um discurso dele, acontecia a primeira transmissão radiofônica no País (1922). Pelé estreava no Santos, em 1956. O embaixador norte-americano Charles Elbrick seqüestrado no Rio foi libertado (1969). Data do sepultamento dos restos mortais de Dom Pedro I no Parque do Ipiranga, em 1972, no sesquicentenário da Independência.

NADA MAIS ADEQUADO

Tem gente que ainda se assusta com a possibilidade do humorista Tiririca chegar ao Congresso Nacional com o voto massacrante do eleitor paulista. Particularmente esta certeza não me assusta. Sei que vai ser eleito e que o Congresso Nacional o merece...


Tiririca é um dos candidatos que mais arrecadou verbas para campanha. Mais do que famosos da política, como Paulo Maluf. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral de São Paulo, o humorista recebeu apoios que somaram R$ 594 mil.

Resta saber por quanto tempo os doadores continuarão sorrindo. Dizem os filósofos que o rio é a homenagem que o imbecil presta ao gênio...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Segunda-feira, 6 de setembro, é dia do Alfaiate, do Barbeiro e do cabeleireiro. A letra de Osório Duque Estrada era oficializada no Hino Nacional Brasileiro (1922). Leonel Brizola retornava de um exílio de 16 anos (1979).

MAIS UM QUE DEIXA O BARCO DE SERRA E GERALDO

Pode ser mera coincidência. Mas eu acredito mais em pretexto. Ontem a noite a jornalista Renata Lo Prete usou a edição ‘on line’ da Folha para anunciar, em primeira mão, que o candidato ao senado por São Paulo, Orestes Quércia (PMDB) vai anunciar, hoje, a retirada de sua candidatura. A versão oficial dá conta de que Quércia decidiu dedicar-se exclusivamente a tratar do retorno de um câncer na próstata, detectado no último dia 31, quando deu entrada no Hospital Sírio Libanês, para uma bateria de exames.

Coincidentemente, a entrada de Lula na campanha em São Paulo fazia o cantor e apresentador Netinho superar a votação de Quércia que, por sua vez, diz que vai apoiar o candidato do PSDB ao Senado, Aloysio Nunes.

Com a saída de Quércia da chapa, a cúpula tucana decidiu que o primeiro suplente de Aloysio será Airton Sandoval (PMDB), e não mais Sidney Beraldo (PSDB). Assim, Aloysio ganha mais tempo na propaganda, ocupando também o espaço que tinha Orestes Quércia.

Vamos ver agora a repercussão disso na campanha de Geraldinho Alckmin, já que o Lula também vem pedindo votos para Mercadante, e Geraldo sentiu. Tanto que elaborou peças mais agressivas, mostrando faltas do petista à votações no senado...

domingo, 5 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Domingo, 05 de setembro, é Dia da Amazônia e da Penicilina, já que Alexandre Fleming descobriu nessa data, o efeito bactericida da droga (1928). Nascimento do cantor e compositor Farroukh Bulsara, que nasceu em Zanzibar, mas adotou o nome artístico de Freddie Mercury ao integrar o grupo Queen (1946). Data da criação da OPEP (1960). Acontecia o atentado nas Olimpíadas de Munique contra atletas Israelenses, com saldo de 17 mortes. Morriam o radialista e compositor Haroldo Barbosa, a religiosa Agnes Gonxha Bajashiu – Madre Tereza de Calcutá (1997) e o gênio da televisão brasileira, Fernando Barbosa Lima (2008).

O DIREITO ADQUIRIDO Á MORTE...

Dia 29 vai fazer 42 anos que morreu Stanislaw Ponte Preta. Mas o FEBEAPA, criado por ele, continua vivo. Aliás, como nunca!

Você já viu Festival de Besteira maior que essa coisa de cadeirinha pra criança? Ora é no banco traseiro, ora no dianteiro... Ora é uma coisa vital, ora é opcional, como agora, em que uma alteração, livra os proprietários de mais de 10 milhões de veículos no País de cumprirem as determinações, porque o cinto de 3 pontas passou a ser obrigatório a partir de 1999, e, os donos desses carros velhos, podem transportar as crianças sem os equipamentos previstos na lei sem serem multados.

Mas pérai! O negócio é um imperativo para salvar vidas ou o dono de carro velho tem o direito adquirido de morrer?

A resolução que altera a lei será publicada no Diário Oficial da União de amanhã. Foi recomendada pelo Ministério Público Federal, procurado dia 31 de agosto por um popular que tinha um carro do ano de 1994 e dizia que estava procurando cadeirinha, mas não encontrava modelo para o carro dele".


Solicito, o Procurador da República Thiago Lacerda Nobre contatou o Inmetro para saber se existia algum produto indicado para os carros com cinto de dois pontos. Em resposta, a instituição alertou que "o dispositivo de retenção para crianças somente deve ser instalado em veículos com cintos de três pontos e que o cinto abdominal não pode ser fixado em nenhum dispositivo de retenção, tendo em vista que não oferece segurança em caso de capotamento".

Como no Brasil 33% dos automóveis em circulação foram fabricados entre 1990 a 1998, quando ainda não era exigido o cinto de três pontos para o banco traseiro, estes têm o direito adquirido a matar ou morrer...

Você pode concluir ainda que, essa droga de cadeirinha é idéia para alguém ganhar um dinheirinho extra, perda de tempo ou mais uma palhaçada nesse grande Festival de Besteira que Assola o Pais...

Ah! Saudade do Stanislaw...

sábado, 4 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA


Sábado, 04 de setembro estréia da Ópera “A Noite do Castelo”, a primeira de Carlos Gomes (1861). A Capital da Paraíba passava a chamar-se João Pessoa (1930). Aniversário do atleta Robson Caetano (1964). Morte do ator Paulo Gracindo (1995).

ESTARIA A FIFA, TAMBÉM, A SERVIÇO DA NIKE?

Dizem por ai que tudo que acontece no mundo do futebol é por ordem da Nike... Eu, sinceramente, achava essa estória folclore de brasileiro que não admitia a derrota na Copa da Espanha, da França e da África do Sul...

Mas convenhamos: a versão de que tudo foi acertado para o Brasil chegar ao Penta, como chegou; sediar a copa de 2014, e, aqui, e, ai sim, conquistar o hexa, pagando os preços que pagou, começa a fazer sentido...

Eis que, considerado um dos culpados pela eliminação do Brasil contra a Holanda, o volante Felipe Melo recebeu elogios da Fifa por sua atuação na Copa do Mundo. O jogador da Juventus é "um exemplo de inteligência do futebol moderno".
Para isso a Entidade destaca o belo passe de Felipe Melo para o gol da Seleção, marcado por Robinho, nas quartas de final diante dos holandeses, sem levar em conta que, na mesma partida, o cabeça de bagre pisou de forma criminosa em Robben, foi expulso na etapa final e complicou a vida do Brasil, que, com um jogador a menos, acabou perdendo de virada por 2 a um.

A Fifa também achou boa a inovação da Nike, criando a polêmica bola Jabulani, que atrapalhou os goleiros por conta de sua velocidade. Fez igualmente elogios à arbitragem, criticada por toda a imprensa, mas que segundo a entidade, acertou em 96%das marcações.

Os absurdos são tamanhos que, agora eu também acho que até a Fifa trabalha a serviço da Nike. A CBF, então...

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 03 de setembro é Dia do Biólogo, da Guarda Civil e das Organizações Populares. Data da emancipação política de Ilhabela (1805) e da Eleição do Papa Bento XV (1914). Entrava no ar a Rádio Tupi de São Paulo (1937)

NA HORA DO RALA E ROLA...

Se há alguém torcendo para a eleição ser ontem, esse alguém chama-se José Serra. A cada dia vai perdendo mais aliados. Parece aquele história do navio afundando. Os passageiros percebem primeiro, o alvoroço dos ratos...

Deu no JB on line que “o próprio presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson – que odeia o PT mas admira o presidente Lula”; confessa aos aliados, não ter como segurar o partido, que vai migrar a galope para um eventual governo petista.

Jefferson, o denunciante do mensalão que acabou por baixo, explica que tem com ele a militância, mas não controla as bancadas no Congresso. E é de lá, das bancadas, que vem o ardoroso desejo de debandar pro lado da vitória certa, através do principal articulador e simpatizante “dilmista” Senador Gim Argello (DF), de olho na coalizão e em eventuais cargos no staf de Dilma Rousseff.

Argello dialoga diretamente com o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, e, não ta nem aí para o que pensa o segmente paulista do partido, liderado pelo deputado Campos Machado, escudeiro de José Serra e Alckmin.


Por quê eu digo que Serra torce para que a eleição seja ontem? Ah! Pra não levar um tombo mais feio, se for amanhã, quando a debandada será maior...

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O DIA NA HISTÓRIA

Quinta-feira, 02 de setembro é dia do Repórter Fotográfico. Morte do Barão Pierre de Coubertin, criador dos jogos olímpicos modernos (1937). Morte de Samuel Weiner, fundador da cadeia de jornais Ultima Hora (1980).

SERIA BEM FEITO

Por enquanto não passa de boato. Mas deu no jornal espanhol El Mundo Desportivo que a FIA pode dar a Felipe Massa a vitória no Grande Prêmio da Alemanha. Você lembra que a Ferrari repetiu a mesma canalhice que fez com Rubinho Barrichello, para que Massa cedesse o primeiro lugar, em Hockenheim, para seu companheiro Fernando Alonso.

Ao que foi informado, Massa e Alonso deverão comparecer ao julgamento do Conselho Mundial da FIA, marcado para a próxima quarta-feira, em Paris. E a bandalheira mafiosa da Ferrari será julgada por um colegiado de 26 pessoas.

Ainda segundo o jornal espanhol, a tendência dos jurados é castigar a Ferrari, tornando o caso exemplar. Alonso ainda ficaria com o segundo lugar, obedecendo a colocação durante a corrida.

A falta de ética e desportividade na formula um chega a tamanho absurdo que, diante da possibilidade, o Presidente da Real Federação Espanhola de Automobilismo, Carlos Gracia qualificou a hipótese como "aberração".

Seria bem feito se fosse tudo verdade... E dá-lhe Massa!